segunda-feira, 16 de julho de 2018

Correção no Email para a submissão de proposta de mini-curso do II FISMAT, na UFCG, campus Cuité


Nesta foto vemos o diretor José Justino da UFCG, campus Cuité e o professor Rafael Rodrigues, registrada no último dia 12 de julho. Ele está dando total apoio a realização do II encontro de Física e Matemática (FISMAT).

O e-mail correto para submissão de minicurso/oficina no II FISMAT, edição  2018 é o seguinte: fismat.minicurso@gmail.com, o resumo dever ser colocado no formulário. Abaixo segue um modelo.




As propostas devem ser enviadas até dia 20 de julho. Todos recebem uma confirmação imediata do e-mail. 

Cordialmente,

Prof. Dra. Célia Maria Rufino Franco
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Centro de Educação e Saúde - CES
Unidade Acadêmica de Física e Matemática - UAFM
Olho D'Agua da Bica S/N, Cuité - PB
CEP: 58175-000, (83) 3372-1900

Veja as fotos da última reunião da unidade acadêmica-UAFM, realizada na quinta-feira, 12 d julho, às 14h.















II ENCONTRO DE FÍSICA E MATEMÁTICA
02 a 04 de outubro de 2018

TEMA
PROMOVENDO A EDUCAÇÃO E A CIDADANIA A PARTIR DOS CONHECIMENTOS EM FÍSICA E MATEMÁTICA

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE MINICURSOS/OFICINAS/SIMILARES


DOCENTE PROPONENTE:

Rafael de Lima Rodrigues
E-MAIL: rafael@df.ufcg.edu.br
CELULAR: 83-996151111



ATIVIDADE:    MINICURSO (  x  )        OFICINA (     )       OUTRO (NOME):

TÍTULO DA PROPOSTA
Estados Coerentes via Álgebra de Wigner-Heisenberg em mecânica quântica


HORÁRIO (escolha uma opção de turno)

NÚMERO MÁXIMOS DE PARTICIPANTES
DIURNO (   ):  QUA/ 08h – 10h  e QUI / 08h – 10h

NOTURNO (   ): QUA/ 20h – 22h  e QUI / 18:30h – 20:30h




RESUMO DA PROPOSTA
Na primeira parte deste minicurso, investigaremos a eficácia da técnica algébrica de Wigner-Heisenberg (WH) em mecânica quântica não-relativística na resolução espectral. A álgebra de Heisenberg envolve os operadores Hamiltoniano  H, através das seguintes relações d comutação  [H,a-]= -a- , [H, a+]=+a- e [a- , a+]=1. Esta é devido a relação de comutação canônica da mecânica quântica [x, p]=iЋ imposta na descrição de Schrödinger da mecânica quântica (1926), com i sendo o número complexo, isto é, i2=-1.  A constante de Planck h=6,67x10-34J.s, unidade de energia vezes o tempo(Jaule vezes segundo) dividida por 2π é igual a h-cortado, isto é, Ћ =h/ 2π . Os operadores  escadas de abaixamento (a-) e levantamento (a+) são combinações lineares dos operadores de posição e  momento linear.
Mostraremos que podemos obter uma representação da álgebra  de supersimetria (SUSY) em termos dos operadores escadas da álgebra WH. A álgebra WH é uma generalização da álgebra de Heisenberg, proposta por Wigner(1950), ao responder a  seguinte        questão: será que partindo das equações de movimento chegaremos a relação canônica da mecânica quântica do comutador entre os operadores de posição e  momento linear? Ao aplicar para o oscilador harmônico, Wigner chegou a uma generalização da  álgebra de Heisenberg, [a- , a+]=1+cR, sendo R o operador que anticomuta com os operadores escadas, sendo  denominada de álgebra WH ou álgebra R-deformada. 

Na segunda parte, aplicaremos a  técnica algébrica de Wigner-Heisenberg para a  construção de estados coerentes para sistemas de osciladores  quânticos tridimensionais R. de Lima Rodrigues, Janbunatha Jayaraman e Arvind Narayan Vaidya, J. of Physics A: Mathematical and General, 32, 6643, 1999.



Blog rafaelrag



Nenhum comentário:

Postar um comentário