quarta-feira, 13 de março de 2013

Fumaça branca anuncia que novo papa foi escolhido: Francisco da Argentina

Adendo do blog rafaelrag. No segundo dia de votação do CONCLAVE saiu a fumaça branca no Vaticano, o que significa que após a votação  foi atingido os 2/3 dos votos para a escolha do novo papa: ele é Argentino Jorge e vai ser chamado de Francisco.
Fumaça branca informa que os cardeais escolheram um novo papa (Reprodução Internet / CorrielreTV)
Fumaça branca informa que os cardeais escolheram um novo papa.

O novo papa  é o Cardial Jorge Mário Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, Argentina.

SURPRESA: O novo papa é Cardinal Jorge Mario Bergoglio - Arcebispo de BUENOS AIRES


A chaminé instalada no teto da Capela Sisitina anunciou na tarde desta quarta-feira,13,  que um novo papa foi escolhido. 


Galeria de fotos: Habemus Papam

A multidão reunida na praça São Pedro comemorou quando, às 19h05 (horário local, 15h05 em Brasília), a fumaça branca começou a sair da chaminé. Conforme manda a tradição, o cardeal escolhido, que ainda não teve a identidade revelada, já aceitou se tornar o novo papa da Igreja Católica.

Assim como na eleição de  Bento XVI, a escolha foi feita no segundo dia de Conclave. Existe uma grande expectativa sobre a identidade do novo líder da igreja.

Veja também,



O eleito será o  primeiro papa a assumir o pontificado com o antecessor vivo, em 600 anos.A sinalização foi recebida com entusiasmo por fiéis, turistas, curiosos e religiosos que lotam a praça e agora aguardam o anúncio do nome do novo pontífice.
A eleição foi cercada por expectativas e adaptações, pois, tradicionalmente, o sucessor só é escolhido depois da morte do papa. O escolhido deve celebrar já na quinta-feira a primeira missa como papa eleito. A expectativa é que a primeira missa seja formal e simples, com o celebrante vestido de branco, sem os paramentos (trajes) e o anel do pescador – símbolo do sucessor de São Pedro, patrono da Igreja, que é usado no dedo anular direito. Essa cerimônia é considerada um momento marcante, pois, nela, o papa indica como será seu pontificado.
Multidão comemora a escolha do novo papa pelo conclave (GIUSEPPE CACACE / AFP)
Multidão comemora a escolha do novo papa pelo conclave

Quando Bento XVI assumiu em 2005, mencionou as linhas que guiaram seu pontificado. Na época, Bento XVI disse que seu esforço no pontificado seria em favor da unidade da Igreja Católica Apostólica Romana e da promoção dos contatos e entendimentos com os representantes das diferentes comunidades eclesiásticas.
Nos próximos dias, então, será realizada a cerimônia chamada de coroação. Na solenidade, o papa receberá as vestes e o sapato vermelho, além do anel de pescador. O cajado poderá ser entregue antes. Essa solenidade costuma reunir apenas os cardeais e alguns religiosos – padres e freis – que atuam como assistentes.
Com a eleição do sucessor, Bento XVI espera conseguir pôr em prática o que pretendia, ao renunciar em 28 de fevereiro: viver em oração. Até o fim de abril, ele deverá morar em Castel Gandolfo, que é a residência de verão dos papas. Depois passará a viver em um mosteiro nos arredores do Vaticano O local, que servirá de moradia para Bento XVI está em reformas.

O anúncio da renúncia foi feito pelo hoje papa emérito no dia 11 de fevereiro. Em comunicado, Bento XVI justificou sua decisão alegando a idade avançada. O alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II. Aos 78 anos, Ratzinger foi um dos cardeais mais idosos a ser eleito papa. Ele assumiu o posto em meio a denúncias de abuso sexual de crianças por clérigos. A renúncia foi a primeira de um papa na era moderna.


 (Soraia Piva)
Blog rafaelrag com o o jornal Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário