sábado, 2 de novembro de 2013

Coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, encerrou as atividades em Campina Grande-PB


UFCG, campus Cuité recebeu apoio do MCT, para realizar atividades dentro da programação da SNCT 2013.
Dias: 24 de outubro  e 11 a 14 de novembro.

Professores Bráulio Maia e Rafael Rodrigues da UFCG participaram do encerramento, em Campina Grande. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi encerrada, em Campina Grande-PB, no dia 25 de outubro, no Museu Assis Chateaubriand, com a presença do coordenador nacional do evento, 

O professor de Física Douglas Falcão Silva, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, que substituiu o professor de Física da UFRJ, Dr. Ildeu de Castro, criador da SNCT. Ele fez parte da programação local do debate com profissionais da saúde, da educação e do esporte, tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano.



À tarde, houve duas mesas redondas e palestras sobre o perfil da ciência e tecnologia no Brasil e na Paraíba, com o coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Brasil, Douglas Falcão Silva; o coordenador geral da Semana de Ciência e Tecnologia na Paraíba, Claudio Furtado (Presidente da Fapesq – Fundação de Apoio à Pesquisa), o coordenador executivo da SNCT-PB, Fernando Medeiros (UFPB), e o diretor do CCT – Centro de Ciências e Tecnologia/UFCG, Bráulio Maia Junior. Participou também a secretária de Ciência e Tecnologia do estado, secretário de Ciência e Tecnologia de Campina Grande, Aldenor Falcão, diretor do Instituto Nacional do Semi-árido (INSA/MCTI), Ignácio Hernán Salcedo e a atleta Pretinha.
A atleta Pretinha participou de uma mesa redonda e destacou a importância do atletismo que fez ela ser conhecida internacionalmente. Ela falou que algumas vezes, ainda vai na feira do bairro da Prata de Campina Grande ajudar a sua irmã.








 
Professor e estudantes  do curso de educação Física da UEPB falaram de suas atividades.

  No dia 26, também foi encerrada a mostra de experimentos de produção industrial, realizada pelo Sesi e as oficinas, com alunos do SESI, alunos do Programa SESI Atleta do Futuro e grupo da 3ª Idade. Nas oficinas, os grupos trabalharam com palestra e circuito de saúde e caminhada orientada. O Sesi fez a culminância das atividades no dia 27 com um grande circuito de saúde.

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte permaneceu até o dia 27 com atividades esportivas, exposições, palestras, cursos e oficinas, das 9h às 21 h. O Café Cultura, de Santa Luzia, desenvolveu durante toda a semana uma programação especial dedicada à Semana de Ciência e Tecnologia, com exibição de filmes, aula especial sobre pH da água e campanha contra o desperdício de água, projeto Espaço Solidário de Leitura, excursões científicas, campanha seletiva de resíduos sólidos, entre outras atividades que se estenderam até o dia 26.

Continuam as Atividades da SNCT  2013



O professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité), coordenador da Semana de Ciência e Tecnologia de Alagoa Grande, informou que as atividades deste município, iniciou no dia 21 de outubro, nas escolas estaduais, e será encerrada com um desfile, no domingo,  dia 10 de outubro, promovido há 6 anos pelo Sistema Dinâmico de Ensino (Cantinho  do Saber), escola de ensino fundamental e médio da rede privada. 

Ele alertou aos participantes da mesa-redonda, da necessidade  para buscar parcerias entre as escolas de ensino fundamental e médio e as instituições de ensino superior do Brasil.  O professor Rafael falou que já fez este trabalho voluntário, antes de existir a SNCT, quando lecionava em Cajazeiras-PB,  agora ele está fazendo em Cuité e Alagoa Grande.  Ele agradeceu o apoio financeiro de R$ 10 mil, para a realização das atividades em Cuité e informou que em Alagoa Grande,  estão sendo realizados eventos com recursos próprios. Convidou Pretinha para participar da comemoração da consciência Negra, dia 24 de novembro, no quilombola Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande.

Registrou a mesa redonda sobre os desafios da ciência, saúde e esporte na educação básica, que aconteceu no dia 24 de outubro, na UFCG, Cuité, sob a coordenação da professora Michele. O Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cuité, realizará novas atividades de 11 a 14 de novembro, dentro da sua programação da Semana de Ciência e Tecnologia, com oficinas, cursos, palestras e exposições. 
Veja a página do evento de Cuité: http://snct2013.tk/·  
 
Várias universidades e escolas públicas e privadas participaram do evento este ano com atividades de educação, saúde e esportes, que vão proporcionar mais conhecimento e aprendizado aos alunos.

O Sebrae, através da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia, estará até o dia 7 de novembro com várias atividades sendo desenvolvidas nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Sumé e Sousa.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia que tem como objetivo estimular e promover em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema.

O tema de 2013 foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.







                                                                    1a. mesa redonda


 


                                                   Representante da secretaria de educação
















                                                Palestra do Coordenador Douglas







                                    Estudantes e professor do curso de educação Física da UEPB






                                               Pretinha, Fernando e Douglas

                                             Professora Elaine (UEPB) e Bláulio (UFCG)

Composição da 2a. mesa-redonda

































No final do evento, ocorreu uma reunião com representantes da secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba os coordenadores da SNCT.
Blog rafaelrag com SECOMPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário