O professor Rafael de Lima Rodrigues, do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité, ministrará o minicurso Técnicas Algébricas de SUSY e Wigner-Heisenberg em Mecânica Quântica, de 25 a 26 de julho durante o II Encontro de Química e Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Itapetinga.
II
Encontro de Química e Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
(UESB), Campus Itapetinga, de 24 a 27 de julho.
Minicurso
Técnicas Algébricas de SUSY e Wigner-Heisenberg em Mecânica Quântica
Rafael
de Lima Rodrigues
(UFCG,
campus Cuité-PB)
Dias:
25 e 26 de Julho de 2018 Carga
horária: 8h
Hora
de ambos dias quarta-feira e quinta-feira:
das
16h às 18h e das 20:30h às 22:30h
Quarta-feira,
25 de julho: SUSY em mecânica quântica e Novos e Potenciais Solúveis Exatamente
Em
teoria de campos a supersimetria (SUSY) é uma transformação que relaciona as
partículas bosônicas e fermiônicas em um único multipleto. Em mecânica ela
relaciona os estados quânticos que descreve as partículas elementares, devido a
analogia com a álgebra SUSY em teoria de campos dizemos que existe uma
supersimetria em mecânica quântica.
Apresentaremos um minicurso introdutório, divido em duas partes, abordando
os aspectos teóricos da mecânica
quântica supersimétrica e da técnica algébrica de Wigner-Heisenberg, sem levar
em consideração a relatividade de Einstein. Na primeira parte, mostraremos a
eficácia da técnica algébrica da SUSY para resolver a equação de Schrödinger,
que governa a mecânica quântica não-relativística. Analisaremos os dois métodos
engenhosos da aplicação da SUSY através de uma hierarquia de hamiltonianos desenvolvido
por Sukumar (1985), para potenciais exatamente solúveis em
mecânica quântica, e da generalização
dos operadores de abaixamento e levantamento dos níveis de energia proposta por
Balantekin (1998), para potenciais quânticos
invariantes de forma.
Quinta-feira,
26 de julho: Álgebra de Wigner-Heisenberg em mecânica quântica
Na
segunda parte, investigaremos a eficácia da técnica algébrica de Wigner-Heisenberg
(WH) em mecânica quântica não-relativística na resolução espectral e na dedução
dos estados coerentes. A álgebra WH é uma generalização da álgebra de Heisenberg,
proposta por Wigner(1950), ao responder a seguinte questão:
será que partindo das equações de movimento chegaremos a relação canônica da
mecânica quântica do comutador entre os operadores de posição e de momento
linear? Ao aplicar para o oscilador harmônico Wigner chegou a uma generalização
dos operadores escada da álgebra de Heisenberg, que hoje é denominada de álgebra
WH.
Ambas
técnicas algébricas de SUSY e WH são álgebras graduadas de Lie. Mostraremos que
podemos obter uma representação da álgebra SUSY em termos dos operadores escadas da álgebra
WH.
O
autor deste minicurso tem aplicado também ambas técnicas algébricas para sistemas
quânticos relativísticos, em três dimensões, cujas referências serão indicadas,
a quem interessar, durante as aulas.
Programação do II Encontro de Química e Física da
UESB
*Programação sujeita a
alteração.
24 de julho (terça-feira)
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17:00
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Credenciamento
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18:30
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Cerimônia de Abertura - Auditório Juvino Oliveira
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19:00
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Palestra
1: “O papel do Químico e do Físico no desenvolvimento de tecnologias e
desenvolvimento do país em um contexto de crise” - Profa. Dra. Cristina
Quintella (UFBA)
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20:30
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Abertura Cultural
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25 de julho (quarta-feira).
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.8:00
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Minicursos 1
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.15:00
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Oficinas para alunos de Ensino
Médio
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.15:00
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Minicursos 2
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18:30
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Mesa Redonda 1: “Os cursos de
Química e Física no contexto da Reforma do Ensino Médio” - Participantes:
Profa. Dra. Daisi Chapani (UESB) e Prof. MSc. Rafael Moreira (UFRB)
Auditório
Juvino Oliveira
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20:00
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Coffee break
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20:30
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Minicurso 2 (Continuação)
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26 de julho (quita-feira)
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.8:00
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Minicursos Grupo 1
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.15:00
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Oficinas para alunos de Ensino
Médio
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.15:00
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Minicursos Grupo 2
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18:30
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Mesa
Redonda 2: “A inserção e as condições de trabalho de profissionais de Química
e Física no contexto político atual” - Participantes: Conselho Regional de
Químicab(7ª região) e outro a confirmar
Auditório
Juvino Oliveira
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20:00
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Coffee break
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20:30
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Minicurso 2 (Continuação)
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27 de julho (sexta-feira)
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18:30
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Apresentação dos pôsteres – Hall da Biblioteca
Regina Célia Ferreira Silva
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19:00
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Apresentação Oral de
Trabalhos
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20:00
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Palestra 2: “As Ciências no
contexto social, político e econômico atual” (título a confirmar) – Palestrante
a Confirmar.
Auditório Juvino Oliveira
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21:30
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Cultural de Encerramento
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Observação:
·
A
Inscrição da direito a escolha de dois minicursos de grupos de minicursos
distintos conforme organização abaixo:
Minicursos Grupo 1
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1
a 5
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Minicursos Grupo 2
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6 a 10
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Obs.: Programação sujeita a alteração.
Minicurso 1: Microcanais
Fabricados sob Superfície de Nanotubos de Carbonos Verticalmente Alinhados e
Funcionalizados a Plasma de Oxigênio e a
Laser de CO2.
Profª. Dra. Sandra Cristina Ramos – UESB
Dispositivos microfluídicos são
formados por canais que permitem o fluxo de líquidos em escala nano ou de
microlitros. Atualmente, a tecnologia de dispositivos microfluídicos é
utilizada nas áreas da Química, Biologia, Medicina e Engenharias, com uma
proposta de aplicação para redução de custo das análises. Além desses, existem
sistemas que permitem a condução de líquidos a sistemas ainda menores, como
sistemas utilizados para detecção de moléculas em sistemas biológicos, ou para
detecção de analitos com concentrações em partes por bilhão. Interesses nestes
dispositivos nano e microfluídicos aumentaram com a grande viabilidade de
materiais poliméricos, tais como os nanotubos de carbono (NTC) e grafenos,
devido as suas dimensões e propriedades para condução capilar de líquidos,
sendo amplamente empregados como sensores eletroquímicos, para reconhecimento
de enzimas específicas, proteínas e DNA. Visando algumas destas aplicações,
apresenta-se microcanais sob a superfície de NTCs com dimensões na ordem de 1
cm de comprimento e 240 μm de largura (outras dimensões poderão ser
confeccionadas). A fabricação dos microcanais e a efetiva condução de liquido
por efeito capilar deu-se por um controle da molhabilidade deste material. Este
controle foi alcançado após aplicação de duas técnicas experimentais, a de
plasma de oxigênio e a laser de CO2. A primeira conferiu
característica de superhidrofilicidade a toda superfície de NTC enquanto a
segunda conferiu característica de superhidrofobicidade. Desta forma, pela
irradiação a laser de CO2 sob a superfície superhidrofílica
fabricou-se os microcanais superhidrofóbico. A irradiação a laser foi
devidamente controlada em termos de intensidade da irradiação para preservar a
estrutura física e química dos NTCs. Após a fabricação dos microcanais
examinou-se a condução capilar feita por 3 μ litro de água, o que ocorreu
instantaneamente. A rápida fluidez da água dentro dos microcanais fornece um
subsídio para estudo de dispositivos microfluıdicos fabricados apenas com
nanotubos de carbono com uma grande potencialidade de aplicação.
Minicurso 2: Introdução à
Microscopia Avançada: Microscopias Eletrônica, e por Sonda.
Prof. Dr. Luis Nieto González – UESB
Neste minicurso, abordaremos os
princípios básicos para o entendimento das principais técnicas de microscopia
avançada da atualidade. Especificamente a Microscopia Eletrônica (TEM, HRTEM,
SEM, e LVSEM) e Microscopia por Sonda (AFM, STM, e VTM) Incluindo o analise
químico a topografia de superfícies. Vantagens e desvantagens das diferentes
técnicas e suas principais utilidades. O minicurso abordará as questões
teóricas numa primeira parte, e posteriormente contará também com atividades
práticas nos equipamentos; fundamentalmente o nosso SEM. Considerando que a
maior parte dos participantes serão estudantes, o conteúdo teórico será
simplificado e didático.
Minicurso 3: Cálculo de Propriedades em Isotopômeros de
Sistemas Moleculares
Profª. Dra.Cristina Porto Gonçalves – DCET- UESB
Os
cálculos sistemáticos de estrutura molecular são realizados utilizando a
separação dos movimentos eletrônico e nuclear. Durante a solução do problema
eletrônico, os núcleos atômicos são mantidos fixos, utilizando a aproximação
Born-Oppenheimer. Nesse estágio, a distinção isotópica não é possível. C. P.
Gonçalves e colaboradores (C. P. Gonçalves e J. R. Mohallem, J. Comp. Chem. 25
(2004) 1736) desenvolveram uma metodologia que permite abordar o problema
isotópico em moléculas já no cálculo eletrônico. Baseado nessa abordagem,
estudamos propriedades de grande interesse teórico, experimental e tecnológico
em átomos e moléculas especiais. Pois, ao levarmos em conta o caráter finito
das massas nucleares já nos cálculos eletrônico de moléculas, nos deparamos com
efeitos pouco conhecidos por serem muito pequenos, e pouco estudados devido às
dificuldades. Por isso, propomos estudar e calcular estes pequenos efeitos ou
propriedades devido ao efeito isotópico em moléculas, em diferentes abordagens
de estrutura eletrônica e em diferentes níveis de qualidade.
Minicurso 4: Extração de Óleos Essenciais e
Formulação de Biorrepelentes.
Profª. Dra. Milena
Duarte Lima – DCEN- UESB
O minicurso terá parte teórica e prática
com extração de óleos essenciais pelo
método de
hidrodestilação, em aparelho tipo Clevenger. Preparo de extratos
vegetais com
atividade repelente de insetos e ação calmante. Formulação de
biorrepelente
natural.
Minicurso
5:A
Química Bioinorgânica dos Elementos de Transição
Prof. Msc. Ernani Lacerda – IFBA
O minicurso objetiva
discutir a participação de elementos de transição e seus compostos nos
principais processos biológicos e de que forma a presença desses elementos na
constituição de biomoléculas influencia em sua reatividade
Minicurso 6: Ensino de Química para Alunos com Deficiência Visual: Desafios e
Possibilidades
Prof. Dr. João
Batista Moura de Resende Filho - IFPB
Com o
advento da denominada Educação Inclusiva, que teve como marco inicial a
Declaração de Salamanca em 1994, uma mudança de paradigmas começou a ocorrer nas
instituições de ensino de todo o mundo. Os professores encontram em suas salas alunos
com as mais diferentes características e necessidades educacionais, o que, por
sua vez, suscita o desenvolvimento e a utilização de novos métodos e técnicas
de ensino, o uso de novos materiais didáticos que venham a atender às
necessidades educacionais desses alunos. Delimitando nosso universo ao ensino
de Química para alunos com deficiência visual (DV), podemos questionar como
ensinar essa Ciência a esses alunos quando a maioria das metodologias e
recursos de ensino usados são predominantemente visuais? Considerando,
portanto, esse questionamento, o
presente minicurso tem por
objetivo possibilitar a disseminação e a construção do conhecimento de
ferramentas e técnicas de ensino que possibilitem o acesso de alunos DV ao
conhecimento químico. Embasado em diversos trabalhos publicados a nível
nacional e internacional na área de Estratégias Inclusivas no Ensino de Química,
esse minicurso irá apresentar e debater sobre ideias concernentes às técnicas necessárias
ao professor de Química para trabalhar com alunos DV em sala de aula, assim
como ao desenvolvimento de recursos didáticos que visam possibilitar a compreensão,
por parte dos alunos DV, de determinados conhecimentos químicos.
Minicurso 7: Teoria de Grupos: Uma Ferramenta para Construir e Interpretar Diagramas
de Orbitais Moleculares
Prof. Dr. Kleber Queiroz
Ferreira - UFBA
Discussão da aplicação da teoria de grupo para confecção e interpretação
de Diagramas de Orbitais Moleculares: entendendo o comportamento ácido/base de
Lewis e comportamento redox. Ao final do minicurso o aluno deverá ser capaz de
usar a teoria de grupos para construir qualitativamente e interpretar Diagramas
de Orbitais Moleculares, visando entender o comportamento ácido/base de Lewis e
comportamento redox de espécies químicas.
Minicurso 8: Leitura Dialógica nas
aulas de Ciências
Prof. Msc. Olívia
Maria Bastos Costa - UEFS
Neste minicurso discutiremos a importância da
leitura e do diálogo na sala de aula; apresentando como referencial teórico a
aprendizagem dialógica, seus fundamentos, características, benefícios para o
processo de ensino-aprendizagem e algumas práticas pedagógicas baseadas neste
tipo de aprendizagem; daremos ênfase nos estudos com tertúlias literárias
dialógicas, conceituando-as e trazendo exemplos de como podem ser trabalhadas
nas aulas de Ciências.
Minicurso 9: Técnicas Algébricas
de SUSY e Wigner-Heisenberg em Mecânica Quântica
Prof.Dr. Rafael Lima Rodrigues- UFCG
Minicurso 10: Redes Neurais Aplicada
a Química Analítica
Prof. Dr. Erik Galvão Paranhos
O cérebro humano é considerado o mais
fascinante processador baseado em carbono existente, sendo composto por
aproximadamente 10 bilhões neurônios que estão conectados uns aos outros
através de sinapses, e juntos formam uma grande rede, chamada REDE NEURAL. Neste
contexto, as redes neurais artificiais são modelos computacionais-matemáticos
inspirados no funcionamento de células neurais biológicas que procuram
aproximar o processamento dos computadores ao cérebro. Mapas auto-organizáveis
(SOM) são um tipo de rede neural. Os SOM’s também podem usar o modelo de
Kohonen, produzindo um mapeamento topológico e localização ideal de um número
fixo de vetores em um espaço de entrada de alta dimensionalidade, o que
facilita compressão de dados. Neste curso será introduzido o Mapa auto
organizável de Kohonen como estratégia não supervisionada em Química Analítica,
onde a princípio, não há informação inicial sobre os grupos, permitindo seu uso
como ferramenta de análise de cluster, viabilizando a inferência sobre as
tendências relativas à formação de grupos com base em características
estatísticas das amostras.
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