quarta-feira, 17 de setembro de 2014

NO FANTÁSTICO: Jovem paraibana conta como ajudou a prender o pai usando a internet

Uma jovem de 20 anos de idade deu a si mesma uma missão: encontrar o pai que, há 18 anos, matou a mãe dela e depois desapareceu. Mas a Julianne foi em busca de pistas: mergulhou na internet e montou uma rede de colaboradores.


Julianne é a filha mais nova de Jurandir e Rute. Tinha pouco mais de um 1 quando, em 1996, o pai matou a mãe na rua da casa onde eles moravam em Campina Grande, Paraíba. “Foram três golpes de faca na frente do meu irmão”, lembra.
O irmão, Augusto César Maracajá, de 4 anos, tinha ido buscar a chave da casa para a mãe: “Quando cheguei aqui ela já estava no chão. E eu sem entender muita coisa, fiquei segurando o braço dela, tentando entregar a chave”, conta.
A lembrança daquele dia ainda é muito forte. “É como se fosse alguma coisa torturando a minha cabeça”, afirma Augusto.
Érica Maracajá, tia de Augusto e Julianne, morava a cinco casas do local e foi a primeira a chegar. “Quando eu vinha subindo, que a dona da casa gritou que ele tinha matado minha irmã, eu vi ele descendo na moto. Inclusive com a faca na mão”, conta.
Foi a última vez que viram Jurandir. Ele fugiu, no mesmo dia, deixando para trás os três filhos. As crianças foram criadas pela avó materna.
Julianne cresceu sem entender bem o que tinha acontecido. “Eu lembrava dos olhares de pena das pessoas, que isso não sai da minha cabeça”, conta.
Veio a adolescência, e ela entrou em depressão. “Saí do fundo do poço, e disse: ‘Agora sim. Agora vai. Eu quero ele preso. Eu quero justiça’”, lembra.
Mesmo foragido, em 2009, Jurandir foi condenado a 22 anos de prisão. E 18 anos depois do assassinato, Julianne decidiu que iria encontrar o pai onde quer que fosse.
As buscas de Julianne começaram na Zona Rural de São Vicente do Seridó, onde o pai dela nasceu, a cerca de 70 km de Campina Grande. Com a ajuda de moradores, ela conseguiu encontrar a casa dos avós paternos e uma pista do paradeiro de Jurandir. “Ele estaria morando lá no Centro-Oeste, em Brasília, em uma das cidades satélites. E nós passamos essa informação para a Julianne”, conta um homem que preferiu não se identificar.
“Eu passei alguns meses com essa informação e nada. Mas eu não desisti”, diz Julianne.
Pediu ajuda nas redes sociais e começou a buscar pelo sobrenome do pai – Souto – na região de Brasília. “Achei um menino chamado Júlio César Souto. E aquilo me chamou atenção, porque Júlio César era o nome do bebê, meu irmão, que faleceu”, conta.
Desconfiada, ela queria confirmar se o pai do menino era Jurandir. “Me passei mesmo por uma pessoa da família e conversei com o menino. Falei para o menino que a avó dele estava com saudades, queria vê-lo e que ela estava do meu lado, e o menino mandou a foto. Todo mundo surtou aqui”, lembra a jovem.
Julianne confirmou que aquele era o pai foragido e que ele tinha uma nova família. Com a mãe de Julianne, que se chamava Rute Patrícia, Jurandir teve 4 filhos: Jussara, Júlio César – que morreu com 6 meses -, Augusto e Julianne.
Com a segunda mulher, em Ceilândia, teve mais dois: o menino, com quem ela falou na rede social, para quem Jurandir deu o mesmo nome do filho que morreu, Júlio César, e uma menina, Jaqueline Patricia. Detalhe: Patricia era um dos nomes da mulher assassinada.
Com a foto atual e um possível endereço, a busca de Julianne mudou de lugar: Ceilândia, Distrito Federal. Depois de matar a mulher em Campina Grande, Jurandir fugiu. Logo em seguida, se casou de novo e teve dois filhos. Trabalhava como pedreiro, morava com a família em Ceilândia, uma cidade satélite de Brasília, até ser descoberto pela filha Julianne.
Os vizinhos nunca desconfiaram do passado de Jurandir, e nem a atual mulher sabia que o marido já tinha cometido um crime. Ele vivia aparentemente tranquilo: não se envolvia em brigas e frequentava uma igreja há seis anos.
Para que o pai fosse para a cadeia, Julianne contou com a ajuda de um policial do Distrito Federal que trabalha no Serviço de Inteligência da PM, e por isso não pode mostrar o rosto. Ele conseguiu confirmar onde Jurandir morava e estava pronto para fazer a prisão. “Procurei uma pessoa que colabora com a gente, e quando mostrei a foto ele reconheceu de imediato, falou: ‘Não, esse é o Jurandir pedreiro, mora em tal lugar’”, diz.
Orientada pelo policial, Julianne conseguiu no Fórum de Campina Grande um mandado de prisão atualizado. “Com o mandado em mãos, nós montamos uma operação em conjunto com a Inteligência do 8º Batalhão de Ceilândia e começamos a fechar o cerco”, lembra o policial.
De longe, o policial seguia os passos de Jurandir. “Nesse decurso, a Julianne entrou em contato com o pastor da igreja dele e falou que esse Jurandir havia cometido um crime na Paraíba e que estava foragido. O pastor afirmou para ela que, se realmente fosse assim, ele ia fazer de tudo para que o Jurandir se entregasse”, conta o policial.
O pastor chamou Jurandir e a esposa, e aconselhou o pedreiro a contratar um advogado para poder se entregar. “Essa informação de que ele iria se entregar chegou para nós na quarta-feira. Decidi que nós iríamos aguardar até sábado”, conta o policial.
Um dia antes do prazo terminar, Jurandir se apresentou à polícia. Hoje ele está detido no Presídio da Papuda, em Brasília. O policial diz que nunca tinha visto um caso como esse. “Em 26 anos de polícia, eu nunca vi a filha procurar o pai para colocar na cadeia”.
Como fugiu depois do crime, Jurandir foi condenado à revelia. “Desde a fase policial até o julgamento, o acusado nunca foi localizado, nunca prestou qualquer tipo de esclarecimento”, conta o juiz de Campina Grande Falkandre de Sousa Queiroz.
O novo juiz do caso decidiu anular a antiga condenação e marcar um novo julgamento em Campina Grande.
Depois de 18 anos, Julianne e os irmãos vão rever o pai assassino. “Consegui superar a morte dela minha infância, porque não vou superar ficar cara a cara com ele? Sem dúvida nenhuma”.
Do futuro, ela espera uma vida melhor. “Vou conseguir levar a minha vida com mais leveza”.
E a certeza de que seu empenho não foi em vão: “Não é vingança, é justiça. Eu confio na justiça e quero que ela seja feita”.
G1
Blog rafaelrag com Rafael Macena

Nenhum comentário:

Postar um comentário