quinta-feira, 13 de junho de 2013

ALAGOINHA-PB: ERA NECESSÁRIO DEMOLIR?




O município de Alagoinha-PB, teve a sede do poder executivo demolida no seu interior alguns dias atrás, e, nesta semana para concluir esta missão prioritária a frente do prédio acabou com o mesmo destino. Por que a gestão municipal derrubou este prédio público? 


O prédio da prefeitura de Alagoinha-PB era um marco da história do município, apesar de não ter o tombamento público. A sede do poder executivo municipal foi um dos primeiros prédios públicos municipais construídos e, por consequência, representava materialmente um marco de um período importante para Alagoinha-PB.


Neste momento, o que expresso é fruto da minha emoção,pois quando criança morei em frente à prefeitura, então , ao ver aquele local vazio por força das máquinas fiquei muito triste. Além disso, fui funcionário efetivo do município de Alagoinha e o meu local de trabalho era naquele prédio,o qual, na época apresentava boa estrutura e até foi reformado internamente pelo ex-prefeito Marcus Beltrão, que preservou sua fachada. Será que não poderia ter sido mantida a referida fachada?
Não sou engenheiro civil, técnico ou especialista do IPHAN para determinar se o prédio deveria ser um imóvel tombado e se foi errada ou não a já citada demolição. No entanto,sei que o tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. Repito, neste caso,não poderiam tentar preservar as características originais do referido prédio?
Em Alagoinha-PB,sofremos com reformas feitas nas praças centrais que retiraram a arborização urbana que permitiam nossas crianças,jovens,adultos e idosos de conversarem nos bancos das praças e brincarem debaixo das sombras oriundas das árvores que lá existiam.
Outro ponto,dependendo das reais condições estruturais do prédio que sediava o poder executivo local, os gastos com esta reforma da sede da prefeitura pela atual gestão não teria uma maior utilidade na construção de casas populares para os alagoinhenses que não possuem uma residência própria?
Não vamos julgar o feito pela atual administração alagoinhense em relação à demolição da Prefeitura Municipal, mas, vamos refletir sobre o fato.
Blog rafaelrag com o professor Damásio
O prédio da Prefeitura de Alagoinha foi demolido, no mesmo local será construído um prédio moderno e com novas instalações.
 
 

Um comentário:

  1. ATÉ QUE ENFIM A PREFEITA ALCIONE FEZ UM BESTEIRA E MERECE UM "ZERO ADMINISTRATIVO" NESTE QUESITO.

    ResponderExcluir