quinta-feira, 4 de maio de 2017

MARCHA PELA CIÊNCIA EM RECIFE


A Marcha pela Ciência em Recife, aconteceu no dia 22/04/2017, das 14h às 17h, no Recife Antigo tendo sido realizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Regional PE, que estimou entre 200 a 250 pessoas durante todo o evento. 

A Marcha contou com o apoio e participação de várias Instituições de Ensino e Pesquisa, tais como, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Regional da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Espaço Ciência, Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco (AEP-PE), Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (ADUFERPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), etc., além do grupo do Projeto SBPC Vai à Escola e alunos de graduação e pós-graduação.



Durante a concentração do evento no Marco Zero, foram distribuídos folders explicativos sobre a Marcha e representantes institucionais fizeram uso da palavra. 

Leia mais

Em seguida a palavra foi franqueada ao público presente. Durante as falas destacaram-se os apelos da população e da comunidade científica para a conscientização dos dirigentes, tomadores de decisão, na formulação de políticas públicas que valorizem a pesquisa científica, o meio ambiente, e melhorem o orçamento federal em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e Educação, de modo a garantir a continuidade de diversas pesquisas no país, tendo em vista que em 2010 o orçamento em CT&I era da ordem 8,8 bilhões de reais, caindo para 2,8 bilhões em 2017. 

Foi esclarecido a todos da importância da participação de Recife nesse evento mundial, junto das 610 Marchas Satélites no Mundo, e junto das 25 em todo o Brasil, pertinentemente escolhido no dia 22/04, Dia Internacional da Terra.



Às 16h, aconteceu a Marcha pelas ruas do Recife Antigo até a Praça da República na frente do Palácio do Governo de Pernambuco. Ao final da Marcha, após a dispersão, parte dos participantes posaram para um registro fotográfico, em frente ao Baobá na Praça da República. 

A SBPC Regional PE agradece a todos parceiros pela colaboração na organização e realização do evento, bem como o apoio na segurança ao evento efetuado pela Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) e pela Secretaria de Segurança Urbana (Prefeitura do Recife - PCR).



Esse link disponibiliza fotos e vídeos do evento Marcha para Ciência. Pedimos a quem tirou alguma foto ou gravou algum vídeo que faça o upload nessa pasta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário