quinta-feira, 27 de junho de 2013

São João de Bananeiras reúne mais de 50 mil pessoas durante quatro dias de festa e forró pé-de-serra

pavilão“Foi extremamente positivo e superou todas as expectativas”. Este foi o balanço que o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, fez dos quatro dias de festa do São João 2013 da cidade de Bananeiras. Mais de 50 mil pessoas escolheram Bananeiras, no Brejo paraibano e a 141 km de João Pessoa, para dançar o autêntico forró pé-de-serra. A festa foi realizada com o apoio do Ministério de Turismo.
O evento aconteceu de 20 a 23 deste mês. O Auto do São João Menino, marcou a festa de abertura. Mais de 70 crianças atendidas pelo Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), projeto do Governo Federal, integravam o elenco do espetáculo.
“Foi excelente. A cidade estava lotada. Até no primeiro dia, que foi chuvoso, as pessoas não deixaram de festejar. O espaço Sala de Reboco foi um sucesso” disse Mirian Trindade, secretária de Cultura e Turismo de Bananeiras. Na Sala de Reboco, a Prefeitura de Bananeiras recriou uma típica casa taipa do interior do estado com paredes cobertas com argila e candeeiros pendurados. Um palco foi montado no espaço de 160m² onde músicos comandaram o arrasta-pé com muito forró pé-de-serra.
A festa deste ano contou com palcos montados na Praça Castro Pinto, Praça Epitácio Pessoa e na Sala de Reboco. Pinto do Acordeon, Jorge de Altinho, Raniery Gomes, Três do Nordeste, Santanna, Luiz Bento, Assum Preto, Geraldinho Lins e Nordestino do Forró foram algumas das principais atrações do São João de Bananeiras.  Na Praça Epitácio Pessoa, os shows começavam a partir das 15h e o forró corria solto até o clarear do dia com as apresentações na Praça Castro Pinto, o palco principal.
Ainda durante o festejo, quadrilhas juninas e grupos de dança folclórica se apresentaram no Centro da cidade. Houve ainda o tradicional casamento matuto e a missa de São João.
Comerciantes aproveitaram o festejo para movimentar a economia local. Tendas abrigavam artesãos que disponibilizavam para venda os produtos confeccionados em Bananeiras. Os forrozeiros também encontraram comidas saborosas nas mais de 20 tendas distribuídas pela cidade. Todos os pratos comercializados passaram por uma rigorosa triagem de qualidade realizada pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo.
Tranquilidade

De acordo com o prefeito Doulgas Lucena, durante os festejos a polícia não registrou nenhuma ocorrência. “Foi muito tranquilo. Ampliamos a estrutura para garantir conforto e tranquilidade para o público. Foi uma festa com muita alegria. Em Bananeiras, todo mundo brinca o São João, tanto as crianças quanto os avós”, explicou.
Já Mirian Trindade, disse que nos postos de Saúde que foram montados para o evento, os únicos atendimentos registrados foram para verificação da pressão arterial. “Foi muito tranquilo o São João. Não houve imprevisto na área policial, Saúde e nem com o Corpo de Bombeiros”, disse a secretária de Cultura e Turismo.
Caminhos do Frio
Após os quatro dias de festejo, o prefeito Douglas Lucena disse que a Prefeitura de Bananeiras agora se organiza para o Caminhos do Frio. O evento acontece de julho a agosto no Brejo paraibano. “Agora é organizar para o Caminhos do Frio para poder fazer mais outro evento com qualidade tanto para os visitantes quanto para os bananeirenses”, finalizou o prefeito. Abertura de Caminhos do frio será em Bananeiras e acontece dia 22 de julho. O evento permanece na cidade até 28 do mesmo mês. Guilherme Arantes será a atração principal.
Prefeitura Municipal de Bananeiras
Blog raferlrag/focando a notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário