quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Deficiência de vitamina D pode aumentar risco de depressão

São muitos os estudos que correlacionam a deficiência de vitamina D com depressão, um dos mais recentes mostra que A falta de vitamina D pode aumentar em até 75% o risco de depressão em pessoas mais velhas, de acordo com a publicação do Journal of Post-Acute e Long-Term Care Medicine. A equipe reuniu 3.965 pessoas com mais de 50 anos que participaram do Estudo Longitudinal de Envelhecimento da Irlanda (TILDA, na sigla em inglês). Os participantes realizaram uma avaliação inicial para coleta de dados; a segunda avaliação aconteceu após dois anos e a terceira, depois de quatro anos. 
Leia mais

Ao final deste período, os pesquisadores notaram que 400 indivíduos haviam desenvolvido depressão; para aqueles com deficiência de vitamina D o risco foi 5% maior, mesmo depois de excluir outros fatores de risco, como doenças crônicas, nível de atividade física e doença cardiovascular. A substância também é importante para evitar doenças ósseas e musculares.
A melhor forma de obter a vitamina D é a exposição ao sol (em tempo e horários do dia recomendados), mas alguns alimentos como salmão, sardinha, queijo, gema de ovo e bife de fígado, são boas fontes também. Visto isso é importante realizar exame sanguíneo periodicamente ao menos de 6 em 6 meses e procurar um profissional capacitado para melhor orientá-lo(a).
Poliana Ludgério
Bacharel em Nutrição, Pós graduada em Nutrição Esportiva, atua em atendimento clínico e esportivo com consultórios nas cidades de João Pessoa e Araruna - PB
Acesse o Instagram do Notícia Extra
Leia as notícias mais acessadas do Brasil e do Mundo http://www.noticiaextra.com/.
(Extra)
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário