segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Rural Fest 2013 em Alagoa Grande, inicia no dia 30 de agosto

Programação do Rural Fest 2013 em Alagoa Grande


O RURALFEST tem se firmado como um importante evento da Região do Brejo Paraibano e vem se consolidando como uma referência para o setor agropecuário, promovendo a difusão de conhecimentos e exposição de produtos e serviços de grande interesse para o estado da Paraíba e estados vizinhos.
 A proposta do evento é disponibilizar aos produtores e trabalhadores rurais conhecimentos e tecnologias para prática de ações permanentes de convivência com a seca, visando o desenvolvimento sustentável das atividades rurais, bem como promover a integração da população rural e urbana, reunindo profissionais e lideranças em debates sobre agricultura, pecuária, educação ambiental, infraestrutura hídrica, crédito rural, previdência social rural e educação fiscal, e organização rural. Situado em local estratégico e com ótima infraestrutura, o evento irá oferecer uma gama de serviços e produtos, novas e modernas tecnologias, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, mostra e feira de animais, gastronomia, cultura e lazer, culminando com a já tradicional Cavalgada, que é realizada há mais de 13 anos no município de Alagoa Grande. Em função da seca que assola a região nordeste e em particular o estado da Paraíba há mais de 02 anos, os participantes terão a oportunidade de discutir também, com maior intensidade, as diversas questões relacionadas com a estiagem, suas consequências e oportunidades.
 O evento, em seu terceiro e último dia, encerra o roteiro turístico “Caminhos do Frio – Rota Cultural 2013”, que se encontra inserido no “Projeto Integrado Civilização do Açúcar”, do qual participam os municípios de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Pilões e Serraria, e o “Festival de Artes Jackson do Pandeiro”, de Alagoa Grande.
 2. OBJETIVO GERAL 

Demonstrar aos produtores e trabalhadores rurais e a sociedade em geral as potencialidades econômicas, sociais e culturais do município de Alagoa Grande e da região, bem como as possibilidades de aumento da produção e produtividade agropecuária com sustentabilidade, através do uso de novas e modernas tecnologias, visando a melhoria da renda e da qualidade de vida das famílias.

 2.1 Objetivos Específicos
  Disponibilizar aos produtores, trabalhadores rurais e seus familiares, informações técnicas e tecnológicas para convivência com o semiárido;

  Proporcionar aos produtores e trabalhadores rurais acesso a informações de modernas tecnologias agropecuárias e de melhores condições de vida;

  Oferecer espaço para realização de negócios (animais, máquinas, equipamentos e suplementos, produtos agropecuários, artesanato, gastronomia, etc);
  Realizar a 13ª Cavalgada de Alagoa Grande oferendo oportunidade de lazer;  Difundir a cultura do município e da região;
  Contribuir com o roteiro turístico “Caminhos do Frio – Rota Cultural 2013” e o “Festival de Artes Jackson do Pandeiro”, de Alagoa Grande;

 3. JUSTIFICATIVA 

 O Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande realiza permanentemente um trabalho de defesa e valorização do setor rural, oferecendo aos produtores e trabalhadores rurais e suas famílias melhores condições de vida e de trabalho.

 Entre as diversas ações realizadas destacam-se a capacitação da mão de obra para o desenvolvimento das atividades agropecuárias e a mobilização dos produtores rurais em prol do fortalecimento da classe.

Sempre comprometido com o desenvolvimento sustentável do município de Alagoa Grande e região, o Sindicato vem realizando, há mais de 13 anos, uma tradicional cavalgada que congrega toda sociedade, unindo o meio rural e urbano. O evento, que inicialmente era de apenas um dia de atividades culturais e de lazer, em razão do êxito alcançado em 2012, neste ano será realizado em três dias, e tem como propósito se consolidar como o melhor e maior evento rural do Brejo Paraibano.

 Entretanto, diante dos desafios impostos ao setor agropecuário, em razão da forte seca que persiste há mais de 02 anos na região, verifica-se agora a premente necessidade de se discutir alternativas para o enfrentamento das intempéries do tempo, o que será feito por meio da oferta de informações técnicas e tecnológicas, trocas de experiências, demonstrações e realização de negócios.

 4. AÇÕES PREVISTAS DURANTE O EVENTO: 

 30 e 31/08 (Sexta-feira e sábado) – Mostra Agropecuária

  Apresentação de Projetos e Programas de Convivência com o Semiárido;

  Exposição de máquinas, equipamentos, animais, serviços e informações;

  Palestras e demonstração de produtos e serviços (OCB/Sescoop, Sebrae, FAEPA/Senar, FIEP/Sesi, Empreender Paraíba, SEDAP, Emepa, Emater, Empasa, Embrapa, INSS, UFPB, BNB, etc),

  Realização de mini cursos;

  Apresentação da Cachaça do Brejo;

  Realização de negócios;

  Venda de artesanato;

  Apresentações culturais;

  Demonstração da gastronomia local e regional.

 01/09 (domingo) - 13ª Cavalgada de Alagoa Grande

  Café na manhã

  Passeio equestre por pontos históricos e culturais

  Bate sela

  Feijoada da Cavalgada

  Festival Gastronômico

 Show com artistas da terra

  Realização do Bingo

  Distribuição de brindes

 5. PÚBLICO ALVO: 

 População rural e urbana de Alagoa Grande, municípios circunvizinhos e de outros estados, com expectativa de envolvimento de mais de 10 mil pessoas.

 6. RESULTADOS ESPERADOS: 

 Envolver cerca de 10.000 pessoas, sendo 1.000 de forma direta e 9.000 indiretas;

 6.1 Mostra Agropecuária:

 Que os produtores e trabalhadores rurais adquiram conhecimentos e tecnologias para prática de ações de convivência com a seca, e desenvolvam suas atividades de forma sustentável; A integração da população rural e urbana e promover a reunião de profissionais e lideranças em debates sobre agricultura, pecuária, educação ambiental, infraestrutura hídrica, crédito rural, previdência social rural e educação fiscal e organização rural; E, que os participantes realizem negócios gerando renda para todos os expositores.

 6.2 13ª Cavalgada de Alagoa Grande

 Que haja uma boa convivência entre todos os participantes, cavaleiros e amazonas, renovando a tradição dos passeios no meio rural e a integração do homem com a natureza.

 7. PROGRAMAÇÃO DETALHADA 

 7.1 – Sexta-feira (30/08/13) Seminário Um novo tempo para o Semiárido ( a se confirmada)

 HORÁRIO AÇÃO

 08h00 as 12h00 Recepção dos expositores e dos animais

 14h00 as 22h00 Visitação aos estandes (negócios)

 14h00 às 17h00 Mini curso, palestras e demonstrações (diversos temas)== 17h00 Abertura Oficial

 18h00 Apresentações de grupos culturais

 21h00 Encerramento

 7.2 - Sábado (31/08/2013) MOSTRA AGROPECUÁRIA

 09h00 Abertura da Exposição para visitação aos estandes

 10h00 às 12h00 Palestras diversas

 12h00 Intervalo Almoço

 14h00 às 17h00 Palestras diversas

 17h00 Apresentações de grupos culturais

 20h00 Encerramento

 7.3 – Domingo (01/09/13) 13ª Cavalgada de Alagoa Grande


 HORÁRIO AÇÃO


 8h00 Recepção dos cavaleiros – Parque de Vaquejada Santa Terezinha

 9h00 Café da manhã

 9h30 Saída do parque

 11h00 Bate sela na antiga Usina Tanques

 12h00 Retorno em direção ao RURALFEST/Parque Público Al. Grande

 13h00 Forro pé de serra

 Feijoada da cavalgada

 Festival gastronômico (venda de alimentos diversos)

 15h00 Realização de Bingo

 17h00 Encerramento

 8 - Venda de Kit - 13ª CAVALGADA DE ALAGOA GRANDE

 A fim de custear despesas será vendido cada KIT CAVALGADA ao valor de R$ 20,00 (vinte reais).

 Cada Kit contem:

  Uma camiseta.

  Um boné.

  Uma mochila, para depositar o lixo do percurso da cavalgada.=  Senha para participar do café da manhã

  Senha para participar da feijoada

  Uma cartela de Bingo, cujo número concorrerá aos brindes

 Data das Inscrições: 10.08.2013 até 31/08/2013

 Local:

 • Sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande/PB.= • Estande do Sindicato no RURALFEST 

 OBS – Caso a venda dos Kits gere renda extra, esta será destinada a manutenção e benfeitorias na sede do Sindicato, bem como a realização de cursos e treinamentos aos associados.

 9. FICHA TÉCNICA

 EVENTO: RURALFEST

 Local: Alagoa Grande/PB

 Período de Realização: 30 e 31/08 a 01/09/2013=== Horário/data:

 • Dia 30 e 31/08 - 09h00 às 22h00

 • Dia 01/09 - 08h00 às 17h00

 Entrada: Gratuita

Público Esperado: 10.000 pessoas

 10 - IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS PELO PROJETO

  A 13a Cavalgada de Alagoa Grande é uma realização do Sistema FAEPA/SENAR/PB, através do Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande - SPRAG, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alagoa Grande, tendo como comissão organizadora os seguintes associados:

  Vanildo Pereira da Silva

  Marcelo Maurício de Sena

  Altair Zenaide de Sena

  Vanda de Lima Santos

  Monica de Fátima Silva Cavalcante Pereira

 Maria do Socorro Paiva Lins

  José Airton Farias de Albuquerque

  Marcos Correia de Lira

  Orlando de Melo Lins

  Adauto Bezerra Filho

  Alexandre Freitas da Silva

  Ivonaldo Farias de Albuquerque

 INFORMAÇÕES: 

Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande – SPRAG

 Rua Apolônio Zenaide, 737 – Centro.

 Telefone: (083) 3273.2272

 E-mail: spragpb@bol.com.br

 PROMOÇÃO 

 • Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande

 REALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande - SPRAG, FAEPA/SENAR/PB e Prefeitura Municipal de Alagoa Grande.

Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande Para
 BLOG RAFAELRAG COM  CRISTIANO ALVES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário