quinta-feira, 4 de abril de 2024

Aula 16-23.2-Prática de Ensino II - Eletromagnetismo para a educação básica-Professor Rafael, nesta quinta, 4



Nesta Aula 16 da Prática de Ensino de Ciência da Natureza II, da UFCG-2023.2, nesta quinta-feira, 4 de abril, os estudantes devem fazer a descrição do Eletromagnetismo para a educação básica, apresentado por Francisco Huandson, bolsista do projeto de extensão sob a orientação do Professor Rafael Rodrigues.

A aula 14 foi a 1a. Avaliação desta disciplina.       
              A aula 15 de Prática de ensino de Ciência da Natureza II ... https://rafaelrag.blogspot.com/2024/03/aula-13-232-pratica-de-ensino-em_34.html?m=1

Inscrições abertas na OBF 2024.

O modelo de Kit de Eletromagnetismo para o Ensino Médio é bem conhecido, sendo registrado em alguns livros de experiências de Física, mas são poucos professores que utilizam para demonstrar os fenômenos eletromagnéticos em suas aulas. O estudante Francisco mostra nesta comunicação oral, que a montagem é fácil de fazer e, inclusive, utilizando o material de baixo custo. Ele poderia ter apresentado também as equações que governam o fenômeno. Em nosso projeto de extensão da UFCG 2017, primeiro é feito as demonstrações e em seguida apresentaremos a formulação matemática.
 

O  professor de Física Daniel, estudante do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité faz parte deste projeto como voluntário. .O professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), coordenador do projeto de extensão da UFCG, sob título aspectos matemáticos da Física no ensino médio do Curimataú paraibano, tendo como bolsista Francisco Huandson, estudante do curso de Licenciatura em Física divulgaram algumas dicas para as provas de Física do ENEM 2017, nesta escola estadual de nova Floresta.

O professor Rafael Rodrigues  destacou algumas questões de cinemática, dinâmica usando as leis de Newton, trabalho e energia. Ele explicou o movimento Harmônico simples do sistema massa-mola, trabalhando com a teoria e a prática fazendo parte de um todo.

O bolsista Huandson fez uma demonstração da aplicação da lei de Faraday, utilizando materiais de baixo custo, ele mostrou o motor elétrico funcionando. 

Diretora Voneide Medeiros recebeu o professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité) na escola estadual José Vitorino de Medeiros de Sossego-PB.

Veja um vídeo no laboratório de ciências desta escola.

No dia  28 de julho de 2017,  o professor Rafael Rodrigues, coordenador do projeto de extensão da UFCG, sob título aspectos matemáticos da Física no ensino médio do Curimataú paraibano,  e o bolsista Francisco Huandson divulgaram a inscrição da olimpíada brasileira de Física para escolas públicas, na escola estadual de ensino fundamental e médio José Vitorino de Medeiros, na cidade de Sossego-PB. 
Veja as sugestões para resolver a lista 6, no final desta postagem.    INSTRUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA II da UAFM-CES-UFCG.... Professor Rafael Rodrigues do curso de Licenciatura em Física de Cuité.
Blog rafaelrag

Um comentário: