domingo, 2 de setembro de 2018

Operação carro-pipa leva água para 26 municípios paraibanos em situação de emergência

Na Paraíba, quase 200 cidades estão em situação de emergência por causa da seca

Quase 200 cidades da Paraíba estão em situação de emergência por causa da seca. Para este municípios, a Operação Carro-pipa, do Exército, tem sido fundamental para garantir o abastecimento.

A estiagem acabou com a plantação de algumas famílias. Algumas delas foram cadastradas pela defesa civil de Campina Grande para receber água em carros-pipa coordenados pelo exército.

De acordo com Ruiter Sansão, coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, famílias necessitadas desses municípios podem procurar o órgão em seu município.
Leia mais
"Aquele cidadão que está sentindo a necessidade do atendimento, principalmente através do caminhão-pipa, deve procurar a Defesa Civil do seu município para que cadastre a sua cisterna. Deve-se atender os critérios exigidos pelo exército", disse.

Na Paraíba, 197 municípios estão em situação de emergência, de acordo com o Ministério da Integração Nacional. O 31º Batalhão de Infantaria Motorizada é responsável por levar a água em caminhões-pipa para a zona rural de 26 deste municípios, entre eles Campina Grande.

Segundo o comandante Márcio Rogério, a água que abastece os carros pipa vem de Boqueirão e de Camalaú. São 107 caminhões-pipa que abastecem 1792 postos nestes municípios.

"Com a chegada da água em Boqueirão facilitou bastante nosso trabalho. A gente tem mais facilidade em apanhar e entregar essa água, devido às chuvas e a chegada das Águas do São Francisco", afirmou.

O Açude Boqueirão deixou de receber a água do Rio São Francisco desde mês de abril, mas os 'pipeiros' continuam retirando a água do açude.
(Por Carlos Rocha)

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário