terça-feira, 11 de setembro de 2018

Professor Rafael Ministra Comunicação Oral sobre supersimetria em mecânica quântica, na II semana de Física do CFP-UFCG, em Cajazeiras


O alagoagrandense professor Rafael Rodrigues, pertencente ao quadro de professores associados do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, apresentou um trabalho na secção de comunicação oral, sobre a construção de um potencial isoespectral com o átomo de hidrogênio, alargando a classe de potencial exatamente solúvel em mecânica quântica.

O professor Rafael iniciou falando que a supersimetria é uma transformação que relaciona os dois grupos de partículas bosônicas de spin inteiro  e fermiônicas de spin semi-inteiro. Ele destacou também a importância da contribuição de Maxwell em perceber que a lei de Ampere estava incompleta, faltando o termo com o campo elétrico dependente do tempo, resultando na espetacular teoria de unificação da eletricidade, magnetismo e óptica, denominada de equações do eletromagnetismo ou teoria eletromagnética. As quatro equações hoje são denominadas de equações de Maxwell. Com a contribuição de Maxwell, ambos campos elétrico e magnético passaram a satisfazer a equação de onda. A comprovação  da luz sendo uma onda eletromagnética se propagando com a velocidade no vácuo de c=300.000km/s, ocorreu com a medida das ondas de rádio em laboratório por Hertz. 

Veja o vídeo.

Mais informações podem ser obtidas na página do evento.
Supersimetria (SUSY) em teoria quântica de campos
Muitos livros-textos de Mecânica Quântica mostram como alguns problemas podem ser elegantemente resolvidos através de operadores de levantamento e abaixamento(Em teoria quântica de campos eles são análogos aos operadores de criação e destruição, que fazem parte do próprio campo). Esses operadores são encontrados fatorando a equação de Schrödinger independente do tempo.
HYn=EnYn,                                                 n=0, 1, 2, 3, ...,    
com Yn são as autofunções de energia e En os autovalores de energia.

O operador Hamiltoniano, H, é a adição do operador energia cinética com o operador energia potencial. O termo de energia potencial em mecânica quântica é denominada simplesmente de potencial, que identifica o sistema quântico em investigação.
Veja mais
Link da postagem referente a I semana de Física do CFP-UFCG, edição 2017:














Matéria relacionada

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário