terça-feira, 29 de outubro de 2013

Estudante da UFCG fica em segundo lugar na Olimpíada Internacional de Microeletrônica e o Dia Nacional do Livro nesta terça, 29 de outubro

 
Felipe Gonçalves recebeu a premiação no último dia 16 em Yerevan, na Armênia

O estudante Felipe Gonçalves de Assis, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conquistou o segundo lugar da Olimpíada Internacional de Microeletrônica da Armênia. O anúncio foi feito durante a cerimônia de premiação, realizada no último dia 16 no Komitas Chamber Music Hall, na cidade de Yerevan, na Armênia.

Dos 613 competidores da primeira etapa, realizada em âmbito nacional, em 22 países, 44 competidores se classificaram para a etapa internacional, realizada no último dia 15 no Synopsys Armenia Education Department, em Yerevan.

A Olimpíada Internacional de Microeletrônica está em sua oitava edição. É uma promoção da Synopsys, Inc. empresa multinacional líder no ramo da automação de design eletrônico e semicondutores e reúne os melhores estudantes e engenheiros do mundo na área de microeletrônica.

Felipe Gonçalves já é veterano em olimpíadas científicas. Desde o ano 2000 ele vem participando e conquistando medalhas em competições locais, nacionais e internacionais ligadas às áreas de Astronomia, Biologia, Física e Matemática.


De 2000 a 2006, conquistou todas as medalhas de ouro da Olimpíada Campinense de Matemática, bem como a da Olimpíada Pessoense de Matemática, em 2005.

Em 2006, foi premiado com a medalha de prata da XI Olimpíada Internacional de Astronomia, realizada na Índia; ouro nas olimpíadas brasileiras de Física (2004), Biologia (2006) e Astronomia (2003, 2004, 2005 e 2006) e na Olimpíada Paraibana de Física (2005).

Dentre as conquistas do estudante estão a medalha de bronze da I Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática (CIIM) realizada em 2009 em Bogotá, na Colômbia, a medalha de prata da Competição Matemática Internacional para Estudantes Universitários (International Mathematics Competition – IMC 2009), realizada em Budapeste, na Hungria, e a medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) no ano passado.

Evento na UFCG comemora o Dia Nacional do Livro nesta terça, 29 de outubro


Atividade é uma realização da Biblioteca Central da instituição

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado dia 29 de outubro, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai realizar uma série de atividades.

O evento contará com exposições, a exemplo de coleções especiais, obras raras e em braile, primeiro livro de tombo da Biblioteca Central, entre outros. Além de apresentações de cunho literário e apresentação musical.

“Vamos comemorar o Dia do Livro e oportunamente recepcionar os alunos novatos e veteranos que estão iniciando o período letivo. Será uma programação especialmente voltada para a importância do livro no cenário acadêmico e na formação da sociedade”, explica uma das organizadoras do evento, Dilene Lima.

A data

O Dia Nacional do Livro é comemorado no dia 29 de outubro porque foi nesse dia, no ano de 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, fundando-se assim a Biblioteca Nacional.

Confira programação

09h30 - Abertura.
10h - Apresentação: Literatura, Leitura e Vida - Prof. Dr. José Helder Pinheiro.
10h30 - Lanche em recepção aos alunos;
Exposições: Coleções Especiais (Obras Raras, Coleção Paraibana e Braile); Primeiro livro de tombo da Biblioteca Central; Livros da Editora da UFCG (EDUFCG) e dos autores convidados.
15h - Apresentação: Horácio de Almeida Lima: um contador de histórias.
16h - Apresentação musical: Baú de Chorinho.
17h - Coffee Break.
19h – Encerramento
Blog rafaelrag Kennyo Alex - Ascom/UFCG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário