quinta-feira, 26 de março de 2015

Hoje, 26 de março é Dia Nacional em Defesa da Educação Pública

Nesta quinta-feira, 26 de março, será marcada por atos em defesa da educação pública em todo o país. O Dia Nacional em Defesa da Educação Pública, convocado pela Oposição de Esquerda da UNE e pela Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (Anel), que realizarão mobilizações em várias Instituições de Ensino Superior. Além disso, o Comitê Em Defesa dos 10% do PIB para Educação Pública, Já! lançará a cartilha do I Encontro Nacional de Educação (ENE), na cidade de Brasília (DF). 


O Dia Nacional em Defesa da Educação Pública foi proposto durante a última reunião do Espaço de Unidade de Ação, no Rio de Janeiro (RJ). O ANDES-SN, por meio de circular que pode ser lida ao final da matéria, recomenda às seções sindicais que envidem esforços na articulação com os estudantes e técnico-administrativos em educação para construir ações conjuntas no dia 26, em cada instituição de ensino.

Cláudia March, secretária-geral do Sindicato Nacional, ressalta a importância que a data tem para a defesa da educação pública, dado o lançamento da cartilha do ENE e as mobilizações em todo o país. “Pra nós, a realização do dia 26 é muito importante porque ele é um passo a mais no processo que construímos de rearticulação das entidades em defesa da educação pública, no qual está a importante realização do ENE. E o dia 26, que já tinha sido pensado como dia para o lançamento da cartilha do ENE, se reveste de maior importância dada a crise que estamos vivendo nas instituições públicas de ensino. Temos um enfrentamento a ser feito em defesa da educação pública”, ressalta a diretora do ANDES-SN.

Cláudia ainda reafirma a recomendação de que as seções sindicais se somem ao processo de mobilizações do dia 26. “Estamos já em um processo de construção de mobilizações junto aos Servidores Públicos Federais (SPF) e no Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). E, com essa proposta de mobilização no dia 26, o ANDES-SN está sinalizando para que suas seções sindicais intensifiquem as mobilizações nessa data e realizem atividades em articulação com as demais categorias. Nossa expectativa é que tenhamos um importante ato de lançamento da cartilha em Brasília, e também nos estados”, conclui a docente. 


Blog rafaelrag com ADUFCG



Nenhum comentário:

Postar um comentário