sábado, 22 de junho de 2013

Frio, chuva e noite mais longa do ano marcam início do inverno na Paraíba

Adendo do blog rafaelrag. Ontem, sexta-feira, 21, no primeiro dia da estação  do inverno, viajamos sempre  debaixo de chuva passando pelo Curimataú, brejo e agreste paraibanos.  Saímos da UFCG, campus Cuité, às 13h, com duas estudantes de Alagoa Grande, duas do sertão e chegamos em Alagoa Grande, às 14:30h, passando por Barra de Santa Rosa, Remígio e pela serra de Areia. Após deixar as duas conterrâneas e ficar alguns minutos seguimos viagem até Campina Grande, onde as outras duas estudantes do sertão desceram na rodoviária. Depois retornamos para Alagoa Grande com  Edivânia, babá  dos meus dois filhos Renan e Camille, chegando por volta da 20h.

Saída de Alagoa Grande para Campina Grande, passando pela cidade de Juarez Távora, ontem sexta, 21, às 15:40h.




Parque Solon de Lucena

O primeiro dia do inverno começou com chuvas acima da média no Litoral paraibano e temperaturas mais amenas a toda a Paraíba. A nova estação teve início às 2h04 de ontem,  sexta-feira (21).
De acordo com Marle Bandeira, meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), até o final de julho as temperaturas cairão quatro graus e a média ficará em torno de 25° no Litoral, Agreste e Brejo, um pouco abaixo da média histórica que é de 26,1 graus. Ela informou ainda que em alguns municípios, os termômetros devem baixar para até 14° C.
“No solstício de inverno, neste dia 21 de junho, em todo o Hemisfério Sul, o sol atinge a maior distância da Terra em relação à Linha do Equador, proporcionando a noite mais longa do ano, já que o sol se põe mais cedo. Estas são algumas das principais características desta estação: os dias mais curtos e as noites mais longas”, completou Marle Bandeira.
A meteorologista explicou ainda que apesar do calor sentido ao longo do dia, na região leste da Paraíba, o inverno diminuirá as temperaturas em até 10 graus durante as madrugadas. Isso porque, ao nível do mar, o ar aquece rápido durante o dia e esfria bastante durante a noite. Isso faz com que as diferenças de temperatura sejam maiores em baixas altitudes que em lugares altos.
De 1º de abril até às 9h de ontem, o acumulado de chuvas em João Pessoa, era de 383,4 milímetros, ou seja, 53 milímetros a mais que a média esperada para o período, e a expectativa é que também em julho, o volume seja superior a média de 330 mm. O prognóstico para o fim de semana no Estado é de pancadas de chuvas no Litoral, Agreste e Brejo. Já nas regiões do Sertão, Cariri e Curimataú, a incidência de chuvas está em declínio, o que é normal nesta época do ano, segundo a Aesa.
Açudes – Os 124 mananciais monitorados pela Aesa têm capacidade de acumular quase quatro bilhões de metros cúbicos de água. Nesta sexta-feira, 73 açudes estão com volume de água acima de 20% de sua capacidade total. Outros 35 estão com volume abaixo de 20% do total e a situação é crítica em 14 mananciais, com menos de 5% do volume. Além disso, um reservatório está sangrando. A relação detalhada pode ser acessada no portal www.aesa.pb.gov.br. Na página também é disponibilizada a previsão do tempo e temperatura com informações atualizadas a cada 12 horas. 
Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário