segunda-feira, 4 de julho de 2016

Caminhos do Frio 2016, no Brejo da PB, abertura na cidade de Areia, nesta segunda, 4

Roteiro Caminhos do Frio 2016 começa em Areia e encerra na Terra de Jackson do Pandeiro, Alagoa Grande, dia 4 de setembro.

Nove municípios recebem a programação.

Paraibano Chico César é uma das atrações do Caminhos do Frio (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
O Caminhos do Frio 2016 vai acontecer de 4 de julho a 4 de setembro em nove municípios do Brejo paraibano. Entre as atrações, estão Chico César, Renata Arruda, Beto Brito e Asssisão.

O roteiro aproveita o clima frio da Serra da Borborema, localizada a uma altitude de 550m, com uma programação diversificada com música, teatro, gastronomia e trilhas ecológicas.

A primeira cidade a receber o roteiro é Areia, de 4 a 10 de julho. A abertura será no Colégio Santa Rita. O tema do evento no município é "Frio, cachaça e arte". No município, a programação do Caminhos do Frio envolve feira de artesanato, feira gastronômica, oficinas, lançamento de disco, apresentações de espetáculos teatrais e de grupos de dança, trilhas ecológicas e shows musicais. O destaque fica para o show do Sexteto Potiguar de Natal, no dia 8 de julho, e de Mira Maya e In the Mood Hard Blues, no dia 9 de julho.

Em seguida, a programação acontece em Pilões, de 11 a 17 de julho, sob o tema "Flores, cultura e arte". Na cidade, o evento conta com feira gastronômica, oficinas, apresentações de teatro, dança e quadrilhas juninas, caminhadas ecológicas. Nos dois últimos dias do evento no município, em 16 e 17 de julho, também haverá shows de Adeilton Vieira e Banda, Forrozão Asa Branca e Fernando Show e do Trio Asa Branca em conjunto com o cordelista Baraúna.
                                         Beto Brito se apresenta em Remígio

Remígio realiza sua programação de 18 a 24 de julho, com o tema "Cultura e agroecologia na Serra". Entre as atrações, durante a semana, acontecem feiras gastronômicas, exibição de curtas e filmes, oficinas, palestras, apresentações de teatro e dança, trilha agroecológica, encontro de bandas e fanfarras e encontro de trios de forró. No sábado, dia 23 de julho, acontecem os shows de Beto Brito e Niedson Lua, e no dia 24 de julho, se apresentam Chico César e Assisão.
Leia mais

Sandra Belê se apresenta em Bananeiras no dia
13 de agosto (Foto: Fabi Veloso)
Solânea recebe o roteiro de 25 a 31 de julho. O tema do evento é "Memorial de fé, arte e cultura". Entre as atividades, estão oficinas, apresentação de teatro de bonecos, mostra de cinema, sarau cultural, desfile de moda, workshop, exposições de artes plásticas e mostra de dança. Os shows começam na quinta-feira, 28 de julho, com a apresentação de Jackson Envenenado. No dia 29 de julho, haverá o show de Beauty Box e Renata Arruda. No sábado, 30 de julho, se apresentam Eduardo Araújo e Marina Elali.
A quinta cidade é Serraria, que tem programação de 1º a 7 de agosto. O tema no município é "Natureza, seresta e engenhos". Um dos destaques do evento no município é o show de calouros, que acontece de 2 a 4 de agosto. Também são realizadas oficinas, apresentações de grupos folclóricos e repentistas, trilha ecológica e a apresentação de Fernando Show, Hilton Moura, Carlos Alexandre Júnior, Tinho, Sandro e Tércio, GG Bismark, Maike José, Os 3 do Xamego e Curió Forró Caboclo.
Matinhas tem o tema "Laranja, arte e cultura", com programação de 15 a 21 de agosto. Entre os destaques da programação, estão a realização de oficinas, visitas a laranjais, encontro de agricultores familiares com exposição de produtos, encontro de mulheres artesãs, exibição de filmes, trilhas ecológicas, apresentações culturais, passeio ciclístico e shows de Jackson Envenenado e Banda Fofinho do Acordeon.
A próxima cidade do roteiro é Alagoa Nova, com o tema "Festival da galinha e da cachaça". A programação vai de 22 a 28 de agosto. Durante a semana, o evento promove no município uma série de cursos de artesanato, agricultura e gastronomia, em três lugares distintos da cidade. Também serão realizadas oficinas de teatro e técnicas vocais, com Suzy Lopes e Liss Albuquerque, respectivamente. Na programação, também haverá apresentações culturais, de teatro e musicais, porém os artistas a se apresentarem no municipio não foram divulgados até as 9h desta quarta-feira (15).
O roteiro chega ao fim em Alagoa Grande, de 29 de agosto a 4 de setembro. O tema do município é "Rota cultura Jackson do Pandeiro". Fazem parte da programação do Caminhos do Frio na cidade as mostras de teatro estudantil, apresentações de espetáculos, oficinas de dança e corpo e memória, lançamento de livros e revistas, exibição de curtas, trilha ecológica de bicicleta, festival de dança, workshop de teatro e shows das bandas Corte da Lagoa, Som do Porto, Pirueta em Roda de Samba, Forró do Auge e Interfônica.


O presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Sergirson Silvestre, explicou que a programação foi definida em comum acordo com todos os prefeitos, buscando dar destaque às atrações culturais de cada cidade. Silvestre disse que o atual momento econômico vivido pelo país fez com que os gestores buscassem alternativas para realizar o evento. “Sabemos da importância do Caminhos do Frio para o desenvolvimento de nossa região. Hoje, a Rota Cultural é o principal produto turístico da região e por isso foi importante essa parceria entre todos os gestores envolvidos”, declarou.

Blog rafaelrag


Nenhum comentário:

Postar um comentário