segunda-feira, 25 de julho de 2016

RETROSPECTIVA DA UFPB-UAB-MRS EM ALAGOA GRANDE 2010-2016

O Polo Manuel Rodrigues da Silva da universidade aberta do Brasil, em Alagoa Grande-PB, iniciou suas atividades em 9 de agosto de 2010
 

O município de Alagoa Grande comemora 151 anos de emancipação politica. Parabéns.

Após sua aula inaugural, no dia 09 de agosto, na gestão do ex-prefeito Bosco Júnior e o secretário d educação Marcus Alves, iniciou o funcionamento do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Alagoa Grande-PB, com as aulas presenciais dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas e Ciências Naturais, cada turma tinha professores das redes públicas de Ensino e estudantes concluintes do ensino médio. Em março de 2011, a UFPB  autorizou mais dois  novos cursos de Licenciaturas em Matemática e Ciências Agrárias. Em 2014, o polo MRS ganhou mais dois novos cursos de graduação da UFPB:  Letras Espanhol e Computação.  Atualmente são nove cursos de graduação de qualidade da UFPB, na modalidade semi-presencial.



Universidade Aberta do Brasil (UAB)

A inauguração da UAB/UFPB (Universidade Aberta do Brasil com cursos de graduação da UFPB), em Alagoa Grande, foi realizada numa segunda-feira, dia 9 de agosto de 2010. O gestor João Bosco Carneiro Júnior resgatou este instrumento de educação.

Muitos conterrâneos prestigiaram o maior evento da educação de Alagoa Grande. Estiveram presentes alunos da UAB, o Prefeito Bosco Júnior, o secretário de educação Marcus Alves, O Coordenador Geral da UFPB – Professor Lucídio, o Coordenador Adjunto da UFPB – Professor Edson e a Tutora de Biologia Juliana, secretário de educação Marcus Alves, escritor Guedes, entre outros. O público presente foi diversificado, vereadores, empresários, comerciantes, estudantes, professores e funcionários.
O Prefeito Bosco Júnior, disse que só foi possível esta realização porque o Professor Rafael Rodrigues prestou muitas informações importantes e que ele sempre insistiu no sonho.

O prefeito disse também, que só conseguiu a Universidade para Alagoa Grande, porque se comprometeu com o MEC e a UFPB em comprar todo equipamento e móveis, e, principalmente,  na manutenção do prédio.
Na ocasião, o Professor Rafael Rodrigues foi homenageado com uma placa de honra ao mérito.

Alagoa Grande ganhou, enfim, a sua universidade.

O polo da UAB fica localizado no complexo do CAIC, no Conjunto CEHAP I, oferecendo vários cursos a população da região.

Desde 2012, com a aprovação do requerimento do vereador Fabiano Luz  e sancionado pelo gestor, o polo passou a ser denominado de Manuel Rodrigues da Silva (MRS), pai do professor Rafael. 
 
Gildênia Cabral de Alagoa Grande aprovada para Licenciatura em Matemática, chegando no polo acompanhada de seu esposo Guimualdo.
 O estudante desta modalidade de ensino tem várias vantagens: recebe um livro de cada disciplina escrito por um professor da UFPB, faz o seu horário de visita no polo, onde tem um laboratório de informática a sua disposição e a coordenadora Roseane Palmeiras. O foco do curso ao invés de ser a turma é o estudante, que recebe atividades para desenvolver todas as semanas, etc.  

O prefeito na época, João Bosco Carneiro Júnior  ficou muito feliz também  com a notícia da tutora selecionado para o curso de Ciências Biológicas, ser a professora alagoagrandense Jacinta Rodrigues. 
 Ela foi a primeira colocada na seleção do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade à distância, para o polo MRS da UAB.

Entrega dos diplomas aos 16 formandos do Período 2015.2 no polo MRS-UFPB


O polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) iniciou em 9 de agosto de 2010, com 3 cursos de graduação da UFPB, atualmente  está funcionando com 9 da UFPB e um do IFPB.  Após a  formatura de 16 novos concluintes, do período 2015.2 e 14 concluintes no período 2016.1,  agora totaliza 57 profissionais qualificados que concluíram os seus cursos no polo MRS do sistema da universidade aberta do Brasil (UAB), em Alagoa Grande.  A solenidade de entrega dos diplomas período 2015.2,  aconteceu no auditório da Creche do CAIC na tarde e noite de quarta-feira, 22, às 16:35h.
São 320 estudantes ativos nos 9  cursos da UFPB  e 17 para na única turma do curso de Bacharelado em Administração do IFPB.
A mesa de solenidade foi composta por Josicleide Barbosa, representando a secretária de educação do município, escritor Guedes, professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité), coordenadora Roseane Palmeiras e tutores do polo MRS-UAB.
 O professor Guto Ferreira coordenou a cerimônia de entrega dos diplomas, que em seguida foi oferecido um lanche com comidas típicas do São João.
 
Leia mais
O polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) UFPB se alegra com o sucesso e o crescimento de cada um dos que por aqui já passaram e dos que ainda estão na luta. Parabéns aos concluintes. Afirmou a tutora  Maria Elaine, que participou do cerimonial. O escritor Guedes doou um exemplar de seu último livro para cada concluinte.
  
A coordenadora do polo MRS Roseane Palmeiras agradeceu a presença de todos e fez uma bela homenagem aos concluintes do período 2015.2: Clodomárcio Silva Genuíno, Betânia, Georgiana Pontes, Renolda Carla Montenegro, Francisco Chaves, Lurdenise Cardoso; período 2016.1: Jocelyn Rocha, Caique Carlos, Silva Genuino, entre outros.

O advogado e engenheiro Agrônomo, Martinho Ramalho de Melo enviou a seguinte mensagem: Também me associo as homenagens extensivo aos filhos e filhas dos conterrâneos que estão terminando curso superior. Parabéns ao prof. Rafael que já faz parte da história da criação do Polo da Universidade Aberta em Alagoa Grande como primeiro dirigente. Vamos lutar pela expansão do polo e pela criação de uma sede própria com a doação do terreno pela prefeitura.




Mensagem da graduanda da UFPB, no polo MRS, Fátima Araújo. Parabéns a equipe pela cerimônia e organização.



Foi com muito alegria que participei ao lado do escritor Guedes e dos demais presentes, deste importante momento na formação profissional dos 16 concluintes em cursos de graduação de qualidade no polo MRS-UFPB Virtual do período 2015.2. Parabéns, agora é a vez de buscar o aperfeiçoamento através de uma pós-graduação. Afirmou o professor Rafael Rodrigues.


Novos Tutores
 
  Professor Rafael com o tutor Fábio Marques, na 1a. 
   Semana de Ciências e Tecnologia do polo MRS-UAB 2011

Os tutores presenciais são classificados através de um processo de seleção. Em 2014, o  polo estava   funcionando com um curso de graduação  do IFPB,  9 cursos de graduação e um de pós-graduação da UFPB Virtual.  14 tutores, Fábio Marques e Vanlex de Matemática, Kilma Barbosa, Edinalva e Isabel de  pedagogia,  Gustavo (Guto) Letras-Português, Fabiana de Letras-Libras, Eliane de Ciências Naturais, Vitor e Kalina de Ciências Biológicas, Natali e Rayani de Ciências Agrárias, Marcos Aurelio de Administração Pública e  Vamberto Luis (Vambertinho) de Computação, sob a coordenação da professora Roseana Palmeiras,  com uma auxiliar de biblioteca, Gorete, duas secretárias Camila e Patrícia, uma auxiliar de serviço Lourdenise. 



Atualmente, há 5 tutores, no polo MRS-UAB, que ainda funciona em uma parte do CAIC. A tutora Fabiana de Letras-Libras, Vambertinho de Computação, Elaine de Pedagogia, Patrícia de ciências biológicas, Marcus do curos de Administração e Josinaldo de ciências agrárias.

Ingresso no polo MRS

O ingresso pode ser através de editais de transferências de outras instituições, graduados e processo seletivo. A Coordenação de Escolaridade da UFPB, (Codesc), divulgou o  Processo Seletivo – de 2010 a 2013 para ingresso nos cursos de graduação no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, modalidade de educação a distância.  O último processo de seleção ocorreu em 2014, o  ingresso dos candidatos foi através do ENEM 2014. Depois o MEC suspendeu e até o momento,  não autorizou novas vagas para a UFPB virtual.
 
 Coordenadores do Polo
  
O professor Rafael Rodrigues foi convidado pelo prefeito municipal da época João Bosco Carneiro Júnior para dar continuidade ao seu projeto da instalação do polo, que havia sido aprovado pelo MEC desde a UAB I (primeiro edital da UAB). O Professor  Rafael ficou sendo voluntário de agosto de 2010 até janeiro de 2011, sem receber a bolsa no valor de R$1.100,00 porque a prefeitura não enviou a lista tríplice com os três nomes para a UFPB escolher o coordenador.

O prof. Rafael tornou-se  coordenador oficial do polo UAB-UFPB, em Alagoa Grande,  somente de fevereiro a agosto de 2011.  Com a demora da prefeitura de indicar a nova lista tríplice para o MEC fazer o processo seletivo para escolher  o novo coordenador, o  polo ficou sem coordenador oficial e devido principalmente, a pequenas pendências estruturais, por isso, o MEC  decidiu não fazer o vestibular 2012 em Alagoa Grande, prejudicando os estudantes, não tivendo acesso em 2013.

Assim que a lista tríplice foi enviada, a professora Roseana Palmeiras, natural de Alagoa Nova,  foi a selecionada e está até hoje,  como  coordenadora do polo MRS, ela vem atuando com dedicação exclusiva  desde o início de 2012, sendo a segunda coordenadora.  Antes ela era tutora presencial  do curso de Pedagogia do polo MRS.

COLABORADORES
 
No início, o polo da UFPB-UAB de Alagoa Grande tinha uma AUXILIAR  bibliotecária, Edivania Rodrigues Guedes, duas secretárias, Paula Bernardo do Vale, de segunda-feira a sexta-feira pela manhã e tarde e Sandra da Luz, trabalhando durante a semana, no turno da noite, e no sábado, pela manhã .  Tinha sido selecionadas duas tutoras presenciais, Juliana para o Curso de Licenciatura em Biologia e Michele para o curso de  Ciências Naturais e o coordenador voluntário, Professor Rafael Rodrigues.

A primeira tutora do polo, Juliana dos Anjos Coutinho, que participou da aula Inaugural, informou que somente 3 alunos do Curso de Ciências  Biológicas não participaram assiduamente  e os que faltaram a primeira parte da avaliação,  tiveram a oportunidade de reposição conforme calendário exposto na plataforma, informou também que a aula presencial era realizada em João Pessoa e a prefeitura municipal disponibilizou o transporte para os alunos, beneficiando os 39 alunos do Curso de Ciências Biológicas.
 
Teve também, desde o início, o apoio do técnico em informática com experiência em educação a distância, Martim Guimarães Batista Filho, indicado pelo professor Rafael. Martim  instalou os 24 computadores modernos utilizando uma plataforma open source, com internet e fazendo o acompanhamento local, juntamente com os tutores para o melhor uso dos estudantes dessa plataforma.

Estes micro-computadores com monitor LCD foram adquiridos com recursos próprios da prefeitura municipal de Alagoa Grande para garantir o funcionamento do polo, enquanto não chegava os equipamentos doados pelo MEC.


FESTA DE FORMATURA DAS PRIMEIRAS TURMAS DE CONCLUINTE DA UFPB DO POLO MANUEL RODRIGUES DA SILVA EM ALAGOA GRANDE
 
A festa de formatura das  primeiras turmas do polo MRS-UFPB de Alagoa Grande foi bastante prestigiada, aconteceu no BNB Club, no dia 13 de setembro de 2014. 
Além dos homenageados compareceram ao evento Silvana Filgueira, gestora do CNPq, prof. Dr. Hamilcar Filgueira do departamento de engenharia Civil da UFPB, ambos filhos do ex-prefeito Delis Filgueira (em memória) de Alagoa Grande, Roseana Palmeiras (coordenadora do polo MRS-UAB), prof. Dr. Rafael Rodrigues (primeiro coordenador do polo MRS-UAB),   
ex-prefeito Bosco Júnior (autorizou o início das atividades do polo MRS, em sua gestão), acompanhado de sua esposa Raquel, historiador José Avelar, Serginho, professora Renolda e família. Compareceram também o professor Marcus Alves e família, Damásio de Alagoinha, professor Dedinha de Juarez Távora, Doda, José Soares Bezerra de Guarabira, Nal Barriga com esposa, os filhos Erico e Erica, Nascimento, entre outros.

Vimos com muito entusiasmo os concluintes,  com torcidas organizadas vindas das cidades de Queimadas, Campina  Grande, Juarez Távora, Guarabira, Alagoinha, entre outras. Foi uma bela festa, depois de ser servido um jantar, cada concluinte cantou uma música no palco, com direito a torcida organizada.  
 
 A coordenadora do polo MRS-UAB, professora Roseana Palmeiras falou da importância da UAB, proporcionando novos profissionais qualificados para o mercado de trabalho, agradeceu aos pioneiros e os atuais gestores e colaboradores pela realização deste sonho. Fez uma bela homenagem aos concluintes e aos parentes deles por ter contribuídos também nesta longa jornada de muitos estudos.   

Os oradores dos cursos de Pedagogia, Maria Elaine, e Ciências Biológicas, professor Marcus Costa,  agradeceram a dedicação dos seus docentes, coordenadores  dos cursos, coordenadores do polo MRS, tutores e funcionários da UFPB e do polo MRS-UAB e a  todos presentes. 
Marcus Costa fez também um registro especial ao casal de irmãos Silvana Filgueira (CNPq) e Hamilcar Filgueira (UFPB).

UAB

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

O Sistema UAB fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoiar pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos IDH e IDEB. Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

EX-PREFEITO BÔDA DESISTIU DO POLO UAB

Em 2007, o prefeito era Bôda. Mesmo sabendo que a professora Goreti Menezes, primeira secretária de educação da sua gestão, tinha sido escolhida para ser a primeira coordenadora do polo da UAB, em Alagoa Grande, estava trabalhando com o prof. Rafael e a professora Lourdes (aluna do curso de matemática da UAB) a secretária de educação da época, professora Mônica,  Cavalcante foi contra a instalação da UAB e criticava, dizendo que falta mais apoio do MEC   não entendia porque  o prof. Rafael acredita nesse programa da UAB e tem tanta dedicação se o curso da UAB é da modalidade a distância.
 
Vereadores e outros aliados concordaram que fosse rejeitado o sistema da UAB pelo gestor municipal, devolvendo os 50 micro-computadores doados pelo MEC em 2007, alegando dificuldade financeira para atender as condições para instalar os respectivos cursos da UFPB.

 Veja os vídeos sobre a divulgação do ingresso para os cursos da UFPB Virtual, no polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no programa informativo GEMAG-Grupo de estudo multidisciplinar de Alagoa Grande, por Marcelo Félix e o professor Dr. Rafael Rodrigues, um dos incentivadores da UAB. 

O polo MRS está funciona com 9 cursos de graduação da UFPB e um do IFPB. O diploma tem o mesmo valor de um curso presencial das respectivas instituições de ensino superior.


APOIO DE DOIS  POLÍTICOS DO CONGRESSO NACIONAL

O deputado federal Luis Couto participou de uma audiência pública em prol da construção do prédio próprio do polo MRS-UAB, em 2014, na câmara de vereador de Alagoa Grande.

Em 2007, havia muitas dúvidas quanto a colaboração do MEC e da UFPB. O ex-Senador Maranhão,  foi o único político que escreveu para o prefeito Bôda, dizendo que a pedido do prof. Rafael Rodrigues, teria interesse em colaborar com a instalação da UAB em Alagoa Grande. A assessoria do prefeito demorou repassar esse documento e ao ser lembrado pelo seu irmão, o dentista Dr. João Navarro (e excelente aluno do Curso de Ciência Biológica da UAB), o ex-prefeito respondeu, na presença do prof. Rafael, dizendo que não dava mais tempo e ele já tinha desistido. Uma das questões levantadas pelo ex-prefeito Bôda era a isenção da taxa de inscrição do vestibular para os estudantes das escolas estaduais de Alagoa Grande, que até hoje tem sido cobrado R$30,00.  O prof. Rafael respondeu para o prefeito Bôda que concordava com ele nesse ponto, mas não podíamos perder essa oportunidade de trazer cursos de graduação de qualidade da UFPB para o nosso município.


IFPB-MRS-UAB

 
O prefeito Bôda encontrou o polo Polo MRS da Universidade Aberta do Brasil (UAB) funcionando com oito cursos de graduação, sendo 7 da UFPB e um do IFPB.
O edital com todas as informações sobre o novo Curso de graduação do polo MRS-UAB, em Alagoa Grande pode ser acessado neste blog ou diretamente no portal do IFPB. As inscrições online para o vestibular  do Curso de Bacharelado em  Administração Pública do IFPB, no polo MRS-UAB,  em Alagoa Grande, aconteceram de 29 de outubro a  30 de novembro de 2013. Foram 50 vagas e constou também a cota para Negros ou pardos, que já tinha sido adotada na Paraíba exclusivamente para os cursos presenciais da UFPB e, agora, as cotas são partes de todas as vagas de cursos superiores de instituições públicas. 
O prefeito Bôda eleito pela terceira vez, ao saber desta conquista da atual gestão do município,  ficou muito feliz pela boa notícia e gostaria de ver funcionar este novo curso no polo MRS, porém ele falou que devido ao grande compromisso com o povo de Alagoa Grande não terá tempo.

A professora Goretti Menezes, que participou, em 2006, juntamente com o professor Rafael da elaboração do primeiro projeto da UAB para Alagoa Grande, também gostou muito de saber da vinda do curso de Administração Pública do IFPB para o polo MRS e iria fazer a divulgação para todos.   



O professor Rafael Rodrigues continua com o mesmo entusiasmo incentivando os alunos e o prefeito Bôda. Este que na sua gestão anterior tinha muitas dúvidas sobre o funcionamento da UAB, hoje, ele é favorável a consolidação do polo MRS-UAB. Bôda assumindo o compromisso de campanha.

No momento, há a necessidade  de atender as principais reivindicações dos alunos e capacitar  o polo MRS com  uma biblioteca contendo livros para consultas em todas as áreas de conhecimento relacionadas aos cursos. Uma das principais reivindicação da população é a construção de um edifício próprio para a UAB, buscando apoio dos políticos eleitos com o voto do povo de Alagoa Grande.

Dirigentes do DCE-UFPB visitam o polo MRS

Os alagoagrandenses representantes da diretoria do DCE-UFPB, Edvaldo Filho e Marcus Alves Júnior participaram de uma reunião com a professora Roseana Palmeiras, coordenadora do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Estavam também no polo a auxiliar de serviço Suely, as tutoras Elaine e Fabiana.


Foi discutido também a suspensão do edital de ingresso para os  nove cursos de graduação da UFPB do polo MRS, para o período 2015.2. Estando em aberto o ingresso para os períodos 2017.1 e 2017.2.

 
O presidente Edvaldo Filho do DCE-UFPB, acompanhado de Marcus Alves Júnior,  filho do professor Marcus Alves, primeiro secretário de educação do polo MRS, participaram de uma reunião com a professora Roseana Palmeiras, coordenadora do polo MRS-UAB e o professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité), primeiro coordenador do polo MRS e um dos incentivadores do sistema UAB.
A professora Roseana respondeu satisfatoriamente a todas as perguntas e enfatizou a necessidade de mais investimentos da UFPB no polo MRS. O professor Rafael  fez a reivindicação de bolsas de estudos do PIBID e PIBIC da UFPB para os estudantes do polo MRS, registrou que já tinha comunicado a reitora Margareth, no ano passado,  quando ela estava sendo entrevistada na rádio correio, que reconheceu a importância dos cursos da UFPB a distância do sistema da UAB. A professora Maragreth disse que não gosta da denominação de UFPB Virtual, pois dá ideia de outra universidade, quando na verdade devemos tratar a instituição como sendo parte de um todo.

Redução do Número de Tutores

 
No momento, tem somente 5 tutores presenciais no polo UFPB- MRS-UAB. O curso de matemática  que já teve dois  tutores presenciais, Vanlex de Campina Grande e Fábio Marques de Alagoa Grande, agora está sem nenhum.  

O alagoagrandense Kristoferson, graduado em matemática pelo polo da UAB em Campina Grande, há dois anos foi aprovado para ser tutor de matemática, mas perdeu o prazo de validade do processo seletivo da UFPB.


               
Professor Rafael e Sueli

O polo ainda está sem secretária, tendo Sueli, a auxiliar de serviços gerais, Lourdenise, concluinte do curso de matemática, fazendo as vezes o trabalho de secretária. Nas imagens abaixo observe também a existência de lâmpadas queimadas, que ainda não foram substituídas.

                                                         Tutor  Danilo
                                                            Patrícia




                                      Vamberto
                                          Patrícia
Primeira Vistoria do Polo MRS pela CAPES  aconteceu em 2011

 
A Coordenação Geral da Universidade Aberta do Brasil - UAB, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, através do consultor Frederico Batista Nepomuceno realizou uma vistoria na sede do Polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS), no dia 28 de novembro de 2011, que iniciou às 14:40h e terminou às 17:20h com o objetivo de verificar as condições de infraestrutura física, de recursos humanos e, principalmente, vistoriar o andamento das instalações deste polo da UAB de Alagoa Grande-PB.


Tutoras Roseana e Mariany e o tutor Vanlex (em pé).
Na visita foi realizada uma reunião com o primeiro coordenador do polo, Prof. Dr. Rafael Rodrigues, onde contou com a participação do técnico de informática, Martin Guimarães e o secretário de Educação do Município, Prof. Marcus Alves Pedrosa. Estavam presentes também as três secretárias deste polo, Vânia (manhã), Paula (tarde) e Sandra (noite). 
O Prof. Rafael Rodrigues fez a divulgação antes e depois da vistoria nas Rádios Cultura e Rural de Guarabira e na Rádio Comunitária de Alagoa Grande, PIEMONTE FM.

Ao iniciar o preenchimento do formulário o consultor Frederico fez várias perguntas, o polo está ativo ou inativo? Respondemos está ativo, pois um representante da CAPES havia sido informada antes. Ele perguntou quais são os cursos autorizados pela CAPES/UAB/MEC, qual o tamanho em metros quadrados de cada espaço Físico, laboratório de informática, biblioteca, sala de aula presencial, quantos microcomputadores tem nenhum laboratório de informática, o Prof. Marcus Alves respondeu tem 50, etc. Ao perguntar se o edifício sede do pólo é próprio veio uma dúvida respondemos não é próprio, ele é parte da Escola Municipal IDSM. O Prof. Frederico fez uma correção dizendo neste caso o edifício é próprio.

O termo de compromisso

Em uma correspondência enviada pela CAPES para o Prof. Rafael, no mês de novembro de 2011, foi solicitado o termo de compromisso assinado pelo prefeito João Bosco Carneiro Júnior, o mantenedor do polo UAB-MRS,  pois ainda não tinha chegado a Brasília.

No dia 28 de novembro de 2011, na reunião com o consultor da CAPES, o Prof. Marcus Alves entregou o termo de compromisso, em mãos com data retroativa a 30 de agosto, para garantir o vestibular da UFPB Virtual 2012 no polo UAB-MRS, para os seguintes cursos de licenciaturas: pedagogia, matemática, letras libras, letras português, ciências biológicas, naturais e agrarias.

O consultor Frederico da CAPES lembrou que ele veio com outros objetivos previamente definidos e fez uma vistoria das instalações polo,  laboratório de Biologia da Escola Estadual de ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, sob a condição de em agosto de 2012, o mantenedor do polo construir o laboratório de Biologia no espaço físico do Polo. 

Parceria com a escola estadual PHB

Registramos aqui que a diretora Diana da escola estadual de ensino fundamental e médio  PHB de Alagoa Grande tinha doado vários livros de ciências exatas e da natureza para o polo UAB-MRS e depois lamentavelmente pediu de volta. O polo MRS agradece a gentileza dela autorizar o uso do laboratório de Biologia do PHB pelos universitários da UAB-MRS, em uma declaração entregue ao Professor Rafael Rodrigues, no dia 8 de agosto de 2011.
 
O escritor Guedes Guimarães, escreveu um livro sobre Alagoa Grande, homenageando os professores Lucídio e Rafael Rodrigues pelos esforços em garantir a vinda do polo da UAB para este município, inaugurado em 9 de agosto de 2010, na gestão do prefeito Bosco Júnior. 

Polo MRS-UAB-UFPB Virtual
Rua Francisco Carlos da Silva, S/N – Conj. Cehap I-CAIC
CEP: 58.388-000
Telefone: 
(83) 3273.1299
E-mail: 
polouabalagoagrande@gmail.com
Coordenador: Roseana Palmeira dos Santos
Celular do Polo: (83) 9908.0076

Nenhum comentário:

Postar um comentário