quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Prêmio CBPF de Física de 2015

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) anunciou  em 29/06/2015 que o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Stephen Patrick Walborn foi escolhido para receber o Prêmio CBPF de Física 2015, criado para reconhecer e valorizar a excelência de contribuições pontuais desenvolvidas no Brasil, na área de Física, por pesquisadores externos ao quadro do CBPF.
                                                         Professor Stephen Patrick
A Comissão Julgadora do Prêmio indicou Walborn pelo trabalho “Experimental determination of entanglement with a single measurement”, publicado na revista Nature 440, 1022-1025 (2006), que registra o primeiro experimento a medir de forma eficiente o emaranhamento de um estado desconhecido. A quantificação do emaranhamento é fundamental para o processamento da informação quântica realizado, por exemplo, nos protocolos de teletransporte, distribuição segura de chaves e algoritmos de computação quântica. Além disso, o resultado abriu portas para outras investigações, uma vez que demonstrou como utilizar simultaneamente múltiplos graus de liberdade de um mesmo fóton, e, principalmente, como esses graus de liberdade podem interagir.

Stephen Walborn se graduou em Física pela Reed College (Estados Unidos), em 1998, e obteve mestrado (em 2000) e doutorado (2004) em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2007. Tem experiência na área de óptica quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: emaranhamento, conversão paramétrica descendente, informação quântica, mecânica quântica e estados não clássicos da luz. Foi jovem associado (young affiliate) da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS) de 2009 a 2013, e foi eleito afiliado à Academia Brasileira de Ciências para o perído 2014-2018. É pesquisador do CNPq nível 1D e Cientista da Faperj.
Leia mais

De acordo com a ata de resultado do Prêmio, os membros da Comissão Julgadora foram unânimes em elogiar a alta qualidade das contribuições submetidas para avaliação, o que dificultou significativamente o trabalho da Comissão.



A entrega do Prêmio CBPF de Física de 2015, com a revelação dos membros da Comissão Julgadora, ocorreu em cerimônia no dia 17 de julho durante a X Escola do CBPF.


Blog rafaelrag com o portal da SBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário