O
forró, assim como o samba, possui as mesmas raízes, ou seja, ambos se
originaram da mistura de influências africanas e européias. "Na música
nordestina, um toque indígena, uma pitada europeia, um tempero africano;
é só degustar..."já citava um dos especialistas no assunto.O batuque -
dança de roda com que os africanos mostravam a sua cultura - foi o
tronco principal no que diz respeito à formação da música popular no
Brasil. Dele surgiram diversas variações que se espalharam tanto em áreas
urbanas quanto rurais sob vários nomes e estilos próprios conforme a
região do país.
Origem da Palavra
A origem do forró é controversa. É certo que o ritmo nasceu no Nordeste e foi: apresentado ao Sul do país por Luiz Gonzaga nos anos 40. Mas quando, onde e como ele apareceu lá no sertão ainda é, de certo modo, um mistério que vem dividindo muitos estudiosos e músicos.
Origem da Palavra
A origem do forró é controversa. É certo que o ritmo nasceu no Nordeste e foi: apresentado ao Sul do país por Luiz Gonzaga nos anos 40. Mas quando, onde e como ele apareceu lá no sertão ainda é, de certo modo, um mistério que vem dividindo muitos estudiosos e músicos.
Há a versão
mais popular de sua origem, até transformada em canção por Geraldo
Azevedo em 82, (e relançada agora em sua coletânea Frutos e Raízes), For
All Para Todos: a de que o nome viria dos dizeres "For All" (em inglês
"para todos").
A frase vinha escrita nas
portas dos bailes promovidos pelos ingleses em Pernambuco, no início do
século, quando eles vieram para cá construir ferrovias. Se a placa
estivesse lá era sinal de que todos podiam entrar na festa, regada a
ritmos dançantes que prenunciavam o forró de hoje, essa era a versão
defendida por Luiz Gonzaga.
Nestes bailes tocavam todos os tipos de música e também o ritmo precursor do forró atual.
A
segunda versão é dada pelo historiador e pesquisador da cultura popular
Luís da Câmara Cascudo, que diz que a origem é o termo africano
"forrobodó", que significaria festa, bagunça.
Em
alguns povoados pequenos do país (como na Ilha Grande-RJ ou na Ilha do
Mel-PR) forró significa bailão popular ou arrasta pé, onde se dança de
tudo."Escrevi a música For All Para Todos, que foi título de um disco
meu, quando ouvi uma entrevista de Luiz Gonzaga e Sivuca na TV, na qual
eles contavam essa história da origem do forró", conta Geraldo Azevedo,
nascido num distrito de Petrolina, no sertão pernambucano, e com muitos
forrós compostos em seus 25 anos de carreira fonográfica.
Porém,
logo uma corrente contrária se manifestou: "Na época, houve protesto de
muitas pessoas", diz Geraldo. "O pesquisador Câmara Cascudo me escreveu
uma carta dizendo que a história de Gonzagão não tinha fundamento,pois a
palavra forró vinha de forrobodó, expressão que em dialeto africano
significa fresta, bagunça".
Gonzagão, o pioneiro !
Controvérsias à parte, quase todo mundo concorda que sem Luiz Gonzaga, o forró não estaria hoje aí nos bailes de todo o Brasil como a última moda musical.
Controvérsias à parte, quase todo mundo concorda que sem Luiz Gonzaga, o forró não estaria hoje aí nos bailes de todo o Brasil como a última moda musical.
O
Velho Lua nasceu em Exu, sertão pernambucano, em dezembro de 1912.
Filho do sanfoneiro Januário, que animava os bailes da cidade nos finais
de semana, desde pequeno ele tomou familiaridade com o instrumento. E,
em todos os lugares aonde ia, Gonzaga procurava experimentar o acordeon
ou a zabumba e estava sempre junto aos músicos. Depois de uma briga com a
mão, aos 18 anos, ele resolveu ganhar o mundo. Foi para o Ceará, onde
entrou para o Exército e virou cabo corneteiro. Dali andou mais um
pouco, chegou em São Paulo e, finalmente,fixou-se no Rio de Janeiro,
disposto a tentar carreira de músico no rádio.
Antes
de se inscrever no programa de Ary Barroso, em 1941, com a canção Vira e
Mexe, com a qual tiraria o primeiro prêmio e seria contratado pela
Rádio Nacional, ele tocou emprostíbulos e bares de pouca categoria. A
música nordestina de Luiz Gonzaga sofreu preconceito no início.
O
diretor artístico da rádio nacional não o deixava sequer usar o chapéu
de couro e a roupa de cangaceiro que fariam parte de seu visual durante
toda a carreira no futuro. Porém, mais ou menos como vem acontecendo
hoje em São Paulo e em outros centros, o forró foi conquistando o grande
público, deixando de ser só uma música para saudoso migrantes
nordestinos ou pessoas de 4 classe social inferior. E o modo poético
como Gonzagão cantava sua vivência dura de sertanejo, as tristezas e por
que não? As doçuras da vida nordestina tão esquecida pelo resto do
Brasil, foi entrando devagarzinho no coração de todo o país que, na
época, encantava-se mais com os musicais vindos de Hollywood.
Quase
sessenta anos depois, com a nova onda do forró, nada mais justo que ver
a música do Velho Lua, , ser presença obrigatória nas casas noturnas de
todo o país. E admirada por tantos adolescentes.
Algumas Ramificações do Forró
a) como dança e música: baião, xote, xaxado, coco, vanerão, quadrilhas juninas ...
b)
como música: forró malícia (principal representante é Genival Lacerda),
lambaforró, oxentemusic A primeira Música Consta como sendo "Baião"-
(1946) de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, porém podem haver gravações
anteriores.
Como Surgiram os Rítmos que Compõem o Forró:
O baião
ua
origem remonta ao século XIX, no nordeste do país, mas faltam
informações precisas para esse início. Segundo alguns, a palavra vem de "
baiano".O baião veio do lundu e era dançado em roda; um dos presentes
intimava os outros a dançar por meio de umbigadas e toques de
castanholas.
A popularização do ritmo se
deu mesmo a partir da década de 40, com Luiz Gonzaga, pernambucano que
veio para o Rio de Janeiro e gravou inúmeras músicas,que falavam do
cotidiano nordestino.
Esse tipo de baião
cantado sofreu influências de outros ritmos, como o samba e a conga. Nos
anos 70, Gil e Caetano com otropicalismo e o interesse em resgatar os
ritmos genuinamente brasileiros, deram nova força ao baião.
O xote
ritmo
de origem européia que surgiu dos salões aristocráticos da época
da Regência - final do séc XIX. Conhecido originalmente com o nome
schottisch, dominou no período do Segundo Reinado incorporando-se depois
às funções populares urbanas, passando a ficar conhecido como chótis e
finalmente xote. Saiu dos salões urbanos para incorporar-se às regiões
rurais, onde muitas vezes aparece com outras denominações.
O xaxado
o
nome provém do som que os sapatos faziam no chão ao se dançar; é uma
dança do agreste e sertão pernambucano, bailada somente por homens, que
remonta da década de 20. O acompanhamento era puramente vocal, melodia
simples, ritmo ligeiro, e letra agressiva e satírica. Tornou-se popular
pelos cangaceiros do grupo de Lampião.
O coco
dança
de roda do norte e nordeste do Brasil, fusão da musicalidade negra
e cabocla. Acredita-se que tenha nascido nas praias, daí a sua
designação. O ritmo sofreu várias alterações com o aparecimento do baião
nas caatingas e agreste. Como compositor que popularizou o ritmo
podemos citar Jackson do Pandeiro.
O vanerão
É
o forró dançado no sul do país. Caracteriza-se por ser uma dança em que
os pares giram pelo salão com imensa mobilidade e rapidez.
As
quadrilhas juninas: são de natureza rural, da tradição europeia, do
culto ao fogo, anteriores ao cristianismo. A Igreja Cristã adaptou a
festa de São João para absorver os cultos agrários pagãos. No Brasil a
festa é acompanhada de muita música e dança: a quadrilha (dança das
Cortes europeias), o baião, o xote entre outros.
Atualmente
o forró está sofrendo alterações em relação ao seu perfil original com o
surgimento de novos grupos musicais e o sucesso que está fazendo entre
os jovens. "A maioria destes grupos se formou após a febre da lambada, e
a música que eles fazem é chamada de lambaforró ou oxentemusic.A dança
também se modificou, assimilando passos da lambada (principalmente os
giros)"afirma Dominguinhos.
Fonte: Revista Forró Mania
Blog rafaelrag
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