sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Presidente do Incra participa de Reunião sobre a Reforma Agrária com as Terras da Usina Tanques, em Alagoa Grande

O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Mário Guedes de Guedes, cumpriu  agenda na amanhã desta quinta-feira (11) em Alagoa Grande. O dirigente do Incra  assinou  a emissão de posse de uma emblemática área para a reforma agrária, o imóvel Usina Tanques, em Alagoa Grande.  A Solenidade ainda contou com as presenças do Prefeito Hildon Regis Navarro Filho ( Bôda); Vice – Prefeito Beto do Sindicato; Vereadores do Município; da Secretária da Agricultura, Nice; Marcos Faro, Chefe da divisão de desenvolvimento do Incra na PB;  Cleofas Caju, Superintendente Regional do Incra/PB e diversos moradores da comunidade.

Usina Tanques, em Alagoa Grande/PB

           
Os imóveis rurais denominados Usina Tanques/Capoeira, localizados no município de Alagoa Grande, no brejo paraibano, a cerca de 107 km de João Pessoa, foram declarados de interesse social para fins de reforma agrária através de Decreto Presidencial publicado no Diário Oficial da União no dia 21 de agosto de 2012. O novo projeto de assentamento terá aproximadamente 860 hectares e capacidade para assentar 60 famílias de trabalhadores rurais.

As famílias que devem ser assentadas na área são antigos posseiros que moram nas terras há muitos anos.

A desapropriação das terras tem um grande significado na história da reforma agrária na Paraíba. As fazendas, na década de setenta, eram usadas para a produção de cana-de-açúcar destinada à Usina Tanques, hoje em ruínas, instalada dentro da área. Foi lá onde a líder camponesa Margarida Maria Alves, assassinada em 12 de agosto de 1983 (há 31 anos), destacou-se na luta por melhores condições de trabalho para os operários e operárias, que não tinham sequer carteira assinada.

Margarida, que morava em Alagoa Grande, foi uma das mulheres pioneiras das lutas pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no Brasil. Após sua morte, tornou-se um símbolo político, representativo das mulheres trabalhadoras rurais, que deram seu nome ao evento mais emblemático que realizam: a Marcha das Margaridas, uma mobilização nacional que reúne, em Brasília, milhares de mulheres trabalhadoras rurais no dia.
A desapropriação das terras da Usina Tanques se tornou, desde a época de Margarida Maria Alves, uma das maiores bandeiras de lutas dos trabalhadores, principalmente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande.

Confira as fotos do evento;

Nenhum comentário:

Postar um comentário