quarta-feira, 26 de março de 2014

Seminário aborda pesquisas em religiões e filosofias da Índia

O evento acontece no Campus I e contará com a presença do embaixador da Índia e assinatura de termo de cooperação Brasil-Índia no âmbito da UFPB
 
Ocorre, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, nos dias 27 e 28 deste mês, o I Seminário de Pesquisas em Religiões e Filosofias da Índia. A cerimônia de abertura do evento será realizada no dia 27, às 8h, no auditório do Centro de Educação da UFPB.
 
O evento contará com a presença do embaixador do Brasil na Índia, Ashok Tomar, da reitora da UFPB, Margareth Diniz e pesquisadores de diversas universidades brasileiras que se dedicam a questões relacionadas às tradições filosófico-religiosas da Índia, China e Tibete. É uma oportunidade de abordar uma temática pouco conhecida pelo público paraibano e apresentar elementos da religião e cultura de uma população com costumes tão diversificados.
 
Organizado pelo grupo de pesquisa Padma (CNPq/UFPB) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR) da UFPB, com o apoio e patrocínio da embaixada da Índia no Brasil, o Seminário tem o objetivo de selar a cooperação acadêmica Brasil-Índia no âmbito da Universidade Federal da Paraíba.
 
Minicursos, conferências, mesas de discussão, cerimônia de doação de livros, assinatura de termo de cooperação, lançamento de revista e livros, apresentações culturais, são algumas das atividades programadas para o seminário.

 
Nas salas do Programa de Pós-Graduação em Educação serão realizados os minicursos “Yi Jing (I Ching): o voo do pássaro”, ministrado pela professora Monica Simas, da Universidade de São Paulo; “O Ego no Altar de Krsna: A Disciplina Transformadora de Karma-phala‐tyaga (Leitura do Capítulo II do Bhagavad-Gita)”, tema discutido pelo pesquisador Dilip Loundo, da Universidade Federal de Juiz de Fora; e “Poesia Indiana: "Poesia, linguagem e soteriologia em Bhartrhari", abordado pelo professor Clodomir Andrade, da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.
 
No período da tarde serão realizadas as mesas de discussão “Religiões e fisolofias da Índia” e “China tradições e diálogos”, além do lançamento da Revista Cultura Oriental. A programação da primeira noite de evento contará com uma apresentação cultural de dança indiana, a partir das 18h, no auditório da Reitoria, seguida de uma cerimônia de doação de livros à UFPB pela embaixada da Índia e assinatura de termo de cooperação entre a UFPB e o ICCR (Indian Council for Cultural Relations), Conselho Indiano para Relações Culturais. O ICCR ajuda a formular e implementar políticas relativas às relações culturais externas da Índia, para promover a compreensão mútua entre a Índia e outros países e o intercâmbio cultural com outros povos. O encerramento do primeiro dia do seminário ocorrerá com uma conferência proferida pelo embaixador da Índia no Brasil, Ashok Tomar.
 
O evento prossegue, dia 28 de março, com os minicursos, uma mesa de discussão sobre Budismo e Filosofia, lançamento de livros, apresentação de dança indiana e conferência de encerramento.
 
 
Blog rafaelrag com a Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário