domingo, 5 de agosto de 2018

Professor espera apoio para Seminário Para a Igualdade Racial em Campina

                                                     Foto: ascom
O professor e atuante do movimento negro de Campina Grande, Jair Negune (foto), falou em entrevista para a rádio Panorâmica sobre a realização do sétimo Seminário para a Igualdade Racial que estará acontecendo este mês.

O seminário reunirá 27 palestrantes em 10 escolas da rede estadual de ensino (UEPB, UFCG, de Campina Grande, e município de Gurinhém) e começará no dia 13 de Agosto as 8h da manhã com uma apresentação do cantor Dido Voxon e com a presença de Jailson, um desenhista que está produzindo um painel com as homenageadas da edição.

Todo ano o evento homenageia alguma personalidade negra, tendo Maria Caroline de Jesus, Arnaldo França Xavier, os mártires da revolta dos búzios e este ano as homenagens serão destinadas para a socióloga Marielle Franco que foi assassinada em 2018 e para a ativista Wangari Maathai, a primeira mulher africana a receber o Nobel da Paz.

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira, vindo de Brasília, estará em Campina no dia 13 para debater o tema “Cotas para negros e índios na graduação e pós-graduação” ao lado de Erivaldo Oliveira, do reitor Rangel Junior e do professor Nelson Junior.

Além dos debates, mesas redondas e palestras, entre os dias 15 e 16 de Agosto serão oferecidos na Central de Integração Acadêmica da UEPB também quatro mini-cursos para professores e comunidade acadêmica, ofertados totalmente de graça.

Os temas serão “Histórias de Mulheres Negras que contribuíram para o progresso científico e intelectual da humanidade”, “Ciência e tecnologia dos povos africanos na formação social e histórica do Brasil”, “Candomblé, Identidade Racial e Residência Negra na diáspora” e “Métodos e técnicas pedagógicas de valorização da história da África e valorização da cultura afro-brasileira no currículo escolar”.

Jair declarou que o evento não tem recebido nenhum tipo de apoio do Governo do Estado nem da Prefeitura Municipal de Campina Grande.
Leia mais

– É uma pena que o secretário de cultura Jóia Germano não tenha a percepção de ajuda. Já dei umas cinco viagens na Secretaria de Cultura da Prefeitura de Campina Grande e até agora não consegui o cachê do Dido Voxon que fará diversas apresentações no Seminário. – declarou Jair, fazendo um apelo para a Secult e para os órgãos da Prefeitura Municipal de Campina Grande que possem viabilizar auxílios.

O Seminário conta com apoio da Aduepb, Adufcg, Procult da Uepba, Pró-reitoria de extensão da Uepb, Livraria Nobel e o Projeto Social Crianças do Gueto.

A programação será gratuita e as inscrições serão feitas na Pró-reitoria de Cultura da UEPB, no Museu dos Três Pandeiros ou no Centro Artístico da UEPB. A inscrição poderá ser feita no dia também.
(Paraibaonline)

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário