Aprimorar a qualidade das informações coletadas e estabelecer parcerias com instituições de ensino são as principais propostas do 3º Encontro Nacional do Censo da Educação Superior, que iniciou na segunda-feira, 4 de novembro, e vai até quarta-feira, 6, em Foz do Iguaçu (PR). No encontro, serão apresentados os principais resultados do Censo de 2012.
Os participantes vão também debater as variáveis do levantamento e o Sistema Eletrônico de Coleta do Censo (Censup). Outra meta do encontro é traçar estratégias para o aprimoramento da integração de bases de dados dos programas governamentais. Participam dos debates 320 representantes de instituições, conselhos e associações de educação superior; das secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC e técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Nas duas edições anteriores, o evento permitiu o aprimoramento dos princípios e práticas de qualidade das estatísticas educacionais e o fortalecimento da parceria entre as instituições e a equipe do Censo da Educação Superior.
As estatísticas do Censo, realizado anualmente pelo Inep, oferecem informações sobre ingresso, matrícula, concluintes, vagas e dados de financiamento estudantil, entre outras. Os dados subsidiam o planejamento e a avaliação de políticas públicas, além de contribuir para o cálculo de indicadores de qualidade, como o índice geral de cursos (IGC).
Os microdados do censo e a sinopse estatística estão disponíveis na página do Inep na internet.
(MEC)
Blog rafealrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário