sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ídolo do Botafogo, Nilton Santos morre aos 88 anos em clínica do Rio

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro
Divulgação/Botafogo.com.brMorreu na quarta-feira, 27 de novembro, aos 88 anos, Nilton Santos, ex-jogador e ídolo do Botafogo. Ele foi internado no último domingo por causa de uma insuficiência respiratória e cardíaca. Ele havia passado por uma melhora nos últimos dias, mas não resistiu às complicações na noite da última terça-feira e faleceu no início desta tarde. Ex-companheiros e personalidades do esporte lamentaram a perda. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) também emitiu nota de falecimento e decretou um minuto de silêncio nos próximos jogos.


Nilton Santos disputou 718 jogos pelo Alvinegro. Ele divide o posto de maior ídolo da agremiação com Mané Garrincha. O velório do ex-craque será realizado na sede de General Severiano, a partir das 20h. O time jogará de luto contra o Coritiba, domingo, às 17h (de Brasília), no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro. Já o enterro será no Cemitério São João Batista, em Botafogo, pela parte da tarde, embora o horário ainda não tenha sido definido.
O ídolo deixa a mulher Célia, que reside em Araruama, cidade localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, desde o fim de 2012, quando passou a ser cuidada pela irmã em razão de um tumor cerebral. O casal não tinha filhos.
Nilton Santos apresentava dificuldades de locomoção por causa de problemas médicos e precisava do acompanhamento de enfermeiros. Nos últimos anos de vida, o ex-jogador pouco deixava a clínica de repouso, já que dependia do Botafogo para qualquer atividade diferente.
A bandeira na sede do clube está em meio mastro. Nilton Santos foi tratado com bastante atenção pela diretoria comandada pelo presidente Maurício Assumpção nos últimos anos. Dirigentes estavam constantemente em contato com o ídolo e bancavam a sua estadia em uma clínica de repouso, local no qual estava internado por conta do Mal de Alzheimer.

BLOGUEIROS DO UOL REPERCUTEM MORTE DE NILTON SANTOS

Nilton Santos disputou quatro Copas do Mundo, foi bicampeão pelo Brasil e eternizado pela Fifa como o melhor lateral esquerdo do século 20. O ex-camisa 6 vestiu apenas três camisas: seleções brasileiras e carioca e, é claro, o Botafogo.
Pelo Botafogo, Nilton Santos foi campeão carioca quatro vezes (1948, 1957, 1961 e 1962) e conquistou dois Rio-São Paulo (1962 e 1964). O lateral nunca perdeu uma decisão pelo Alvinego e foi eleito, em pesquisa feita pela Fifa em 1998, para a seleção do século passado.
O Alvinegro foi a casa da "Enciclopédia do Futebol" por 16 anos. O apelido surgiu quando o então jogador revolucionou sua posição ao passar a atacar, em vez de apenas defender.

PERSONALIDADES LAMENTAM MORTE DE NILTON SANTOS

  • AFP PHOTO / AL-WATAN DOHA / KARIM JAAFAR "Que notícia triste recebo em Doha. Morre Nilton Santos, grande perda pela importância no futebol e pela história de vida. Descanse em paz".
    Zico, ex-jogador e técnico, via Twitter.

  • Julio Cesar Guimarães/UOL "Nilton Santos é um dos nomes mais importantes da história do futebol brasileiro. Parte e deixa muitas saudades".
    Ronaldo, ex-jogador, via Twitter.

  • Nelson Almeida/AFP Photo "Uma perda inestimável. Um momento de tristeza sem tamanho. Fico sem palavras para chegar e falar tanta coisa sobre ele. Só tenho a lamentar e dar meus sentimentos à família".
    Zagallo, ex-companheiro de seleção, a GloboNews

  • Pedro Ladeira/Folhapress " Tive o privilégio de ver o Nílton Santos jogar. Um dos maiores do mundo, de todo os tempos, mesmo sendo zagueiro e lateral".
    José Maria Marin, presidente da CBF, via nota oficial.

  • Júlio César Guimarães/UOL/Arte UOL "Lamento profundamente a morte desse atleta e homem exemplar e me solidarizo com seus familiares e amigos".
    Aldo Rebelo, Ministro do Esporte, via nota oficial.

  • Pedro Ivo Almeida/UOL Esporte "Hoje o futebol está de luto. Perdemos Nilton Santos, ícone brasileiro a quem eu admirava".
    Bebeto, ex-jogador, via twitter.

  • MaurilioCheli/ AFP Photo "Muita luz a família do Nilton Santos nesse momento. Obrigado, enciclopédia, por tudo que ofereceu ao futebol!".
    Alex, meia do Coritiba, via Twitter.

  • Phil Noble/REUTERS "Descanse em paz Nilton Santos e obrigado por tudo que fez pela nossa seleção. RIP Nilton Santos. #legend".
    Lucas Leiva, jogador do Liverpool, via Twitter.

  • Satiro Sodre/SSPress "Todo o conforto para a família neste momento. A Enciclopédia do futebol agora virou estrela! #NiltonSantos".
    Julio Cesar, jogador do Botafogo, via Twitter.

  • João Pires/Divulgação "Descanse em paz Nilton Santos. Deu grandes alegrias ao povo brasileiro jogava muito! Força a família".
    Leandrinho, jogador de basquete.

  • Reprodução/Instagram "Adeus ao wikipédia do futebol. RIP Nilton Santos".
    Helio de La Peña, humorista e torcedor do Botafogo, via Twitter.

"ENCICLOPÉDIA DO FUTEBOL" ERA O MELHOR AMIGO DE GARRINCHA

  • REUTERS Ex-lateral foi melhor amigo de Garrincha, que conheceu em um treino do Glorioso no meio da década de 50. O já respeitado lateral-esquerdo levou um drible entre as pernas de Mané. Ficou furioso, mas exigiu que o "Anjo das Pernas Tortas" fosse titular da equipe. Assim, não teria que marcar novamente o ponta-direita.
    Nílton Santos ganhou o apelido de "Enciclopédia do Futebol" por ser um jogador inteligente e com ampla visão de jogo, o que ajudou a seleção brasileira a conquistar o bicampeonato mundial (1958 e 1962).

Ampliar

Remanescentes da seleção campeã mundial em 19588 fotos

1 / 8
Primeiro capitão campeão do mundo com a seleção brasileira, Bellini (à direita) se notabilizou também ao ser pioneiro no gesto de levantar a taça da Copa do Mundo sobre a cabeça. O ex-zagueiro, hoje aos 83 anos, segue morando em São Paulo, clube por onde jogou por seis anos. Bellini não gosta de aparecer muito, principalmente "nas falsas homenagens que só são feitas aos ex-craques às portas dos mundiais", segundo o próprio ex-jogador Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário