Maioria está matriculada em universidades americanas
Sonho de grande parte dos estudantes brasileiros, estudar no exterior através de um intercâmbio já é realidade para muitos alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Cento e trinta deles estão, neste momento, espalhados pelo mundo, matriculados em 81 universidades, em 10 países.
A maioria está nos Estados Unidos. São 36 alunos estudando em 31 universidades americanas. Outros 28 estão na Espanha e 26, na França. Os 40 restantes estão distribuídos em instituições da Alemanha, Austrália, Canadá, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal.
Segundo o assessor Internacional da UFCG, Michel Fossy, esse é o maior número de alunos da instituição fazendo intercâmbio, simultaneamente. “Sem dúvida, a implantação do Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), fez com houvesse um aumento significativo no número de estudantes nossos estudando fora do país”, observa.
O programa do Governo Federal prevê distribuir 100 mil bolsas para estudantes de universidades brasileiras, da graduação ao pós-doutorado, até 2015. Dos 130 alunos da UFCG no exterior, 100 são vinculados ao Ciência Sem Fronteiras.
De acordo com Fossy, outro programa de mobilidade importante é o Brafitec, programa de cooperação entre o Brasil e a França, na área da formação de engenheiros. “Dezenove alunos da UFCG estudam atualmente em universidades francesas através do Brafitec”, revela.
Os cursos que mais “exportam” alunos são os da área tecnológica: Engenharia Elétrica, com 49 alunos, e de Computação, com 24, encabeçam a lista, seguidos das engenharias Civil (15), Química (13) e Mecânica (9).
“Há um déficit muito grande de profissionais ligados às áreas de ciências exatas no Brasil e o objetivo principal destes programas é fomentar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras”, explica Fossy.
Para estar entre os escolhidos é preciso cumprir vários requisitos. O Ciência sem Fronteiras, por exemplo, exige que o candidato esteja matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa; tenha nacionalidade brasileira; tenha cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso e apresente o teste de proficiência na língua do país de destino.
Até o dia 28 de novembro, serão divulgadas as listas dos estudantes da UFCG selecionados na 4ª chamada do Ciência Sem Fronteiras. Em 2013, eles embarcam para a Austrália, Alemanha, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido.
(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 19.10.12)
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário