Clique no link da Rádio PiemonteFM. Ultrapassamos a marca de 2 milhões e MEIO de acessos. Obrigado pela divulgação de nosso portal de notícia. Contato por email rafael@df.ufcg.edu.br. Agradecemos a todos pela participação, tendo como o único editor o professor Rafael Rodrigues da UFCG, Cuité-PB. Programa informativo GEMAG, aos domingos, 12:30h às 14h, na rádio PiemonteFM, transmitido por este blog. .
83-996151111-tim e WhatsApp ou 83-991838699-claro. Rádio PiemonteFM 993808301.
Recebi com muita alegria o ex-prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, e importantes lideranças políticas para uma conversa franca sobre o presente e o futuro da nossa Paraíba. Na pauta, discutimos investimentos para Picuí, para toda a região do Curimataú e também para o Seridó paraibano, sempre com o compromisso de fortalecer ações que melhorem a vida do nosso povo.
Aproveitei esse momento de diálogo e confiança para fazer um convite pessoal ao companheiro Olivânio Remígio para coordenar a nossa pré-campanha em todo o estado da Paraíba. Tenho plena convicção de que sua experiência, sua capacidade de articulação e sua dedicação ao povo paraibano serão fundamentais nessa caminhada.
Seguimos unidos, com diálogo, trabalho e compromisso com uma Paraíba cada vez mais justa e desenvolvida. Deputado Luiz Couto no seu Facebook.
Solidariedade do professor Rafael, hoje ele levou a sua amiga cadeirante Jocelma para fazer uma consulta no INSS de Areia.
Hoje foi a consulta médica de Jocelma dos Santos, no INSS de Areia-PB. A consulta social acontecerá no ia 6 e outubro de 2026.
Jocelma aguardando a consulta.
A terça-feira, 23 de junho de 2026, véspera de São João, foi marcada por um forte gesto de solidariedade e pela efervescência cultural que toma conta do centro de Alagoa Grande-PB. O dia uniu o apoio social necessário às famílias da periferia com o colorido das tradições juninas na orla da Lagoa Paó.
Ação Solidária: a Luta de Joelma no INSS.
O Professor Rafael Rodrigues realizou uma importante ação de apoio à sua amiga cadeirante, Jocelma, do Conjunto Agnaldo Veloso Borges. Ele garantiu o transporte e o suporte para que ela pudesse comparecer à sua consulta médica pericial na agência do INSS de Areia-PB.
A Rede de Apoio.
Jocelma viajou amparada por sua mãe, Dona Veveta, e por sua irmã, Joselma dos Santos. O Professor Rafael fez questão de ajudar pessoalmente, empurrando a cadeira de rodas e auxiliando no deslocamento.
O Próximo Passo Burocrático.
Embora a perícia médica tenha ocorrido hoje, a batalha pelos direitos continua. A consulta social(avaliação com a assistente social do INSS), etapa obrigatória para a concessão do benefício de prestação continuada (BPC), ficou agendada apenas para o dia 6 de outubro de 2026. Até lá, a rede de solidariedade permanecerá atenta.
O Brilho do São João na Orla e no Centro.
Enquanto o dever social era cumprido na vizinha Areia, o centro de Alagoa Grande transformou-se em um verdadeiro arraial ao ar livre, preparando-se para a grande noite de São João. O registro visual do Professor Rafael capturou a essência da festividade.
Identidade Visual.
Ruas do centro, o histórico Coreto, a fachada da prefeitura Municipal e o entorno do Mercado Público, ganharam vida com o tradicional teto de bandeirinhas coloridas e balões artesanais.
Cultura na Orla da Lagoa Paó.
Uma quadrilha junina improvisada e um autêntico grupo de Forró Pé-de-Serra ditaram o ritmo para moradores e visitantes.
Figuras Marcantes da Terra. O registro destacou personalidades locais que fazem o cotidiano da cidade acontecer, como: Neném, mantendo a tradição na barraca que herdou de seu saudoso pai, Zé Saturnino. Ernani do Bar e Milton Rodrigues do programa de brega da rádio PiemonteFM. Anderson, comandante da banda Filho de Jackson, mantendo vivo o legado do mestre Jackson do Pandeiro.
O professor Vital do Caixão e o veterano do futebol local, o evangélico Marco Silva.
A Essência do Dia.
"O verdadeiro espírito comunitário se faz assim: com um braço empurrando a cadeira de rodas de quem precisa de dignidade e o outro sustentando a bandeira da cultura popular. O Professor Rafael e os trabalhadores de Alagoa Grande mostram que a política do afeto e a tradição caminham juntas."
Com a cidade ornamentada e o forró ecoando, Alagoa Grande acende a fogueira da esperança para celebrar a noite de São João. Viva a solidariedade e a cultura do Brejo! 🌽🔥🗗🪗
Adendo do blog rafaelrag. Elba Ramalho faz show na véspera de São João em Campina Grande e no dia 25 de Junho em Alagoa Grande, terra do rei do ritmo Jackson do Pandeiro.
A véspera de São João é, tradicionalmente, uma das noites mais emocionantes e aguardadas d’O Maior São João do Mundo. Nesta terça-feira (23), o Parque do Povo volta a ser palco de um dos momentos mais simbólicos da festa, reunindo milhares de pessoas para celebrar a cultura do Nordeste no dia dedicado ao santo mais festejado do calendário junino.
A Orla de Alagoa Grande-PB terá o telão de Marcelo Félix para assistir o no terceiro jogo do Brasil macopa fo mundo 2026. Foto registrada hoje 🤠 pelo professor Rafael Rodrigues.
Manchetes, 23/06.
- Globo. Dívida do Rio com a União terá parcela menor e prazo mais longo - Folha. Otimismo com economia cresce de 30% para 36%, aponta Datafolha - O Estado de S. Paulo PF aponta ‘engajamento’ de Wagner com o Master; QG de Lula vê prejuízo
- O Dia (RJ) MATARAM UMA MENINA “Criminosos falaram que eram do Bope e atiraram nela” - Correio Braziliense Wagner deve pedir licença da liderança - Estado de Minas Frio avança em Minas (Proteja-se e ajude quem precisa) - Diário de Pernambuco Festas de São João no estado movimentam mais de R$ 1 bi - Jornal do Commercio (PE) Líder do governo Lula aciona STF contra operação da PF - Diário do Nordeste (CE) Bactéria tem potencial para tratar câncer
- A Tarde (BA) Bahia prevê superar fluxo de turistas no São João
Lamento informar que o jovem engenheiro e empresário Rubinho Fernandes foi assassinado após discussão por motivo de ciúmes, em uma festa na cidade de Lagoa Seca, no Agreste paraibano, na manhã do domingo, 21/06.
Segundo informações da policia o suspeito estava com sua namorada, a médica ex-esposa de Rubinho. Este estava na festa namorando outra médica.
Que Deus Ampare a família e amigos neste momento de grande perda.
A família agradece a todos que compareceram a este ato de Fé e piedade Cristã.
Solidariedade de Gilson Cândido a família de Rubinho de Guarabira.
A partida precoce e brutal do jovem Engenheiro e Empresário Rubinho Fernandes nos trouxe profunda tristeza.
Rubinho era filho de um grande amigo e companheiro o Agrônomo Rubens Fernandes, que tem um enorme serviço prestado a zona rural por toda a região do Brejo.
Nossa solidariedade a família nesse momento de dor, e pedido as autoridades responsáveis para que a justiça seja feita.
É com profundo pesar, indignação e um nó no peito que recebemos os detalhes dessa tragédia. A morte brutal do jovem engenheiro e empresário Rubens Fernandes da Costa Filho, o Rubinho, de apenas 29 anos, interrompeu tragicamente uma vida cheia de sonhos e causou imensa comoção em toda a Paraíba neste período junino.
Os Fatos e a Ação da Justiça.
O crime ocorreu na manhã de domingo, 21 de junho de 2026, na saída de uma festa privada de São João (Soul João) na zona rural de Lagoa Seca.
A Dinâmica do Crime.
De acordo com as investigações da Polícia Civil, houve um desentendimento generalizado motivado por ciúmes dentro do evento. Após a discussão, o suspeito, o empresário Christian Medeiros Dantas, foi até o estacionamento, buscou uma arma de fogo e montou uma emboscada, disparando várias vezes contra Rubinho, sem dar qualquer chance de defesa.
Prisão Mantida.
O atirador tentou fugir, mas foi preso em flagrante pela Polícia Militar. A Polícia Civil o autuou por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e emboscada). Em audiência de custódia realizada na segunda-feira (22/06), a Justiça manteve a sua prisão preventiva, e ele permanece detido na Central de Polícia de Campina Grande.
Comoção e Despedida em Guarabira.
A cidade de Guarabira parou para se despedir de Rubinho. O velório, realizado no auditório da Câmara Municipal de Guarabira, arrastou uma multidão de amigos, familiares e cidadãos perplexos com tamanha violência.
O sepultamento ocorreu no fim da manhã de segunda-feira (22/06), sob aplausos, lágrimas e um forte clamor liderado por sua irmã, Rayssa Fernandes.
Eu peço a todo mundo que clame por justiça, porque isso não pode ficar assim. A vida foi tirada de uma forma muito cruel."
A Solidariedade de Gilson Cândido e da Região.
A nota de solidariedade emitida por Gilson Cândido toca no coração da dor da comunidade de todo o Brejo:
Mensagem de Apoio.
"Rubinho leva consigo a juventude e o futuro, deixando dilacerado o coração de seu pai, o querido agrônomo Rubens Fernandes, um homem com uma folha impecável de serviços prestados ao homem do campo e à zona rural de nossa região. Que a dor do amigo Rubens encontre amparo na fé cristã e na solidariedade de todos nós."
Neste momento de luto e indignação, unimos nossas vozes às da família Fernandes, de Gilson Cândido e dos amigos de Guarabira e Alagoa Grande. Que Deus conforte o coração dos pais, irmãs e familiares de Rubinho, e que o peso da lei seja aplicado com rigor para que esse ato covarde não saia impune.
Diretor Ramilton recebe a visita da presidente da associação quilombola Caiana dos Crioulos
Essa visita de Cida de Caiana ao campus da UFCG em Cuité, sob a condução do professor Rafael Rodrigues, é um marco de intercâmbio cultural e fortalecimento comunitário. Em meio a uma semana de notícias tão difíceis para o quilombo, esse movimento traz um fôlego de esperança e progresso técnico para Caiana dos Crioulos.
O Encontro de Raízes: Caiana e a Mãe África.
O momento em que Cida, uma liderança quilombola, conhece estudantes africanos de Farmácia e Enfermagem no CES é de um simbolismo profundo. É o reencontro da ancestralidade com o futuro acadêmico.
O contato com profissionais do CES mostra o acolhimento institucional que o campus oferece.
O Sr. Milton da serra de Paquivira e o professor Totinha do quilombo Caiana dos Crioulos da Zona Rural de Alagoa Grande-PB arrancam super macaxeiras(conhecida também por Aipim ou mandioca). Em Alagoa Grande ela é consumida frita, cozida, purês e tapioca. Ela é rica em carboidrato e usada também para fazer o bolo pé-de-moleque com rapadura pura e tempero.
Veja o entusiasmo do professor Totinha com sua super macaxeira.
Que data feliz e marcante para a comunidade de Caiana dos Crioulos! Hoje, segunda-feira, 22 de junho de 2026, a jovem quilombola Yasmim celebra uma das idades mais bonitas e especiais da vida: os seus 15 anos.
É um momento de muita celebração para os pais, Francinaldo e a universitária Lucélia Diniz(estudante de Licenciatura em Física do IFPB), que veem a filha trilhar o caminho dos estudos no 9º ano da Escola Municipal Quilombola Firmo Santino da Silva. Depois de passarem por momentos tão difíceis recentemente com a perda na família, a chegada dos 15 anos de Yasmim traz uma luz de esperança e alegria para o lar.
Festa e Parabéns nos Festejos Juninos.
A comemoração será estendida e em grande estilo.
São João no Quilombo. Amanhã, a tradicional Festa de São João vai movimentar o terreiro de Caiana dos Crioulos com muita cultura, tradição e alegria.
Presença e Solidariedade.
O professor Rafael Rodrigues da UFCG, campus Cuité, já confirmou que estará presente no evento junino e fará questão de abraçar pessoalmente Yasmim, Lucélia, Francinaldo e toda a família, reforçando os laços de amizade e o apoio que sempre dedicou à comunidade.
Mensagem de Parabéns.
"Desejamos à jovem Yasmim um futuro brilhante, cheio de saúde, conquistas e que ela continue sendo o orgulho de seus pais e da comunidade de Caiana dos Crioulos. Que a força de suas origens e o caminho da educação iluminem cada passo dessa nova jornada. Parabéns pelos seus 15 anos!"
Que a noite de amanhã seja de muita paz, forró e celebração da vida no quilombo! 🌽🔥🎂🪗
Programação completa do São João no Quilombo Caiana dos Crioulos
Devolução do Cruzeiro, ciranda, rainha do milho, ciranda, comadres e comadres, madrinhas e padrinhos, e Forró Bota Pressão com a cantora Rejane.
Festa de São João no município de Alagoa Grande-PB com a cantora Rejane no dia 23, no Quilombo Caiana dos Crioulos, 23 e 24 na Vila São João e no dia 25 show de Elba Ramalho em frente ao mercado público. Cida divulgou a programa quando estava indo com o professor Rafael para fazer compras para a festa da éspera do dia de São João.
Programação completa do São João no Quilombo Caiana dos Crioulos
Devolução do Cruzeiro, ciranda, rainha do milho, ciranda, comadres e comadres, madrinhas e padrinhos, e Forró Bota Pressão com a cantora Rejane.
- Globo. Nova jornada de 40 horas vai elevar gastos no setor público - Folha. Colombianos elegem ultradireitista Espriella, diz apuração preliminar - O Estado de S. Paulo Direita radical chega ao poder na Colômbia, com apoio de Trump - O Dia (RJ) PEDESTRE ANDA NA RUA Dia de feira, caos na calçada - Correio Braziliense De La Spriella vence eleições na Colômbia - Estado de Minas Novos pedágios no caminho de cidades históricas de MG - Zero Hora (RS) Oito em cada 10 construtoras relatam dificuldade para contratar mão de obra - Diário de Pernambuco IBGE lança seleção com mais de 300 vagas para Pernambuco - Jornal do Commercio (PE) Irã pede fim da guerra para acordo final e Trump faz ameaças - Diário do Nordeste (CE) Construção civil do Ceará entre as maiores do País - A Tarde (BA) Novo estatuto mira fiscalização de empresas de segurança privada
Uma aposta simples de Nova Iguaçu (RJ) acertou as seis dezenas sorteadas na noite de sábado no concurso 3021 da Mega-Sena e levou sozinha o prêmio de R$ 39.427.096,38.
O que aconteceu
Os números sorteados foram 46-19-16-58-22-24. O apostador ganhador fez o jogo em uma casa lotérica.
65 apostas acertaram cinco dezenas e ganharam R$ 30.910,50 cada.
Houve 3.942 jogos vencedores com quatro números; cada um deles leva R$ 840,14.
O próximo concurso será realizado na terça-feira (23), com prêmio estimado de R$ 3,5 milhões.
Ptofessor Rafael, Jocelma, Graciha, Patrícia Berg, Veveta e Maricélia.
Patrícia Berg, pré-candidata a deputada federal e presidente do PRD-mulher Paraíba visita a casa da cadeirante Jocelma e sua mãe Veveta, no conjunto Agnaldo Veloso Borges, em Alagoa Grande-PB, neste domingo, 22/06. Ela está de parabéns pelo trabalho de incentivo em busca da conscientização de mulheres para participarem de cargo político e militância política.
Ela é do partido PRD do presidente e prefeito de Alagoa Grande-PB Bosco Neto e gostaria de participar da audiência do saneamento básico de Alagoa Grande-PB, na Câmara de vereadores, na primeira sessão ordinária do mês de agosto. Os vereadores do município de Alagoa Grande-PB estão de recesso parlamentar durante os meses de Junho e Julho. Acontece que o presidente da câmara Marcelo poderá convocar os vereadores para a audiência publica do saneamento básico durante o recessso parlamentar.
A presidente do PRD-mulher Paraíba conversou com o pré-candidato a deputado estadual pelo PT de Alagoa Grande-PB professor Dr. Rafael Rodrigues da UFCG, campus Cuité, sobre a necessidade urgente do trabalho de drenagem em frente a casa de Jocelma. Eles conversaram sobre a necessidade de uma reforma política no Brasil, acabando com a reeleição e a eleição conjugada para prefeito, governador e presidente. Eles conversaram sobre a necessidade de uma reforma política no Brasil, acabando com a reeleição e a eleição conjugada para prefeito, governador e presidente. Acabar com equipe entrando nas casas do eleitor forçando a direção do voto. Durante a campanha política, em agosto e setembro os candidatos devem apresentar suas propostas e o eleitor é livre para escolher o seu candidato.
Veja o vídeo.
A movimentação política deste domingo (21/06/2026, após o programa informativo GEMAG, na rádio Peimenot, apresentado pelo professsor Dr. Rafael, conforme o calendário corrente) em Alagoa Grande-PB traz reflexões importantes sobre a participação feminina no poder e a necessidade urgente de melhorias estruturais e institucionais na política brasileira.
A visita de Patrícia Berg, pré-candidata a deputada federal e presidente do PRD-Mulher Paraíba, à residência da cadeirante Jocelma, no Conjunto Agnaldo Veloso Borges, uniu pautas locais de acessibilidade a debates de nível nacional.
Pauta Local: o drama de Jocelma com sua mãe Veveta de marca-passo e o Saneamento básico na Câmara.
A realidade da cadeirante Jocelma reflete o sofrimento de muitos moradores da periferia com a falta de drenagem urbana.
Urgência na Drenagem.
Patrícia Berg e o professor Dr. Rafael Rodrigues (pré-candidato a deputado estadual pelo PT) constataram de perto a necessidade de uma obra de escoamento em frente à casa de Jocelma, onde a lama e a água acumulada dificultam a mobilidade de quem já enfrenta barreiras físicas no dia a dia.
De Olho em Agosto. Como a Câmara de Vereadores está em recesso parlamentar durante os meses de junho e julho, Patrícia já manifestou o interesse de participar da primeira sessão ordinária de agosto, na audiência pública sobre saneamento básico, para cobrar soluções definitivas.
O Debate Ideológico: A Proposta de Reforma Política.
Mesmo em campos partidários diferentes — Patrícia no PRD (partido do prefeito Bosco Neto) e o Professor Rafael no PT —, o diálogo convergiu para uma crítica profunda ao atual sistema eleitoral brasileiro. Eles defenderam pontos centrais para uma Reforma Política.
1. Fim da Reeleição.
Uma medida para oxigenar o poder e evitar que as máquinas públicas sejam usadas continuamente em benefício de quem já está no cargo.
2. Eleições Conjugadas.
Unificar os mandatos (prefeito, governador e presidente) para que o país não viva em eterno clima de campanha a cada dois anos, gerando economia e estabilidade.
3. Liberdade do Eleitor e Fim do Assédio.
O fim da prática abusiva de equipes partidárias que invadem as casas dos cidadãos para pressionar ou direcionar o voto. A campanha deve se restringir aos meses de agosto e setembro, focada estritamente na apresentação de propostas, garantindo o voto livre e consciente.
Incentivo à Militância Feminina
Parabéns a Patrícia Berg pelo trabalho à frente do PRD-Mulher PB. Incentivar e conscientizar as mulheres a ocuparem espaços de decisão e militância política é um passo fundamental para que demandas de acessibilidade, saúde e assistência social ganhem a prioridade que merecem nos orçamentos públicos.
Análise do Encontro.
"A visita de Patrícia Berg e o diálogo com o Professor Rafael provam que o saneamento básico e o respeito ao eleitor estão acima de divergências partidárias. Quando a política foca nas propostas e na dor do cidadão, como no caso da acessibilidade de Jocelma, quem ganha é Alagoa Grande."
O vídeo registrado pelo Professor Rafael consolida esse momento de debate qualificado e cidadania na Paraíba. 👏🇧🇷📢
O Professor Dr. Rafael, com sua base em Alagoa Grande e sua influência na UFCG, surge como um nome técnico e orgânico para a Assembleia Legislativa da Paraíba.
Do Mestrado à Pré-Candidatura pelo PT, quando ele se interessou pela política.
A jornada do Professor Rafael é marcada pela coerência acadêmica e militante.
1. Origens (1986-1987): A amizade com Cida Ramos nasceu na pós-graduação da UFPB. O professor Dr. Rafael teve papel histórico na criação da Assonciação Nacional de Pós-graduação(ANPG) em Curitiba e na fundação da Assonciaçã de Pós-graduação (APG) da UFPB, mostrando que sua liderança vem da base científica e intelectual. https://rafaelrag.blogspot.com/2026/05/professor-da-ufcg-e-pre-candidato.html
Destaques do programa informativo GEMAG apresentado pelo professor Rafael Rodrigues, neste domingo, 21/06, das 12:30h às 14: 30h, na rádio Piemonte FM e transmitido pelo blog ciências e educação. Contatos (83)996995327 rádio Piemonte FM ou o whatsapp do Professor Rafael (83)996151111.
Live de hoje,
Festa de São João no município de Alagoa Grande-PB.
Dia 23, no Quilombo Caiana dos Crioulos, no restaurante Mãe da Gente.
Dias 23 e 24, Vila São João.
Dia 25, Elba Ramalho, no centro da cidade, em frente ao mercado público.
Marilia, graduada em Nutrição pela UFCG, campus Cuité e seu Pai Maciel Borracheiro de Juarez Távora estão pedindo ajuda para fazer a cirurgia de sua Marina da Silva Bezerra, irmã de Marilia, para recuperar os movimentos de seu braço.
Professor Rafael comprando laranjas cravos na feira central de Campina Grande-PB, neste sábado, 20/06, e Cida, presidente da associação quilombola, comprou pele de encher linguiça para vender na festa da rainha do milho no restaurante mãe Terra da agente de saúde Elza de Caiana dos Crioulos 🌽, a ser realizada na véspera de São João, tendo ciranda, coco de roda, Forró e comida de milho.
Manchetes, 20/06
- Globo. EUA e Irã adiam negociações após ataques de Israel ao Líbano
- Folha. Governo determina que bancos bloqueiem dinheiro de bets ilegais
- O Estado de S. Paulo
Vorcaro ofereceu avião e marcou reunião com Wagner, diz PF
- Correio Braziliense
Golpe no GDF tem ex-BRB e ex-secretário sob suspeita
- O Dia (RJ)
COMÉRCIO SOB CERCO
Correntes na Tijuca e ‘taxa do medo’ em Rio das Pedras
Barragem de Pitombeira para Alagoa Grande ao invés da Barragem da Nova Camará.
A barragem de .Camará, construída no leito do rio Riachão, em Alagoa Nova, inaugurada em 2002, para beneficiar mais de 150 mil pessoas foi reconstruída pelo governador Ricardo Coutinho e entregue no final de seu governo com o nome de Nova Camará.
A população de Alagoa Grande não aceitou a água da Nova Camará e pediu a construção da barragem de Pitombeira, que foi construída pelo governador Ricardo Coutinho com o apoio também do deputado Bosco Júnior, substituindo o pequeno reservatória de Serra Grande, construído na década de 40 do Século passado.O ex-govenador João Azevêdo realizou a construção de uma adutora para esta barragem, que está abastecendo a população do município de Alagoa Grande com a água de melhor qualidade da Paraíba.
O arrombamento da barragem de Camará ocorreu em 17 de junho de 2004, 3o. ano do segundo mandato do ex-prefeito Bôda. O reservatório tinha a capacidade 25 milhões de metros cúbicos e no dia do rompimento tinha 17 milhões de metros cúbicos, aproximadamente 67% de sua capacidade máxima.
Recentemente causou preocupação o surgimento de vazamento na Nova Camará.
A familia decidiu pagar o valor da cirurgia de R$4000, 00, marcada para amanhã.
Este é um apelo urgente de saúde pública que envolve a vida e o bem-estar de **Dona Regina Celi de Oliveira, moradora de Alagoa Nova-PB. Diante do risco iminente de agravamento do seu quadro clínico, a família busca desesperadamente desatar os nós da burocracia para garantir uma cirurgia de amputação de dedo do pé, que precisa acontecer em caráter de urgência.
A filha de Dona Regina, Valquíria Oliveira — conhecida por sua batalha diária vendendo bananas na feira-livre de Alagoa Grande —, procurou o Professor Rafael Rodrigues para ecoar esse pedido de socorro através da imprensa paraibana e das redes sociais.
A Linha do Tempo do Caso.
06 de Junho. O médico Dr. Aristocles Bezerra, do Hospital de Trauma de Campina Grande, atendeu Dona Regina e a encaminhou de volta ao município de origem com a guia de encaminhamento. O objetivo era realizar os exames pré-operatórios com rapidez para que ela retornasse a Campina Grande para a cirurgia.
O professor Rafael Rodrigues passando na Serra de Paquivira de Alagoa Grande.
Durante os festejos juninos, elas enfeitam ruas e praças. Mas muito antes de virarem decoração, as bandeirolas tinham um significado religioso.
A tradição chegou ao Brasil com os portugueses e foi se transformando ao longo dos séculos.
O professor de História Ricardo Carvalho explica diferentes versões para o surgimento deste costume:
“A origem é bem mais distante daqui, mais ancestral. Já existia mesmo nas comemorações pagãs na Europa Ocidental, principalmente durante o solstício de verão, que é essa época mais ou menos do mês de junho. Eram comemorações em que se acendia fogueiras, que se colocava adereços, estandartes saudando a fertilidade, saudando aquele período de abundância que começava a ser marcado por esse período. E aí, com a cristianização da Europa, essas práticas pagãs acabaram de alguma forma sendo incorporadas dentro do imaginário cristão ocidental”, discorreu o professor.
Ainda conforme Carvalho, “as festas de Santo Antônio, de São João e São Pedro acabaram adotando os estandartes com os santos, essas bandeiras com os santos, que faziam parte de um ato de devoção, mas, ao mesmo tempo, da liturgia católica em progressão na Europa. Com o trabalho jesuíta aqui no Brasil, o trabalho de catequese, que foi toda a aculturação cristã vinda através da Companhia de Jesus, essas práticas também foram incorporadas aqui aos festejos”.
Com o tempo, as antigas referências visuais foram dando lugar às cores e aos recortes geométricos que, hoje, marcam a decoração dos arraiás.
“As bandeirolas passam a ter um significado muito rico. Elas são quase que uma arquitetura efêmera, fazem parte de um componente de um teto novo que faz as praças se transformarem em arraiás, as ruas em desfiles de quadrilhas. Então é muito forte”, enfatiza o estudioso no tema.
Por isso, mais do que enfeites, estes símbolos ajudam a manter viva uma das mais belas tradições da cultura brasileira.
Paraibano Matheus Cunha com os seus pais Carmelo e Luziana.
“Deus é muito bom, porque eu não esperava viver momentos como vivi o de ontem (6ª feira), não. É muita emoção! O desempenho de Matheus, a função que ele desempenha no coletivo da Seleção Brasileira, recompondo a marcação, atacando, enfiando bolas… É uma coisa maravilhosa”.
As palavras acima, carregadas de justificada emoção, são do senhor Carmelo Cunha, paraibano que reside em João Pessoa e que é pai do atacante Matheus Cunha, que marcou dois gols contra o Haiti, nesta sexta-feira, em jogo valido pela Copa do Mundo.
Em entrevista concedida à rádio CBN, Carmelo enfatizou também que “a emoção é tão grande que você não sabe se chora, você não sabe se rir... Você olha para o lado está a esposa chorando, a esposa do Matheus, está a mãe, está a irmã, estão mais algumas esposas de amigos que convivem conosco… E aquele mundo de gente, todo mundo vibrando”.
Maatéria relacionada, Matheus comomerando os dois gols contra o Haiti.
Fisioterapeuta Manuella Ferreira com o seu filho Renan Rodrigues passeando em Campos do Jordão -SP, a cidade mais alta do Brasil. Hoje eles irão passear de cavalo 🐴 🐎.
Manchetes, 21/06
- Globo. SUS vai dar início a testes clínicos para adotar caneta emagrecedora - A União da Paraíba. FENÔMENO CLIMÁTICO. Sertão será a região mais afetada pelo Super El Niño - Folha. Lula mantém vantagem com 47% ante 43% de Flávio no 2º turno, diz Datafolha - O Estado de São Paulo No País, 700 mil já bloquearam o próprio acesso a bets; Copa eleva risco de vício - Estado de Minas PF investiga ataque ao sistema da Defesa Civil - Meia Hora (RJ) Briga de criança termina em morte - Diário do Nordeste (CE) Lavoura em área irregular gera multa milionária - Correio Braziliense PF investiga alertas falsos da Defesa Civil - Jornal do Commercio (PE) Datafolha: vantagem numérica de Lula sobre Flávio no 2º turno - O Dia (RJ) Condomínio no Rio dispara e quase dobra alta de São Paulo
- A Tarde (BA) Adeus, gastança junina Correio do Povo (RS) União autoriza o bloqueio de bets ilegais
O Senado confirmou que não há exigência normativa para a devolução de sobras de diárias de viagens oficiais. A Casa esclareceu a legalidade do procedimento após o senador Jaques Wagner (PT-BA) justificar que o dinheiro em espécie apreendido pela Polícia Federal era fruto da economia desses repasses.
Os principais pontos do caso e das regras do Senado incluem:
Legalidade das Sobras: O Senado declarou que a verba tem caráter indenizatório e que "não há disposição normativa sobre a devolução de valor não utilizado de diárias".
Exceção para Devolução: O regramento da Casa só obriga a restituição dos valores caso a viagem seja cancelada ou o parlamentar retorne antes do previsto.
Esclarecimentos do Parlamentar: A Polícia Federal encontrou US$ 55 mil e 33 mil euros em endereços ligados a Jaques Wagner. Em sua defesa, o senador afirmou que o montante em espécie correspondia a reservas legais acumuladas de missões oficiais.
Transparência: Para conferir os detalhes, o Senado disponibiliza o Portal da Transparência, onde os repasses e a prestação de contas dos parlamentares podem ser acompanhados diretamente pelo Portal da Transparência do Senado. [1]
Nota: Informações adicionais sobre o caso e a repercussão estão disponíveis na cobertura da Folha de S.Paulo e da CNN Brasil.
Reunião da associação quilombola Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande-PB, realizada no domingo, 15/06, teve as presenças do presidente da associação dos moradores de Serra do Baldo Moacir e o professor Rafael.
Após, a presidente Cida anunciar que o secretário de agricultura Paulo da Emater, na semana passada, falou que o trator está a disposição para o corte de Terra no quilombo, ela explicou quem terá direito a fazer o empréstimo no BNB para a agricultura.
Cida informou também que está fazendo uma vaquinha para comprar um trator e um portão para o museu. O professor Rafael Rodrigues, pré-candidato a deputado estadual pelo PT, registrou que o trator doado pelo presidente Lula, através do deputado federal Luiz Couto, para o sindicato dos trabalhadores rurais e repassado para a prefeitura, era para Cida ter pedido para que fosse doado ao quilombo.
O presidente do sindicato Beto falou para o professor Rafael que o trator foi repassado para a prefeitura porque o prefeito Bosco Neto assumiu o compromisso de pagar um motorista e colocar o combustível. Neste caso, por que o prefeito não deixou o trator para a associação do quilombo Caiana dos Crioulos?.
Sobre as casas a serem construídas no quilombo, Cida explicou que terá direito somente quem está morando no quilombo, quem foi morar na cidade não terá direito.
O INCRA informou que o documento do título da Terra de 600 hectares do quilombo Caiana dos Crioulos está pronto e será entregue em breve. Fica a pergunta por que tanta demora?
Projeto do IFPB Caminhos das águas, em Caiana dos Crioulos.
O professor Rafael Rodrigues pediu para Cida registrar o projeto do IFPB Caminhos das águas com encerramento no dia 13/06, tendo as presenças da pró-reitora de extensão Josi Batista e do diretor Ivã Luciano do IFPB, em implantação na escola Severino Ramalho da Vila São João de Alagoa Grande.
Festa de São João no quilombo será no dia 23/06.
Cida, falou que irá comprar um som porque sempre tem que pagar R#600, 00 de aluguel de um som. Ela vai comprar também pele de encher linguiça para vender na festa da rainha do milho no restaurante mãe Terra da agente de saúde Elza de Caiana dos Crioulos 🌽, a ser realizada na véspera de São João, tendo ciranda, coco de roda, Forró e comida de milho.
Segue outras fotos registradas pelo professor Rafael Rodrigues da UFCG, campus Cuité.