sexta-feira, 14 de junho de 2013

ÚLTIMA SESSÃO DA CASA LESGISLATIVA DE ALAGOA GRANDE DO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2013

Vereadores da oposição parabenizaram o vereador Marcelo pela recente vitória  na Justiça, quando sua eleição foi questionada. Com a ausência do presidente da casa Deda, o vereador presidiu a sessão.
Na noite do ida 12 de junho, aconteceu a ultima sessão do primeiro período legislativo do ano de 2013, em Alagoa Grande, que contou  com as presenças dos seguintes vereadores: Genildo Marques, Ronaldo Marques, Fabrício Fortunato, Marcos, Marcelo de Canafístula, Luiz Lucindo, Bambão, Fabiano Luz e Josildo Oliveira. 
O presidente em exercício Genildo Marques abriu a sessão autorizando a leitura da ata da sessão anterior pela secretária da casa a mesma foi aprovada por todos os presentes.

Saibam quais foram os requerimentos apresentados na ultima sessão.

O primeiro vereador a apresentar requerimento foi o vereador Marcelo de Canafístula, um solicitando piçarra mento de estradas vicinais do sitio vertente e assentamento Monsenhor Luiz Pescarmona, Marcelo pediu que fosse enviado votos de pesar aos familiares do senhor Severino Alves dos Santos Jacintos, que faleceu  no ultimo dia 09 de Junho. Marcelo ainda agradeceu a Deus e aos amigos pelo apoio na sua absolvição em uma sentença de investigação eleitoral. 

Em seguida o vereador Fabrício Fortunato apresentou requerimento solicitando que fosse enviado oficio ao deputado Wellington Roberto e a bancada Paraibana no senado federal, para que os mesmos viabilizem recursos da união, para asfaltar as principais ruas do nosso município. Outro requerimento foi apresentado solicitando asfalto para o trecho entre a PB 079 ao distrito de Zumbí.  Fabrício também pediu para que fosse enviados votos de pesar aos familiares do senhor José evangelista pelo seu falecimento ocorrido no ultimo dia 11 de junho. Ele apresentou ainda votos de congratulações ao senhor Antonio Calisto da Silva Filho pela passagem do seu aniversário.

O vereador Fabiano Luz apresentou um requerimento solicitando que seja enviado um oficio a bancada federal da Paraíba, e também a bancada Paraibana no senado. Oficio para que os mesmo agilizem e votem positivamente no projeto da maioridade penal.

 Luiz Lucindo entrou com um projeto de decreto legislativo pedindo que fosse concedida a comenda honorifica Ministro Osvaldo Trigueiro ao senhor Rodrigo Dias Meireles. Chefe da agencia local do INSS.

O vereador Ronaldo inicialmente parabenizou o vereador Marcelo, dizendo que o povo reconheceu seu direito e a justiça garantiu seu mandato, ele apresentou uma moção de congratulações a senhora Maria Elizama Guerra pela passagem do seu aniversario, ocorrido no ultimo dia 11 de Junho. Ronaldo apresentou também  votos de congratulações ao comando do corpo de Bombeiros do estado da Paraíba. Pela passagem dos seus 96 anos de fundação, comemorado na ultima terça-feira dia 11, e por fim ele apresentou votos de congratulações ao Dr. Valcides Ferreira Muniz pela passagem do seu aniversário, ocorrido ontem dia 12 de Junho.

Josildo Oliveira líder da bancada da oposição, apresentou votos de congratulações ao senhor Antonio de Pádua pela passagem do seu aniversário, ocorrido no ultimo dia 12 Junho. Josildo também apresentou requerimento solicitando do chefe do poder executivo que seja colocados estandes na Mult feira Brasil mostra Brasil.

Antes da apresentação dos requerimentos que foram votados, Marcos de Zumbi fez questão de usar da palavra para parabenizar o vereador Marcelo de Canafistula, em meio a tantos elogios, pediu para que ele ignorasse a ação movida pelo suplente Nem Calisto que é um direito dele.

Em seguida Fabiano Luz também parabenizou Marcelo, e disse que independente da consideração que tem por Nem Calisto, ele viu a justiça ser feita com alguém que tanto sofreu na infância e por falta de oportunidade e que poderia na primeira oportunidade que teve esse direito ser ceifado.

Veja agora os requerimentos apreciados para votação.

Requerimento Nº 165 /2013 do vereador Fabiano Luz, que solicita a inserção de disciplina extracurricular de combate a violência e as drogas, na rede municipal de ensino.

Requerimento Nº 172, 173 e 178 /2013 todos de autoria do vereador Marcelo de Canafistula. O primeiro solicita a construção de um centro comercial do produtor da agricultura familiar. Segundo solicita a construção da praça no teatro santa Ignez. E o terceiro piçarra mento de estradas vicinais.

Requerimento Nº 174 /2013 do vereador Marcos que solicita a instalação de uma repetidora de televisão no distrito de Zumbí.

Requerimento Nº 175/2013 do vereador Genildo Marques que solicita o retorno do programa de quitação de débitos por parte do governo estadual, para as motos inadimplentes ate cinco anos.

Requerimento Nº 176, 179, 180/2013 do vereador Fabrício Fortunato. O primeiro solicita serviço de terraplanagem na zona rural em especial no sitio Quitéria. Segundo asfalto que liga PB 079 ao distrito de zumbi. E o terceiro asfalto nas ruas principais do município.

Requerimento Nº 177 /2013 do vereador Gilberto Junior que solicita ciclovia na rodovia PB 079.
 Requerimento Nº 181 /2013 do vereador Josildo para que seja colocados estandes na Mult feira Brasil Mostra Brasil.

Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

O presidente em exercício Genildo Marques facultou a palavra.

Vereador Marcos discordou do tempo de cinco minutos e pediu para que Genildo analisasse, pois no regimento interno diz que o tempo naquele momento era de vinte minutos. Genildo aceitou a explicação de Marcos e o vereador Luiz Lucindo foi o primeiro a usar a tribuna na palavra facultada.

Luiz Lucindo parabenizou Marcelo de Canafistula , inclusive relembrando momentos de luta do parlamentar. Em seguida o vereador Bambão pediu ao líder do governo, vereador Ronaldo, que levasse ao conhecimento da secretária de saúde do município, que precisa ser melhorado o serviço de acomodação dos pacientes no PSF da sua localidade, antes do atendimento. Fabrício Falou da sua atuação no primeiro período, analisando como positivo a apresentação de seus projetos e convivência com os demais. Em seguida Marcos de Zumbi, vereador de oposição, criticou a gestão atual e falou sobre diárias de funcionários da secretaria de saúde do município. Depois o vereador Fabiano também falou da sua atuação no primeiro período e destacou seu comportamento como vereador da oposição, dizendo entre outras palavras que não vai jamais aprovar nenhum tipo de lei sem dar a sua contribuição.  O vereador Josildo falou do empréstimo que os funcionários fizeram para receberem o mês de dezembro da gestão passada. O vereador Ronaldo foi o ultimo a falar na palavra facultada, ele fez um balanço positivo do seu trabalho como líder do governo, e ainda deu explicações aos vereadores da oposição. 

O presidente em exercício, Genildo Marques agradeceu a presença de todos, falou do primeiro período e marcou a primeira sessão do segundo período para o dia 17 de Julho com a presença do presidente Deda Ribeiro.

Assim foi a ultima sessão do primeiro período legislativo do ano de 2013, não faltaram elogios ao vereador Marcelo de Canafistula, alguns requerimentos foram apresentados, outros  votados e parlamentares debatendo assuntos do interesse de todo povo de Alagoa Grande.

Blogs rafaelrag/Rildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário