quarta-feira, 19 de março de 2014

II Semana da Água começa nesta quarta, 19 de março, no campus de Cuité

Adendo do blog rafaelrag. Hoje, 19 de março,  é dia de São José. O homem do campo acredita se chover neste dia, significa que vamos ter uma boa safra na agricultura.
Evento de Cuité é promovido pelo PET Química do CES

Tem início nesta quarta, dia 19, a II Semana da Água no Centro de Educação e Saúde (CES), campus da UFCG de Cuité-PB. O evento, alusivo às comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março), é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Licenciatura em Química do CES, em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Educação Química e acontece até sexta-feira, dia 21.

Neste ano, a programação contará com 10 palestras, 2 mesas-redondas, além de minicursos onde os alunos poderão desenvolver atividades relacionadas à preservação da água de qualidade. A abertura oficial da “Semana da Água do CES 2014” será às 14h, com a presença do diretor do campus V, Ramilton Marinho. Em seguida, haverá a palestra de abertura com o prefeito do CES, Jeancarlo M. de Melo que abordará o tema ‘Políticas do CES/UFCG para captação e uso da água’.

Oficinas

Os interessados em participar dos minicursos deverão entrar em contato através dos e-mails petlicquimica@ufcg.edu.br ejcfpaula@ufcg.edu.br ou pelos telefones (83) 3372-1900, (83) 3372-1905.

Confira a programação oficial:

Quarta-feira 19/03
14h - Abertura oficial com Prof. Ramilton Marinho - Diretor do CES/UFCG. Local: Auditório do CES/UFCG.
14h30 - Palestra de abertura: Título:“POLÍTICAS DO CES/UFCG PARA CAPTAÇÃO E USO DA ÁGUA”. Jean Carlo M. Melo, prefeito do CES/UFCG). Local: Auditório do CES/UFCG.
16h às 18h - MINICURSOS*
16h - Palestra 1: “O USO DA ÁGUA EM DIFERENTES MATRIZES ENERGÉTICAS”. Prof. José de Miranda, curso de Física CES/UFCG. Local: Auditório do CES/UFCG.
18h30 - Mesa Redonda 1: “ÁGUA E SAÚDE”. Prof.ª Maria Benegelania, profª Luciana Andrade, curso de Enfermagem CES/UFCG; representante da Secretaria Municipal de Saúde. Local: Auditório do CES/UFCG.
20h - Palestra 2: ”QUALIDADE DAS ÁGUAS DO OLHO D’ÁGUA DA BICA MEDIDA POR BIOINDICADORES". Ivanice Santos e prof. Carlos A. García, Curso de C. Biológicas - CES/UFCG. Local: Auditório do CES/UFCG.

Quinta-feira 20/03
8h - Palestra 3: “A POLUIÇÃO QUE NINGUÉM VÊ: CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA POR MEDICAMENTOS”. Prof. Juliano Rufino, curso de Química CES/UFCG. Local: Auditório do CES/UFCG.
9h20 - Palestra 4: “ÁGUA, PRODUÇÃO E SUSTENTABILIDADE”. Willy Pessoa Rodrigues, Agência Mandalla, Cuité-PB.Local: Auditório do CES/UFCG.
10h – Intervalo
10h20 - Palestra 5: “ÁGUAS CONTINENTAIS”. Prof. Luiz Sodré Neto, curso de Ciências Biológicas - CES/UFCG. Local: Auditório do CES/UFCG.
14h - Palestra 6: “ACESSO À ÁGUA NO MUNICÍPIO DE CUITÉ”. Prof.ª Vanille Pessoa, curso de Nutrição CES-UFCG;Local: Auditório do CES/UFCG.
16 – Intervalo
16h às 18h - MINICURSOS*
18h30 - Palestra 7: “AVALIAÇÃO E QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO, POÇOS E CISTERNAS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB”. Profª Denise Domingos, curso de Química CES/UFCG; Local: Auditório do CES/UFCG.

Sexta-feira 21/03
8h - Palestra 8: “USO DE DESSALINIZADORES PARA ABASTECIMENTO NA CIDADE DE CUITÉ”. Giovanni Furtado, Secretário Municipal de Agricultura. Local: Auditório do CES/UFCG.
10h – Intervalo
10h20 - Mesa Redonda 2: “ÁGUA E ENERGIA”. Bruno Rocha (Engenheiro da Energisa); prof. Tadeu Macryne (IFPB), prof. José de Miranda (chairman). Local: Auditório do CES/UFCG.
13h às 14h30 - Oficinas e palestras dos PET Química e Nutrição e Mão na Massa para alunos da Educação Básica.
14h30 - Palestra 9: “GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS”. Representante do Governo Estadual (AESA). Local: Auditório do CES/UFCG.
16h - Palestra 10: “DISTRIBUIÇÃO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA”. Ronaldo Menezes Engenheiro CAGEPA. Local: Auditório do CES/UFCG.
18h - Encerramento da II Semana da Água no CES/UFCG. Local: Auditório do CES/UFCG
* Minicursos
1: PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA. Prof. Paulo Sérgio G. Silva, curso de Química CES-UFCG).
2: PROCESSOS FERMENTATIVOS INDUSTRIAIS. Prof. Wellington Adriano, curso de Farmácia CES/UFCG)

Blog rafaelRAG com Ascom/CES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário