quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dez Anos da morte do professor Jayaraman da UFPB

Saudades e agradecimento pelos ensinamentos científicos e da escola da vida


Professor Dr. Jambunatha  Jayaraman faleceu, há dez anos, em 19 de junho de 2003. Ele deixou esposa,  Rajalakshni Jayaraman e um casal de filhos: Sunayana Jayaraman e Jayarama Santana. Era um homem simples, honesto e de grande bondade. A  sua religião era o Induismo e, portanto, acreditava na reencarnação em animais racionais e irracionais.

Professor Dr. Jambunatha  Jayaraman orientou seis dissertações de mestrado no Departamento de Física da UFPB, campus João Pessoa. O professor Rafael Rodrigues foi  aluno dele nas disciplinas de Teoria de Grupos (1983) e Mecânica Quântica (1987), respectivamente, durante os cursos de Bacharelado em Física e Mestrado em Física. Ele foi o último aluno de Mestrado do professor Jayaraman. Naquela época as dissertações eram verdadeiras teses, pois, ainda não existia o curso de Doutorado em Física na UFPB e os orientadores buscavam teses para resultar em trabalhos publicáveis em periódicos científicos internacionais. De fato, o professor Rafael depois de sua defesa de mestrado publicou quatro trabalhos baseado em sua dissertação de mestrado.

O professor Jayaraman tinha uma vida dedicada a sua família e a universidade. Quando ele chegou no Brasil veio para João Pessoa, onde contribuiu para consolidar o programa de pós-graduação em Física da UFPB. Além de ser um excelente pesquisador, ele era muito solidário com os colegas e, diversas vezes, ele fez correções de trabalhos e, inclusive, textos científicos escritos em inglês, por docentes da UFPB.

O alagoagrandese Rafael Rodrigues, atualmente professor associado da UFCG-campus Cuité, tem participado do  Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos desde o ano em que concluiu o seu curso de mestrado pela UFPB, campus João Pessoa, 1988, sob a orientação do professor Dr. Jambunatha Jayaraman. Ambos sempre participaram deste evento apresentando resultados de suas pesquisas Físicas sob os pontos de vistas clássico e moderno, em especial investigando as várias técnicas matemáticas da teoria da  mecânica quântica

O professor Jayaraman colaborou também em parte da tese de doutorado do professor Rafael, tendo participado da banca examinadora no Instituto de Física da UFRJ, em 16 de novembro de 1992, sob orientação do grande mestre professor Dr. Arvind Vaidya (in memorian).


Nenhum comentário:

Postar um comentário