domingo, 24 de fevereiro de 2019

Programa de Música Erudita apresentado por Professor Klebber Dias, neste domingo, 24

De Klebber Maux Dias:

Sinta-se convidado para o CCIV DOMINGO SINFÔNICO, aos dias 24 / II / 2019, a partir de 22h às 00h.

Em João Pessoa/PB sintonize AM 1.110 ou FM 105,5. Em outra cidade acesse pelo aplicativo ou pelo Google.

http://radiotabajara.pb.gov.br

É um programa que apresento aos domingos. Faço uma análise musical, comento o contexto histórico da peça erudita, a vida do compositor e suas influências e contribuições para com a estética. Valorizo também os interpretes e regentes.

Nesta edição,
vamos conhecer o pianista Hummel e suas peças. Irei comentar sobre o seu Classicismo (século XVIII) e Romantismo (século XIX), também sobre sua forma sonata.

JOHANN  NEPOMUK  HUMMEL (Austro-Húngaro / Pressburg, 1778 – 1837).

HUMMEL conviveu numa época de revoluções, de guerras e de transformações sociais geradas pelas novas ideias filosóficas do iluminismo e do socialismo. Essas ideias influenciaram a arte, a ciência e a filosofia política. Hummel,  neste contexto histórico, estendeu a forma sonata do classicismo do século XVIII e do início do romantismo do século XIX; também apesentou uma elegante moderação e prudência, a fim de exprimir a beleza da subjetividade humana e de compreender a sensibilidade do homem pelo próprio homem. Hummel, através do seu pensamento musical, contemplou a unidade e a harmonia do universo através de suas próprias leis naturais.

Sobre HUMMEL:

HUMMEL foi um virtuoso pianista. Compôs intensamente para o piano - apesar de nunca ter escrito sinfonias. Ele teve uma grande produção para peças de concertos, óperas, sonatas e peças de câmara.

HUMMEL, aos oito anos de idade, iniciou aulas com o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) por dois anos, e, aos nove anos, se apresentava nos recitais para interpretar as peças de Mozart. Depois desta temporada de aulas com Mozart, o pai de Hummel o levou em uma turnê europeia, e ao chegar em Londres, ele recebeu aulas - por quatro anos - com o italiano Muzio Clementi (1752 - 1832). Aos dezesseis anos, Hummel foi para Viena estudar com os austríacos Joseph Haydn (1732 - 1809) e Johann Georg Albrechtsberger (1736 – 1809), e com o italiano Antonio Salieri (1750 – 1825).

HUMMEL, aos 26 anos de idade, se tornou diretor musical e mestre de capela na Côrte de Eisenstadt. Em 1813, de forma intensa, ele se apresentou em vários países e ocupou importantes cargos como diretor musical em várias orquestras alemãs. Neste período, Hummel fortaleceu suas duas grandes amizades desde sua juventude, foram os românticos alemães: Ludwig van Beethoven (1770 – 1827); e o poeta Johann Wolfgang von Goethe (1749 – 1832).

HUMMEL absorveu as teses do filósofo alemão e idealista Johann Gottlieb Fichte (1762 - 1814), também dos românticos alemães Friedrich Schlegel (1772 - 1829) e Georg Philipp Friedrich von Hardenberge - conhecido como Novalis (1772 - 1801). Hummel foi influenciado pelas teses do estoicismo do filósofo grego Epicuro (341 a.C. - 270 a.C.), uma dessas teses é de buscar os prazeres de forma moderada e estabelecer uma limitação para com os desejos humanos, a fim de atingir um estado de prudência para se libertar dos medos para aliviar o sofrimento humano.

HUMMEL, em 1828, na Alemanha, aos 50 anos de idade, publicou o livro Um Curso Teórico e Prático Completo de Instrução Sobre a Arte de Tocar o Piano. Este livro influenciou várias gerações de talentosos pianistas e determinou a técnica de tocar piano do século XIX. Entre esses pianistas está o húngaro Franz Listz (1811 – 1886). Este livro teve a ajuda do seu amigo e pianista austríaco Carl Czerny (1791 - 1857), que transferiu sua técnica de tocar piano para Hummel - Czerny tinha aprendido com Beethoven.
Leia mais

HUMMEL foi um dos primeiros artistas a iniciar uma campanha na Europa para exigir os direitos autorais, com a finalidade de combater a pirataria intelectual. Em 1832, aos 54 anos de idade, com problemas de saúde e, após a morte do amigo Goethe, em março de 1832, Hummel teve menos contato com os círculos intelectuais e, como resultado, assumiu uma aposentadoria até o seu falecimento em 1837.

AGUARDO CRÍTICAS E SUGESTÕES.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário