quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Debate com os candidatos à Reitoria da UFCG aconteceu em Cuité, nesta quinta, 10

Discussões de excelente nível aconteceu às 9h no Auditório do Centro de Educação e Saúde da UFCG, em Cuité. Os candidatos responderam perguntas e fizeram perguntas também.

Depois dos candidatados fazer perguntas entre si, aconteceram os sorteios das perguntas das urnas de estudantes, funcionários e docentes. A pergunta do professor Rafael Rodrigues foi sorteada pela comissão organizadora. Ele escreveu o seguinte: vejo uma injustiça quando a UFCG coloca os docentes pesquisadores de Cuité, durante o processo seletivo do PIBIC-UFCG, em pé de igualdade com aqueles de cursos onde tem programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, como por exemplo, na unidade acadêmica de Engenharia Elétrica, campus Campina Grande. Quais são as propostas dos candidatos para incentivar o intercâmbio científico entre os campi da UFCG?



Respostas das Chapas

1 - UFCG: Experiente e Renovada (Vicemário Simões e Camilo Farias);
Fugiu da pergunta, dizendo apenas que a UFCG conseguiu um aumento do número de bolsas do PIBIC, com vigência desde agosto deste ano.  Porém,  ainda continua muito menor do que da UFPB.  

2 -  Criar e Renovar: UFCG para Todos (Marcos Vinicius Lia Fook e Luciênio Teixeira)
Respondeu satisfatoriamente a pergunta do professor Rafael , dizendo que essa injustiça perdura por muito tempo e com o desmembramento, a UFCG perdeu muitas bolsas para a UFPB. Destacou que sendo eleito reitor fará o possível para aumentar o número de bolsa de estudo do PIBIC, para os campi afastado da sede.

3 - Muda UFCG (Rosilene Montenegro e Alecksandra Vieira).
Parece que não entendeu a pergunta. Reconhece que a UFCG tem poucas bolsas de estudos, mas alega que os professores com mestrado e doutorado de Cuité devem se esforçar para conseguir vencer os doutores de outros campi, no processo de seleção do PIBIC.

4 - UFCG Novos Rumos (Kennedy Guedes e Luis Henrique Hermínio)

Falou que lutará para aumentar o número de bolsas do PIBIC e defenderá um processo de seleção por área de conhecimento.

O professor Rafael Rodrigues informa que esta sua preocupação com mais apoio para os cursos de graduação não é de hoje. Ele conseguiu 10 bolsas de estudos de iniciação científica do PIBIC para o campus V da UFPB, na época em que foi assessor de pesquisa do Centro de Formação de Professores da UFPB, em Cajazeiras.

segundo debate entre os postulantes à reitoria teve entre os temas discutidos a qualificação dos servidores docentes e técnico-administrativos, direito à greve, postura mediante negociações com o MEC (governo federal), jornada de trabalhos dos técnico-administrativos, política de estágios e de bolsas, conduta negligente de servidores docentes, planejamento e avanços institucionais.

No próximo dia 16, os candidatos estarão se encontrando em dois momentos: às 9 horas, no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus de Pombal; e, às 19 horas, no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus de Sousa.

O segundo  do ciclo de debates com os candidatos à Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mediados pela Comissão Especial instituída pelo Colegiado Pleno para conduzir o processo de consulta à comunidade universitária - que aconteceu nesta quinta-feira, 10.
O primeiro encontro entre as quatro chapas concorrentes e a comunidade acadêmica da UFCG aconteceu no campus de Campina Grande, às 9 horas dessa terça-feira, dia 8, no Auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega.

         Diretor Ramilton da UFCG, campus Cuité

O segundo evento foi realizado ontem, 9, no campus de Sumé, Auditório do Centro de desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA).
Os debates serão constituídos de quatro blocos, com duração prevista de duas horas e meia, seguindo regras definidas pela comissão e representantes das candidaturas. "Pautados pela ética e decoro acadêmico, sem ofensas e com restrições à manifestação da plateia - vaias, torcidas organizadas ou qualquer ato que atrapalhe o bom andamento", ressaltou o presidente da comissão especial, Manassés Agra.
Leia mais
Estrutura dos debates

No primeiro bloco, com 30 minutos de duração, os candidatos a reitor e a vice-reitor (por chapa) farão suas apresentações e um resumo das suas propostas (carta programa). No segundo, também com 30 minutos, as chapas farão perguntas entre si (sorteio) sobre temas acadêmicos livres - com réplica e tréplica. O terceiro bloco é destinado às perguntas da plenária (escritas), com tema acadêmico livre - sorteadas entre as chapas. O último bloco é destinado às considerações finais.

Confira aqui as regras.

Calendário

Dia 16: 9h, campus de Pombal, Auditório do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA);
19h, campus de Sousa, Auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS);

Dia 17: 9h, campus de Cajazeiras, Auditório do Centro de Formação de Professores (CFP);
19h, campus de Cajazeiras, Auditório do Centro de Formação de Professores (CFP);

Dia 22: 14h, campus de Patos, Auditório do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR);

Dia 23: 9h, campus de Campina Grande, Auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS);

Dia 24: 19h, campus de Campina Grande, Auditório José Farias da Nóbrega

Eleição

A consulta para reitor e vice-reitor da UFCG será realizada no dia 30 de novembro. E, caso necessário, o segundo turno acontecerá no dia 14 de dezembro. O período de campanha oficial (realização de debates e reuniões públicas, entre outras ações regulamentadas pela comissão especial) se encerrará no dia 27 de novembro.´







                                                                                            





































Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário