quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cachoeira do Roncador recebe projeto de desenvolvimento sustentável; População da região sugere prioridades

roncadorUm plano de ação com projetos produtivos voltados ao desenvolvimento sustentável da região da Cachoeira do Roncador, nos municípios de Bananeiras e Borborema, no Brejo paraibano, foi lançado no dia 14 de junho, em evento realizado com a participação de prefeitos, técnicos e agricultores familiares ali residentes. Toda articulação da iniciativa foi feita pelo Governo do Estado, por meio da Emater, e outros parceiros.
O plano começou a ser discutido há dois meses e depois de três encontros com os moradores da região e lideranças políticas dos municípios a serem beneficiados, houve a primeira apresentação no dia 13 de junho, na sede da Associação Comunitária de Gamelas, base das demandas priorizadas pelos agricultores familiares. Na conclusão da apresentação, no dia 14 de junho, em Caruatá, ficou decidido que 10 ações serão empreendidas visando mudar o situação econômica e social das comunidades rurais.

Entre as prioridades sugeridas, estão a construção de um poço artesiano comunitário, um quebra-molas e um muro. Nas áreas escolares, pedem uma quadra de esporte e academia destinada a crianças, jovens, adultos e idosos, aquisição de transporte escolar e disponibilidade de uma ambulância para atendimento de urgências. Afora isso, também pleiteiam assistência técnica para a atividade da pecuária de pequenos animais (avicultura, suinocultura e apicultura) e o cultivo da banana, que tem grande potencial na região.
A solenidade de apresentação do plano de ação contou com a participação do comitê da Área de Preservação Ambiental (APA) do Roncador, composto pelo poder público e sociedade civil representado por diversas instituições, como Sudema, Emater, Emepa, UFPB, Aesa, Cagepa, Polícia Florestal, Prefeituras de Borborema, Bananeiras e Pirpirituba, Sebrae, associações e sindicatos rurais, conselhos municipais e outros parceiros como Assembleia Legislativa da Paraíba, Cendac e PBTur.
Depois de feita a apresentação, foi entregue uma cópia do projeto para os prefeitos dos três municípios. Em nome de todos, o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, destacou a importância da iniciativa por entender que, das potencialidades da Cachoeira do Roncador, partem outras ações para toda a região.
O diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, também presente ao evento, falou sobre o trabalho coordenado pela equipe técnica, tendo à frente Hermano Araújo e Ivonalda Dantas. O diretor administrativo da empresa, Francionildo de Araújo (Peninha), compareceu ao evento, lembrando o incentivo do presidente Geovanni Medeiros para a realização deste projeto.
O coordenador do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), Arnaldo Júnior, e a representante da Sudema, Ane Falcão participaram do lançamento do projeto, que contou, ainda, com integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, cada um falando sobre o papel que desempenharão no plano de ação.
A definição das prioridades teve a participação de agricultores familiares beneficiários, as prefeituras municipais com suas secretarias, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), UFPB, Emater, igreja e associações rurais.
A Comunidade de Caruatá, em Borborema, localizada na APA, será contemplada com a construção de um poço artesiano e cisterna, posto de saúde, passagem molhada e sinalização da área, mata-burro e melhoria das estradas. Também apoio ao turismo rural, priorizando a construção de uma pousada como projeto de desenvolvimento comunitário, policiamento em tempo integral na APA do Roncador, e por fim, um centro de atividades múltiplas para funcionamento de associação comunitária, museu histórico, sede de recepção de turismo e ambiente para formação de jovens e adultos.
O diagnóstico da região foi elaborado por técnicos da Emater em cinco reuniões entre abril e junho deste ano. As metodologias utilizadas constituíram-se em mapas da comunidade e matrizes da produção e comercialização local, identificando-se os parceiros responsáveis pela execução coletiva do plano de ação. As duas comunidades foram contempladas com planos para serem desenvolvidos durante um ano, quando serão reavaliadas e repactuadas com a comunidade e os parceiros.
As ações estão em consonância com a legislação ambiental da APA, instituída pelo Decreto Estadual 27204 de janeiro de 2006, em conformidade com o Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC). No entorno da Cachoeira do Roncador tem área de 6.113 hectares com vegetação de Mata Atlântica, relevo irregular com serras e vales, ideal para o turismo rural.
MaisPB com SecomPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário