segunda-feira, 20 de julho de 2015

Em Ano da Luz, CBPF brilha na 67ª Reunião Anual da SBPC, em São Carlos-SP

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas apresentou projetos de monitoramento ambiental, influência do campo magnético sobre os seres vivos, biomateriais para uso médico e nanolitografia por feixe de elétrons




 O tecnologista do CBPF Rodrigo Félix apresenta um dos projetos da instituição ao ministro Aldo Rebelo. Foto: José Ricardo.
Cidade de perfil universitário e rodeada por instituições e empresas de tecnologia de ponta, São Carlos recebeu a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de braços abertos. De acordo com a assessoria de imprensa do evento, a presidente da SBPC, Helena Nader, declarou que o que está acontecendo nesta semana, durante a Reunião, é surpreendente e supera as melhores expectativas. “O que vemos, desde a manhã de segunda-feira, são salas lotadas por um público constituído, sobretudo, por professores, pesquisadores e estudantes, que assistem e participam de apresentações e debates sobre educação, ciência, tecnologia e inovação, apesar de estarmos em período de férias”, comemora Nader.
              Foto: Denise Coutinho.
Nessa atmosfera, a presença do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) no evento foi muito proveitosa. Sob o tema “Luz, ciência e ação”, em homenagem a 2015 como o “Ano Internacional da Luz”, conforme proclamado pela ONU, milhares de pessoas visitaram o estande da instituição, que divulgou vários de seus projetos, como Projeto Caipora de monitoramento ambiental, Influência do campo magnético sobre os seres vivos, Biomateriais para uso médico e Nanolitografia por Feixe de Elétrons.
       Foto: José Ricardo.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, fez questão de visitar o espaço e conversar com os expositores, prestigiando as atividades do CBPF na mostra.
Também fizeram sucesso as palestras apresentadas pelo aluno de doutorado Arthur Constantino Scardua e pelo pós-doutorando Elvis Oswaldo López Meza, sobre luz e plasma, respectivamente.
Ganhou destaque a apresentação de Marcelo Giovani Souza, engenheiro de telecomunicações e técnico do CBPF, sobre o comprometimento da privacidade no uso de aplicativos.
A 67ª Reunião acontece de 12 a 18 de julho de 2015. A 68ª Reunião Anual, em julho de 2016, será realizada na Universidade do Sul da Bahia, em Porto Seguro, e a 69ª Reunião Anual, em julho de 2017, acontecerá na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Blog rafaelrag com o Núcleo de Comunicação Social – NCS/CCI/CBPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário