terça-feira, 22 de outubro de 2013

Candidato capaz de organizar o tempo de prova amplia chances

Adendo do blog rafaelrag. As provas do ENEM 2013 serão aplicadas no sábado e domingo, 27 de outubro, nohorário de verão.

A pouco mais de dez dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, a preparação dos inscritos chega à reta final. Por todo o Brasil, estudantes participam de testes simulados, grupos de estudos e aulas particulares e procuram formas de chegar bem preparados ao momento das provas.

No ano passado, o estudante Matheus de Araújo Cavalcante conseguiu vencer o desafio de superar a ansiedade. Ele conquistou vaga na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, após fazer boa prova. Segundo ele, saber organizar o tempo e manter-se calmo ao fazer um exame complexo e longo como o Enem foi essencial para realizar o objetivo.

“Como sou egresso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, meu ensino médio foi diferente de um normal, por ter sido voltado mais a disciplinas técnicas do que às comuns”, diz. “Portanto, para fazer o Enem, minha preparação praticamente resumiu-se à revisão do conteúdo de disciplinas como biologia e história, pois não as estudara com a profundidade requerida.”

O estudante soube usar a experiência de estudar em um instituto federal, onde foi preparado para participar de diversas olimpíadas científicas, e fazer todas as provas dentro do tempo exigido e sem a necessidade de se apressar ao final.

Para fazer boa prova é importante, portanto, que os participantes do Enem saibam administrar o tempo, principalmente para evitar o preenchimento apressado e sem a atenção necessária do cartão de respostas.


Cores — Os cadernos de prova são apresentados nas cores azul, amarelo, branco, rosa e cinza. Assim, inicialmente, o participante deve ler as instruções contidas na capa do caderno de prova e verificar se este contém a mesma quantidade de questões indicada no cartão de respostas. Antes de iniciar a prova, é preciso marcar, nesse cartão, a opção correspondente à cor da capa do caderno de prova. O candidato deve ainda transcrever no cartão a frase apresentada na capa do caderno. A frase serve apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato. Não é considerada para fins de correção. O mesmo vale para as folhas de rascunho e marcações assinaladas no caderno.

Por fim, enquanto estiver fazendo a prova, o candidato precisa planejar o tempo e reservar pelo menos 30 minutos para o preenchimento do cartão de respostas. Manter a concentração pode fazer diferença, já que eventuais rasuras e a marcação de mais de um item por questão não serão admitidas na hora da correção.

Horários — As provas do Enem serão aplicadas nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo) próximos, com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será impedido o acesso do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

No primeiro dia, os participantes terão 4 horas e meia para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões. No segundo dia, serão 5 horas e meia para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. As duas últimas também terão 45 questões cada uma.

(MEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário