domingo, 15 de janeiro de 2012

CAMPOS DO JORDÃO-SP: OS PROFESSORES RAFAEL, GEUSA E DIEGO DA UFCG PATICIPARAM DE TRADICIONAL ESCOLA DE FÍSICA: A XVII ESCOLA DE VERÃO JORGE ANDRÉ SWIECA, COM TEMAS DAS ÁREAS DE COSMOLOGIA, FÍSICA DE PARTÍCULAS, ASTROFÍSICA E TEORIA DE CAMPOS, ACONTECERÁ EM JANEIRO DE 2013. SEGUE A EDIÇÃO DA ESCOLA REALIZADA NO ANO PASSADO EM CAMPOS DO JORDÃO-SP, QUE PARTICIPARAM OS PROFESSORES.

Tradicional Escola de Verão de Física em
Campos do Jordão

A XVI Escola de Verão Jorge André Swieca, com temas das áreas de Cosmologia, Física de Partículas, Astrofísica e Teoria de Campos, foi realizada em Campos do Jordão-SP, de 31 janeiro a 12 de fevereiro, participam estudantes e professores do Brasil e do exterior, no total de inscrito de 195. As aulas da primeira semana foram ministradas por professores pesquisadores de instituições de ensino do Brasil. Esta escola acontece a cada dois anos e, portanto, a próxima edição da escola será em janeiro de 2013.

Na segunda semana  as aulas e seminários foram apresentados em inglês. Nesta etapa, as aulas foram ministradas por professores estrangeiros que são pesquisadores de renomes internacionais. O Prof. E. Witten, descobridor da representação da álgebra de supersimetria em mecânica quântica e de modelos matemáticos para descrever a teoria de cordas, ministrou um curso sobre uma nova abordagem da integral de trajetória em mecânica quântica. O prof. F. Halzen ministra aula sobre Astrofísica e Cosmologia. O prof. C. Quigg falou sobre as descobertas principais no acelerador de partículas LHC.

Os participantes são obrigados a apresentar trabalhos em uma seção de pôster. Três professores doutores de Física da UFCG participam do evento. Dois trabalhos do mestrado em Física da UFCG foram apresentados por dois professores da UFCG. O professor Dr. Rafael Rodrigues com o trabalho sobre a supersimetria para o átomo de hidrogênio generalizado (com massa dependente da posição) em mecânica quântica relativística via a equação de Dirac para um potencial vetorial e um potencial escalar adicionado a massa, sob título, SUPERSYMMETRY IN RELATIVISTIC QUANTUM MECHANICS: Dirac Equation with Scalar and Vector Potentials, de autoria de Rafael de Lima Rodrigues (UFCG-Cuité), Eriverton da Silva Rodrigues (mestrando em Física da UFCG), Aércio Ferreira de Lima (orientador-UFCG-Campus Campina Grande). O outro trabalho foi apresentado pela professora Geusa A. Marques (orientadora) em co-autoria com o mestrando Jarcinto Souza da UFCG-Campus Campina Grande e o Prof. Dr, Valdir B. Bezerra da UFPB. O trabalho versa sobre Níveis de Landau na presença de defeitos topológicos com massa dependente da posição.
Este evento é muito importante para um aprofundamento do debate das teorias e discussão dos resultados da pesquisa básica em Física de altas energias, afirma o Prof. Rafael. Participa também da escola de verão o Colombiano, recém contratado pela Unidade acadêmica de Física da UFCG, prof. Dr. Diego Alejandro Cogollo Aponte, que desenvolve projeto de pesquisa em Física de partículas em colaboração com o prof. Dr Carlos Pires da UFPB.

Uma Escola de Verão Tradicional

A Escola de Verão Jorge André Swieca de Partículas e Campos é direcionado aos estudantes de pós-graduação, pós-doutores e jovens doutores da área da física de altas energia, teoria de campos, cosmologia. A primeira semana da Escola é dedicada a cursos introdutórios que preparam os alunos para os cursos mais avançados oferecidos na segunda semana.
A XVI Escola de Verão foi realizada no período de 31 de janeiro a 11 de fevereiro de 2011 no Hotel Leão da Montanha em Campos do Jordão.  As aulas da primeira semana foram de 1-5 de fevereiro (terça-sábado) e da segunda semana foram de 7-11 de fevereiro (segunda-sexta). A segunda semana teve a participação de 20 alunos de doutorado da Holanda e cursos de C. Quigg (Fermilab-EUA), F. Halzen (Wisconsin-EUA), J. de Boer (Amsterdam-Holanda) e E. Witten (IAS, Princeton-EUA).
A Escola é organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e é tradicionalmente apoiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pelo Centro Latino-Americano de Física (CLAF), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) e pelo International Centre for Theoretical Physics (ICTP).
O programa completo e a lista dos participantes do evento estão disponíveis em 
http://www.sbfisica.org.br/~evjaspc/xvi/


Gisélia Freitas de  Mirasso, doutoranda está sendo orientada por Elso Drigo, viajou no ano passado para concluir parte de sua pesquisa de tese de doutorado na Espanha e a professora Dra. Geusa Marques da UFCG está fazendo um estágio de Pós Doutorado nos EUA e retornará em maio desse ano.
Prof. Edward Witten em Campos do Jordão-SP, em fev 2011.
Professores Tiago(UFAL-Maceió-AL), Rafael (UFCG-Cuité-PB), Hector(ECT-UFRN)
e Geusa(UFCG-Campina Grande-PB), Campos do Jordão-SP, fev 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário