sexta-feira, 14 de junho de 2013

DESTAQUE PARA ENSINO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA XI CIMEIRA LUSO-BRASILEIRA


Maior cooperação científica na área da biotecnologia e nanotecnologia entre Portugal e o Brasil e reconhecimento dos títulos acadêmicos nas áreas da arquitetura e engenharia foram alguns dos temas discutidos na XI Cimeira Luso-brasileira, realizada em Lisboa.


Dilma Rousseff, Presidente da República Federativa do Brasil esteve em visita oficial a Portugal no dia 10 de Junho de 2013 – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – onde participou com o Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na XI Cimeira Brasil-Portugal. 

Na Cimeira para além de Dilma Rousseff e de Passos Coelho, participaram Paulo Portas, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência e Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura e, do lado Brasil, os vários governantes, nomeadamente, os Ministros de pastas homólogas.

A XI Cimeira Luso-Brasileira, e de acordo com Declaração Conjunta, ficou marcada por um reforço na cooperação acadêmica, da ciência, tecnologia e inovação, energia e promoção da língua portuguesa. 

Durante a visita da Presidente do Brasil a Portugal foi assinado um Acordo para a equivalência, reconhecimento e revalidação de diplomas de graduação nas áreas da arquitetura e engenharias, entre a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (ANDIFES) e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). 

Na área do ensino superior, de acordo com a Declaração Conjunta, os dois governantes destacaram a importância da presença de 7 mil estudantes brasileiros em Portugal nos últimos anos e Pedro Passos Coelho «manifestou disponibilidade para continuar a receber doutorandos brasileiros em centros de excelência portugueses, vontade igualmente partilhada pela Presidenta Dilma Rousseff».


De referir que, na Declaração Conjunta, não consta qualquer referência ao Programa brasileiro Ciência Sem Fronteiras, que recentemente suspendeu o envio de estudantes brasileiros de graduação para as instituições de ensino superior portuguesas, como estava previsto, reencaminhando-os para outros países. 

Na área da investigação científica, foi assinado durante a visita um Memorando de Entendimento para a Cooperação em Biotecnologia entre o Ministério da Educação e Ciência português e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. 

Uma cooperação que prevê «a instalação de empresas de capital e tecnologias brasileiras no Biocant Park, bem como à criação conjunta de programas de formação avançada em biotecnologia, em cooperação com as Universidades de Coimbra e Aveiro», pode ler-se na Declaração Conjunta. 

Os dois Chefes de Governo destacaram ainda a importância do Memorando recentemente assinado entre o Brasil, Portugal e Espanha para estabelecimento de cooperação na área da nanotecnologia, no âmbito do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia em Braga. 

Os projetos de cooperação na área da investigação e desenvolvimento (I&D) que envolvem a Ana-Aeroportos Portugal e diversas universidades portuguesas e brasileiras receberam também especial atenção na Cimeira, assim como, «as possibilidades existentes de criação de sinergias, nomeadamente por via da candidatura conjunta a projetos de I&D nos dois países e a nível europeu, em particular no domínio dos aeroportos».

Dado que a cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação começa a ganhar cada vez mais relevo, Passos Coelho e Dilma Russeff acordaram ainda, no âmbito da Comissão Permanente Bilateral, a criação de uma subcomissão específica para tratar os assuntos de ciência, tecnologia e inovação. 

Aposta na área da Energia

Na área da energia, na Cimeira foram destacados os fortes investimentos que Portugal tem feito no Brasil na área das energias renováveis, mais especificamente na geração e distribuição de energia hidrelétrica e eólica, mas também dos investimentos da Petrobrás em Portugal e do «relevante intercâmbio de experiências e tecnologias em matéria de energias fósseis e renováveis e de eficiência energética».

Com vista a um maior intercâmbio científico, e no âmbito da agenda de cooperação bilateral na área da energia, os dois Chefes de Governo sublinharam ainda a importância de se assinar brevemente um Memorando de Entendimento nos domínios da energia e dos recursos geológicos entre os dois países. 

Promover a língua portuguesa no mundo

A língua portuguesa e a sua promoção e difusão foi um assunto que ocupou parte da XI Cimeira Luso-brasileira, com Passos Coelho e Dilma Russeff a reiterar a total entrada em vigor do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP) em maio e dezembro de 2015 em Portugal e no Brasil, respetivamente. Para além disso, os dois Chefes de Governo destacaram «a importância da plena aplicação do AOLP em todos os países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) como forma de contribuir para o reforço da internacionalização da língua portuguesa».

Ambos os responsáveis governamentais mostraram ainda satisfação em relação à elaboração de um Vocabulário Ortográfico Comum no âmbito da CPLP «que consolidará, tanto o léxico comum como as especificidades de cada país, contribuindo desse modo para a implementação, entre outros instrumentos, de corretores ortográficos, tradutores eletrónicos e sintetizadores de voz, bem como das bases terminológicas, técnicas e científicas estipuladas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa».

A realização da próxima Cimeira entre o Brasil e Portugal ficou marcada para 2014, no Brasil.

Fonte: TV Ciência Online de 11.06.2013
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário