sexta-feira, 14 de junho de 2013

População ganha as ruas em protesto: Movimento Fortaleza Apavorada.

Rostos e mãos pintados de vermelho pediram um "basta" à insegurança na capital cearense. Manifestantes deitaram-se no chão da Avenida Beira Mar e lembraram vítimas da violência


Clamando por justiça, entre 6 e 10 mil pessoas saíram às ruas de Fortaleza, em torno do Movimento Fortaleza Apavorada. É a sociedade exigindo o cumprimento dos deveres por parte de quem é pago por nós para cumpri-los !



Após apitaço e pinturas nos rostos, os manifestantes do Fortaleza Apavorada caminharam em direção à avenida Beira Mar. Antes, o grupo havia se concentrado em frente à sede do Governo

O movimento Fortaleza Apavorada ganhou as ruas ontem, 13, em protesto convocado por meio da rede social Facebook. As mãos vermelhas, já características do grupo, foram utilizadas para pedir ações imediatas do poder público contra a insegurança na capital cearense. Não foram apresentadas propostas concretas.

Segundo o comandante de policiamento da Capital, Carlos Ribeiro, pelo menos três mil pessoas estavam concentradas em frente ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, às 15 horas, quando o movimento teve início. No fim da manifestação, a organização do evento disse ter contabilizado dez mil pessoas.

Após realizar apitaço e pinturas de tinta vermelha nos rostos, os manifestantes desceram em direção à avenida Beira Mar. A caminhada se estendeu até as proximidades do Jardim Japonês. Durante o trajeto, uma parada foi feita perto da rua Tibúrcio Cavalcante para leitura de um manifesto cobrando ações na área da segurança pública.
 
Camisa

A estudante Lara César, 26 anos, vestiu a camisa do movimento. Para ela, a insegurança é tão grande que não é mais possível andar com tranquilidade. “Até dentro das faculdades temos assaltos e sequestros”, lamenta.

Por volta das 17 horas, ainda nas proximidades do Palácio, as avenidas foram fechadas para dar passagem ao trio elétrico e à multidão de manifestantes trajando camisetas pretas e vermelhas, amparados por faixas e cartazes com pedidos de paz.

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), policiais do Batalhão de Policiamento Turístico da Polícia Militar (BPTur) e agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) deram suporte para a realização do evento. Era possível ver policiais durante todo o trajeto.
 
Policiamento

Depois do encerramento, nas vias próximas, o policiamento continuava intenso, com homens posicionados em cada quarteirão.

A representante comercial Andreia Lobo, 37, disse que Fortaleza seria um bom lugar para se viver se a população tivesse segurança pública efetiva. “As pessoas deveriam estar mais envolvidas, cobrar mais. Isso já vem da cultura do brasileiro: aceitar coisas erradas passivamente.”

O Fortaleza Apavorada surgiu em 30 de abril deste ano como um grupo no Facebook. A página chegou a ser suspensa duas vezes, quando já contabilizava mais de 20 mil pessoas. (ver serviço).

Serviço
Fortaleza Apavorada
Contato com o grupo pode ser feito por meio do Facebook: http://on.fb.me/14zF2dN

Bastidores

Após o o por do sol, em uma parada na altura da rua Tibúrcio Cavalcante, Eliana Braga, organizadora do evento, leu um manifesto agradecendo ao apoio e pedindo segurança na cidade. Quando o nome do governador Cid foi citado, a multidão vaiou.
 
Os manifestantes deitaram no chão da avenida Beira Mar como forma de protesto. Um minuto de silêncio foi feito em memória das vítimas de violência.
 
Durante a concentração, os manifestantes usaram apitos e megafones em uma área próxima ao hospital Prontocardio, na avenida Barão de Studart.
 
A passeata contou com a presença de muitos adolescentes, que se divertiam com as pinturas , balões e apitos entre amigos.

Multimídia

Assista a vídeo da manifestação organizada pelo movimento Fortaleza Apavorada em
Confira galeria com imagens postadas pelos internautas durante a manifestação em http://bit.ly/17KuYBV

O povo

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário