quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

A INAUGURAÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA EM ALAGOA GRANDE

Professor Rafael Rodrigues e seu filho Renan Rodrigues explicando o funcionamento da energia eletromagnética, na UFCG, Campus Cuité.

Veja a reflexão do escritor Alagoagrandense Martinho Ramalho.

     O processo de modernização e urbanização das cidades paraibanas  incluiu a instalação da iluminação pública através da energia elétrica.  Antes  a iluminação pública das ruas era precária e atrasada  através de  alguns pontos de luz  de lampiões alimentados por azeite de  mamona(carrapateira). Praticamente não existia vida noturna e quando a noite chegava a escuridão dominava tudo. A iluminação noturna dependia das noites de lua cheia.
     A  luz elétrica na Paraíba  começou na pioneira Itabaiana,  cidade do interior, com a inauguração da energia elétrica no dia 09 de março de 1912,  antes da   Capital  Parahyba(atual João Pessoa), cuja inauguração se deu no dia 14 de março de 1912  em seguida Campina Grande, com a inauguração ocorrendo no dia 29 de setembro de 1920 e Alagoa Grande , em 8 de dezembro de 1920, dois meses depois da Rainha da Borborema.
     O Jornal municipal O MONITOR na sua edição do dia 11 de dezembro de 1920, divulgou a inauguração no dia 8 de dezembro da  iluminação elétrica  de Alagoa Grande. O referido periódico tinha como diretor político o prefeito Heretinao Zenaide e como diretor responsável o jornalista acadêmico José Ramalho de Lima , meu avô materno.
     A instalação da  energia  elétrica foi efetivada através de  um contrato com a firma alagoagrandense  J. Gonçalves & Cia para iluminação de um trecho de apenas dois quilômetros  da cidade.
     O montador do motor da usina geradora e fornecedora da energia elétrica foi o  mecânico alagoagrandense Francisco Eleóterio Paes Barreto. 
     A inauguração teve a participação da banda de Música do município a solenidade de benção do motor elétrico pelos padres Cônego José Tibúrcio e pelos Padres Luiz José de Araújo (Padre Luiz) e Cônego Firmino Cavalcante.
     O prefeito da cidade era Heretiano Zenaide que declarou oficialmente inaugurada a iluminação elétrica de Alagoa Grande as oito horas da noite, com um  discurso do acadêmico de Direito Jonas Leite, meu tio-avô materno. 
         A  iluminação pública das cidades paraibanas  foi  lenta e gradual e evoluiu  do processo precário de uso de lamparinas, candieiros  e  lampiões  a querosene, azeite de mamona e óleo de peixe,  passando para a energia elétrica;
         A chegada da energia elétrica representava o caminho para o progresso econômico, modernidade , a mudança de hábitos e a importância econômica que a cidade tinha.  A luz iluminava a escuridão e trazia vida noturna, conhecimento e sabedoria
     Na inauguração  da energia elétrica de Alagoa Grande em 1920, ou seja, 99 anos atrás, mesmo antes de  eu nascer  estava presente na história de Alagoa Grande  através da genética  do meu avô jornalista e do  meu tio-avô orador e estudante de direito, meus ancestrais.
     Alagoa Grande! Grande é a minha amargura! Grande é o teu passado.

Blog rafaelrag com Martinho Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário