terça-feira, 4 de agosto de 2015

SBPC em São Carlos supera expectativas

Encontro anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência teve mais de seis mil inscritos, oriundos de todos os estados do País
Nova diretoria da SBPC toma posse
Diante de uma previsão de até quatro mil inscrições, a 67ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 12 a 18 do mês de julho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), surpreendeu seus organizadores.
No total, foram 6.378 inscritos, público constituído por cientistas, professores e estudantes, além de gestores de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de empresas e profissionais de órgãos governamentais de apoio à pesquisa científica e tecnológica.
Os números do encontro – o maior evento científico da América Latina – foram anunciados na noite desta sexta-feira pela secretária geral da SBPC, Claudia Levy, na sessão de encerramento da Reunião, realizada no Auditório Florestan Fernandes, da UFSCar.
Mais uma vez, reafirmando o caráter nacional do evento, houve participantes de todos os estados do País, incluindo o Distrito Federal. Os 6.378 inscritos se deslocaram de 649 cidades, o que representa 12% dos municípios brasileiros. São Carlos teve o maior número de inscrições (1.432); em seguida vieram São Paulo (286), Rio de Janeiro (153), São Luís (129), Manaus (120) e Belém (114). De Rio Branco, no Acre, onde foi realizada a 66ª. Reunião Anual, em julho de 2014, veio uma caravana de 98 pessoas.
A presidente da SBPC observou, porém, que o número de pessoas que frequentaram as atividades da Reunião foi bem superior ao de inscrições. “Inscreveram-se somente as pessoas que quiseram fazer os minicursos ou receber o material impresso de apoio ao evento”, informou Helena Nader. Na sua previsão, o público que passou pelo campus da UFSCar durante a semana foi de dez mil pessoas por dia.
Para a presidente Helena a semana de encontros foi rica de eventos, debates e atrações, com vários aspectos que merecem ser destacados. “Mas, para mim, o maior destaque foram as salas cheias e a qualidade da participação do público nos debates”, pontuou.
Qualidade dos dois lados
Leia mais

A programação científica sênior da 67ª Reunião da SBPC contou com 186 atividades, distribuídas em 60 conferências, 74 mesas-redondas e 52 minicursos, que contemplaram diversas áreas da ciência. Muitas atividades tiveram como foco o tema central da Reunião: “Luz, Ciência, Ação!”, em comemoração ao Ano Internacional da Luz, estabelecido pela Unesco.
A presidente SBPC colocou em relevo a qualidade das discussões. “Para nossos encontros, sempre convidamos como palestrantes os melhores especialistas do País. Aqui em São Carlos o público participante esteve no mesmo nível dos palestrantes, o que proporcionou debates profundos e da melhor qualidade”, disse Helena Nader.
Inovação – novo paradigma
A reunião em São Carlos incluirá um novo paradigma nos encontros anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência: a “SBPC Inovação”. Isso se deve ao sucesso obtido pelas palestras e mesas-redondas que integraram a programação da SBPC Inovação, realizada neste ano pela primeira vez.
“Em nossos encontros anteriores, o tema inovação sempre esteve presente, mas de maneira diluída na programação geral. Em São Carlos, ele ganhou formato próprio, foi tratado de maneira particular, organizada e com atividades todos os dias”, descreveu a presidente. Helena Nader adiantou que “daqui pra frente a SBPC Inovação estará presente em nossas reuniões anuais, com base no formato que aconteceu aqui na UFSCar”.
Com isso, a SBPC Inovação ganha o mesmo status obtido pela SBPC Indígena, inaugurada na Reunião Anual de 2014, que foi realizada em Rio Branco, na Universidade Federal do Acre. Neste ano, a SBPC Indígena se repetiu em São Carlos e também deverá ganhar perenidade.
Popularização da ciência
Outra atividade destacada pela presidente da SBPC foi o “Dia da Família na Ciência”, que também foi realizado pela primeira fez em Rio Branco e ganhou uma segunda edição em São Carlos – com o mesmo sucesso.
No sábado, 18 de julho, centenas de famílias são-carlenses visitaram as instalações da Expotec e da SBPC Jovem, voltadas para a divulgação científica para estudantes e a população em geral.
A Expotec abrigou, em uma tenda de seis mil metros quadrados, estandes de instituições de pesquisa de todo o Brasil. Elas mostraram produtos e processos inovadores, resultado de seus projetos de pesquisa. O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação ocupou boa parte da área da Expotec com uma exposição interativa sobre a luz.
Já a SBPC Jovem, instalada em 2.800 metros quadrados, reuniu experimentos científicos, jogos e oficinas, apresentados por universidades e institutos de pesquisa de vários locais do país.
“A SBPC não é somente para cientistas, mas sim para toda a população. É emocionante ver as famílias interagirem com a ciência de uma forma lúdica, que atinge desde os adultos com idade mais avançada até as crianças em idade pré-escolar”, comentou Helena Nader.
Blog rafaelrag com Ascom/SBPC/Foto: UFSCAr

Nenhum comentário:

Postar um comentário