sexta-feira, 12 de abril de 2024

Aula 18-23.2-disciplina de Instrumentação I. Fluido-princípio de Arquimedes, professor Rafael, nesta sexta, 12 de abril

 

Neste vídeo vemos a aula 16 completa, iniciando pela frequência de um diapasão.  Na segunda metade começamos o estudo de fluido-princípio de Arquimedes,  que serve para medir a densidade de um sólido. Arquimedes aplicou pela primeira vez  para verificar  a densidade de uma coroa de um rei de sua época.

Dando continuidade as aulas de instrumentação I, ministradas pelo Professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), no período atrasado 2023.2 da UFCG,  nesta sexta-feira, 12 de abril, às 10h, sobre Hidrostática(Estática de Fluido), tendo teoria, exercícios e uma experiência para verificar o princípio de Arquimedes. Usaremos as seguintes grandezas físicas: Força, pressão, área, volume, altura e densidade.

As aulas desta disciplina estão disponíveis   no blog ciências e educação, portal  rafaelrag.






Arquimedes viveu em uma colônia Grega, em Siracusa, em Sicília, na Itália. Ele inventou a alavanca. Quando foi desafiado pelo rei de Cicília, para saber se a sua coroa era de ouro ou falsa. Arquimedes ao tomar banho em uma banheira de um banheiro público, encontrou a solução de medir a densidade da coroa do Rei e saiu gritando nas ruas sem roupa Eureka(encontrei).  

Princípio de Arquimedes

O empuxo, a força exercida em todo corpo total ou parcialmente submerso em um líquido, é igual ao peso do líquido deslocado(P_d=mg).

E=P_d=m_dg=𝞺_dV_d g

Com 𝞺_d a densidade do líquido deslocado, V_d o volume do líquido deslocado e a aceleração da gravidade local, no SI,  g=9,8m/s². Nesta aula, iremos propor uma experiência para medir a densidade de um sólido usando um o princípio de Aquimedes.  

A densidade do mercúrio(Hg) é 13,6 vezes maior do que a densidade da água. Por isso se usa Hg para para medir a pressão local, quem mediu pela primeira vez foi Torricelli, o discípulo de Galileu: 1atm=76cmHg=760mmHg, com atm sendo a abreviatura de pressão da atmosfera Terrestre. Note que até Galileu ainda não era conhecido uma técnica de medir a pressão.

Empuxo e o Dinamômetro


Parte da aula 15:  Princípio de Arquimedes

Na próxima aula utilizaremos o princípio da vazão, para determinar a aceleração da gravidade. 

Hoje, estudaremos o princípio de Arquimedes. 
O peso aparente é a tensão no fio segurando o carpo dentro d'água. Neste exemplo, P=10N e T=4N.

O empuxo torna-se:

E=P-T=10N-4N=6N.



 Veja como foi a última aula,

Kit para medir a Frequência do Diapasão,  nesta quarta-feira, 10 de abril, das 10h às 12h. Alguns atores definem a onda como uma perturbação oscilante. Podemos dizer que uma onda é um sinal que se propagada com uma velocidade definida. Não existe onda parada. Ela transporta energia e não transporta matéria. Classificação, quanto a sua natureza: onda mecânica precisa de um meio para se propagar e a onda eletromagnética se propaga em um meio e no vácuo.

  Até o momento, na disciplina de Instrumentação I-UFCG-2023.2, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues foram propostos  9 experimentos ... 

https://rafaelrag.blogspot.com/2024/04/aula-17-232-disciplina-de.html?m=1

Blog rafaelrag

2 comentários:

  1. Nome: Danilo Gonçalves Sousa
    Matrícula: 522110172
    Disciplina: INSTRUMENTAÇÃO EM CIEN NAT E SUAS TEC I
    OK!

    ResponderExcluir
  2. Nome: Carolina Felix Silva
    Matrícula: 522110120
    Disciplina: Instrumentação em Cien Nat e suas Tec l
    Ok.

    ResponderExcluir