quarta-feira, 3 de setembro de 2014

SBF apresenta propostas a candidatos à Presidência

Logo
Em carta datada de 5 de agosto e enviada aos comitês de campanha dos candidatos à Presidência da República na Eleição de outubro próximo, o Conselho da SBF pede compromissos do futuro presidente com o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia nacionais.

Entre as propostas apresentadas estão a amplicação de recursos federais para C,T&I e o fim do contingenciamento orçamentário que ocorre com frequência na área, a manutenção do acesso a periódicos internacionais pelo portal da Capes e o financiamento às grandes instalações de pesquisa multiusuárias nacionais, como o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas, além de apoio à entrada do Brasil em consórcios internacionais, como o CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares).

A carta também alerta para a necessidade de ajustes na área da educação. No ensino médio, propostas como unificar o ensino de física, química e biologia ou utilizar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como substituto do vestibular são citadas como exemplos de soluções inadequadas. No segmento universitário, o documento aponta equivocos nos recentes planos de carreira para docentes de universidades federais.

Para ler a íntegra da carta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário