quarta-feira, 18 de março de 2015

Inscrições Abertas para a X Escola do CBPF

A Escola do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) é um evento tradicional no calendário da Física brasileira, atraindo uma grande quantidade de estudantes de graduação e pós-graduação de todas as regiões do Brasil e de países da América Latina. Sua periodicidade é bianual. A X edição da Escola do CBPF será realizada entre os dias 13 e 24 de julho de 2015.
A X Escola do CBPF terá dois módulos voltados para alunos cursando os últimos períodos da graduação, um módulo com minicursos para alunos de pós-graduação, um módulo destinado a professores do Ensino Médio e uma série de palestras de divulgação abertas ao público.
O módulo "Graduação", com uma semana de duração (de 13 a 17 de julho), visa complementar a formação básica em Física. Esse módulo consiste em uma série de minicursos com cinco aulas de duas horas de duração, abordando temas de diversas áreas da Física. O objetivo do módulo "Graduação" é proporcionar aos alunos uma visão panorâmica da Física contemporânea, colocando-os em contato com a fronteira do conhecimento.
Leia mais

A edição desse ano apresenta uma novidade para os alunos de graduação: o módulo "Mãos na Massa", que consiste de atividades intensivas, em horário integral, nos diversos laboratórios do CBPF. Nesse módulo, programado para a segunda semana da Escola, os alunos terão contato com o dia-a-dia da Física Experimental, participando de todas as etapas de um experimento.
O módulo "Pós-Graduação" terá minicursos abrangendo um amplo espectro de temas da Física atual. O módulo é destinado a um público composto por atuais e futuros pesquisadores interessados não só em aprofundar seu conhecimento nas suas áreas de atuação, mas também obter informações sobre outras áreas de pesquisa. A Escola espera atingir alunos e profissionais envolvidos ativamente em Física, Astronomia, Engenharia, Química, Matemática, Informática e áreas correlatas.
Durante a segunda semana da Escola teremos a realização da terceira edição do Programa de Formação Continuada de Professores de Ensino Médio (PROFCEM).
Esta iniciativa do CBPF oferece aos professores de Física do Ensino Médio oficinas de Física Clássica e Moderna, sempre através de uma abordagem experimental. Além disso, haverá palestras tratando de novas técnicas e métodos no Ensino de Física, completando a programação do PROFCEM.
Como nas edições anteriores, na edição desse ano haverá um ciclo de palestras sobre temas da Física contemporânea, o "Física para Todos", proferidas numa linguagem acessível ao público geral. As palestras ocorrerão durante a primeira semana da Escola, sempre às 18:30. O ciclo se encerrará com a cerimônia de entrega do Prêmio CBPF de Física, criado para prestigiar a excelência do trabalho científico desenvolvido no país. Esse prêmio é oferecido a cada dois anos em reconhecimento do mérito científico de uma contribuição pontual, e não um cientista pelo conjunto da sua obra. Na ocasião o(a) agraciado(a) fará uma exposição didática sobre o seu trabalho.
O cronograma da X Escola é o seguinte:
  • 13 a 17 de julho: módulo "Graduação" (cursos de 5 aulas com duas horas de duração)
  • 13 a 17 de julho: cursos do PROFCEM (atividades em período integral)
  • 13 a 24 de julho: módulo "Pós-Graduação" (8 aulas com duas horas de duração)
  • 20 a 24 de julho: módulo "Mãos na Massa" (atividades de laboratório em período integral)
As inscrições para os módulos "Graduação", "Mãos na Massa" e "Pós-Graduação" estarão abertas entre 9 de março e 12 de abril de 2015. Um número limitado de auxílios será concedido a alunos de graduação provenientes de outros estados do Brasil, cobrindo os custos de hospedagem.
As incrições para o PROFCEM vão até 12 de junho e devem ser feitas diretamente com os organizadores do módulo. Mais informações sobre o PROFCEM podem ser encontradas no menu Programação>PROFCEM.
Para participar do ciclo de palestras "Física para Todos"não é necessária inscrição.

Link da escola do CBPF,

Blog rafaelrag com o portal CBPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário