Os moradores do Engenho do Porto em Duque de Caxias, principalmente os que residem na Av. Pinto Lira e adjacências, sofrem a mais de 03 anos com um problema crônico de falta de pressão na água abastecida pela Cedae.
A água em Duque de Caxias é efetuada com manobras e nesta localidade a abertura se dá no sábado a tarde, ficando aberto até a segunda-feira, ou seja , 02 dias e meio. O que seria suficiente para abastecer as caixas de água dos moradores, não acontece, tendo em vista que a água sem pressão, mal consegue sair de bicas localizadas a 20 cm do chão, o que obriga os moradores a utilizar bombas de sucção, o que aumenta o consumo de luz, bem como o consumo de água, pois além de água a bomba puxa ar o que dispara o relógio do hidrômetro.
Em minha residência, fiquei por 04 meses sem ter água. Após ligações infrutíferas para a CEDAE, bem como idas e vindas a agencia localizada na Manuel Teles no Centro do Municipio, obtive, após enviar denuncia a COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, visita de tecnicos da Cedae, os quais detectaram que a ligação de minha residência na rede estava entupida.
Para meu espanto e indignação, descubro que o cano que abastece a localidade é de AMIANTO e pelo jeito que se encontra deve ter mais de 50 anos. Segundo determinação da Organização Mundial de Saúde – OMS, há mais de 15 anos, os canos de amianto devem ser trocados por canos de PVC. A OMS constatou que o amianto provoca doenças, principalmente cancerígenas.
A exposição ao amianto está relacionada à ocorrência de diversas patologias, malignas e não malignas. Ele é classificado pela Agência Internacional de Pesquisa (IARC) no grupo 1 – os dos reconhecidamente cancerígenos para os seres humanos. Não foram identificados níveis seguros para a exposição às suas fibras. O intenso uso, no Brasil, ocorreu especialmente a partir da segunda metade do século XX.
Solicito em meu nome e dos morados do Engenho do Porto a troca imediata destes canos e a regularização do abastecimento de água o que é um Direito do Cidadão que paga suas contas em dia.
O artigo foi enviado por Antônio André, morador do Bairro Engenho do Porto.
Blog rafaelrag com caxiasdigital, divulgado em abril de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário