domingo, 21 de abril de 2024

Curso de formação intitulado "Cotas Raciais e Heteroidentificação: Perspectivas para Atuação em Comissões de Validação"

\
Nesta foto, vemos Cida, residente da associação quilombola de Caiana dos Crioulos, professor Rafael(UFCG, campus Cuité)  e a agente de saúde, pré-candidata a vereadora Elza de Caiana, pelo PSB40. 

O professor Rafael irá participar desse minicurso sobre Cotas Raciais.

Divulgação do Curso de formação intitulado "Cotas Raciais e Heteroidentificação: Perspectivas para Atuação em Comissões de Validação"

Senhores,

Ao cumprimentá-los(as), por meio deste solicitamos vossos préstimos para a divulgação do curso de formação intitulado "Cotas Raciais e Heteroidentificação: Perspectivas para Atuação em Comissões de Validação" que estará sendo promovido pela Universidade Federal de Campina Grande.

Compreendendo a Política de Cotas como um importante instrumento social e normativo voltado para o acesso de estudantes negros, pardos e indígenas ao ensino superior e para a promoção do acesso à formação acadêmica qualificada e antirracista, o curso de formação intitulado "Cotas Raciais e Heteroidentificação: Perspectivas para Atuação em Comissões de Validação" visa construir uma trilha formativa direcionada a comunidade acadêmica e aos membros que compõem Comissões de Heteroidentificação e que realizam a Validação Complementar da Autodeclaração de estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI).

A construção, defesa e efetivação dessa importante política pública para democratização e diversidade nas instituições federais de ensino carece de atores antirracistas comprometidos, que se envolvam em sua aplicabilidade, que tenham consciência da importância de sua participação na Comunidade Acadêmica e nas Comissões e Comitês de Heteroidentificação, e que assim possam contribuir para o acolhimento e a participação desse público no ambiente universitário e no combate a possíveis fraudes.
Leia mais

Desse modo, os avaliadores envolvidos nesse processo precisam ter consciência dessa política, sua necessidade, seu objetivo, seu direcionamento, e precisam, acima de tudo, estar aliados à pauta e à luta antirracista. Esta proposta de formação busca contribuir para esse aprofundamento, promovendo encontros para debate, capacitação e letramento racial para os interessados em compor as Comissões de Validação Complementar PPI da UFCG ou de outras instituições.



Como participar:

Período de Inscrições: de 18/04/2024 a 02/05/2024

Como se inscrever: preenchendo o formulário: https://forms.gle/gDUwGpnTmZTzddbL6

Público-alvo: Comunidade Acadêmica da UFCG e Comunidade Externa

Vagas: Limitadas

Certificado: 20 horas



Organização: Kécia Vieira dos Santos - (A proposta deste curso advém de um projeto de intervenção submetido pela servidora ao Programa Ubuntu: Fortalecendo Potências no Setor Público, promovido pelo Vetor Brasil e Instituto Gesto).

Colaboradoras:
Rebeca Gomes de Menezes
Márcia Cybelle Santos Leite



Realização: COMPROV/UFCG



Programação:

1º Encontro (Virtual): A formação sócio-histórica brasileira e as heranças do racismo. (Previsto para 08/05/2024 - 14h às 18h)
2º Encontro (Virtual): Relações étnico-raciais no Brasil e os impactos sobre as populações negras e indígenas. (Previsto para 15/05/2024 - 14h às 18h)
3º Encontro (Virtual): “Cota não é esmola”: As ações afirmativas e a promoção do acesso à educação superior no Brasil. (Previsto para 22/05/2024 - 14h às 18h)
4º Encontro (Presencial – Campus Campina Grande): Cotas Raciais e Heteroidentificação: Perspectivas para atuação das comissões de validação PPI na Universidade Federal de Campina Grande. (Previsto para 05/06/2024 - 8h às 16h)

MATHEUS AUGUSTO DE BITTENCOURT PASQUALI

Presidente - COMPROV

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário