domingo, 22 de julho de 2018

No próximo dia 27 de Julho ocorrerá um Eclipse Lunar

Olha para o Céu meu amor. 
 Planeta Vênus, visto da estação ciência, em 17 de julho de 2018 

Estamos registrando a semana espetacular  do alinhamento dos planetas com a Lua. O professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité)   registrou algumas fotos utilizando o seu celular,  ontem, 17 de julho,  com o seu filho Renan, na estação ciência, na barreia de Cabo Branco, em João Pessoa. 


Hoje, ele   registrará em Alagoa Grande, amanhã  em Recife. Na sexta-feira, 20 de julho,  o professor Rafael fotografará em salvador, quando ainda  estará acontecendo também o alinhamento dos planetas. Este fenômeno aconteceu pela última vez, em 1940.
O planeta Mercúrio se põem no início da noite, em seguida Marte, Saturno e Júpter, o maior de todos eles. A Terra fica entre os planetas Vênus e Marte. Este  tem uma temperatura com possibilidade de ser encontrado um Marciano, o que ainda não aconteceu. Vênus está próximo de Mercúrio e tem uma temperatura muto alta.   O planeta Mercúrio é o mais próximo do sol e por isso tem uma temperatura muito alta.

 O professor Rafael Rodrigues está indo para Salvador-BA porque ele irá ministrar um mini-curso sobre mecânica quântica, durante o II encontro de Física e Química da UESB, campus Itapetinga, de 23 a 27 de julho.



Para que ocorra um eclipse, Terra, Lua e Sol devem estar alinhados. Dependendo da ordem, o resultado é um eclipse solar (com a Lua entre o Sol e a Terra) ou lunar (a Terra entre o Sol e a Lua). Os eclipses podem ser totais, parciais ou penumbrais. O eclipse lunar total ocorre quando o satélite penetra completamente a zona de sombra projetada pela Terra. O parcial, quando apenas parte da Lua é obscurecida. O penumbral, acontece quando a Lua passa pela região de transição entre luz e sombra, com a Terra interceptando apenas uma parte dos raios solares.


No próximo dia 27 de julho, acontecerá um elipse Lunar e poderá ser visto de onde você estiver no planeta terra. Este fenômeno ocorre quando a a sombra da terra impede de vermos a Lua. e   O eclipse lunar que ocorrerá na próxima sexta-feira, 27, será o mais longo do século XXI. 

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário