O evento acadêmico-cultural acontece até o próximo sábado e, a partir de 2014, tomará nova dimensão.
Adendo do blog rafaelrag. A mesa foi composta por Marino (Ouvidor da UFCG), prefeita Euda, Ramilton(diretor do campus Cuité), Edilson, Chico César, Justino (vice-diretor-Cuité) e Vanderlan (diretor, campus Sumé). Compareceram ao evento, a prefeita Euda com o seu esposo Bado, secretário de Infraestrutura do município, diretor da UFCG, campus Cuité, vereadores, secretária Liliam, secretário estadual da cultura, Chico César, reitor Edilson da UFCG, Israel, professores UFCG, campus Cuité: Rafael Rodrigues, Pedro II, professores Erivan e Vanderlan do campus Sumé, Denise, Claudia, Ana Maria, Vanille, Pedro II e Rafael Rodrigues, entre outros.
“Uma cumplicidade, mais que parceria, acontecerá entre a Universidade Federal de Campina Grande, Prefeitura de Cuité e o governo da Paraíba”, disse o secretário estadual de Cultura, Chico César, na abertura oficial do Festival Universitário de Inverno (FUI).
“Uma cumplicidade, mais que parceria, acontecerá entre a Universidade Federal de Campina Grande, Prefeitura de Cuité e o governo da Paraíba”, disse o secretário estadual de Cultura, Chico César, na abertura oficial do Festival Universitário de Inverno (FUI).
A afirmativa sinaliza um novo tempo para o evento que, a partir do próximo ano, será promovido pelo município. Permanecendo apenas a programação acadêmica sob a responsabilidade do Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité.
“Com essa parceria, o festival se tornará cada vez mais denso, conhecido e prestigiado”, previu o secretário, ressaltando que, “só agora, por ter ido ao festival, poderá dizer que FUI” - num trocadilho com a sigla do evento – “e comprovado a grandeza da promoção e o contágio cultural promovido”.
Em sua palestra, além de fatos de sua infância e trajetória artística, intercaladas por duas canções de sua autoria, Chico César defendeu uma ligação afetiva do festival com a cultura popular, não massificada, sem a intervenção dos meios de comunicação, e que traduza a territorialidade - trazendo a marca de um povo e do seu mundo.
“Devemos promover uma cultura, com base ética e estética, que aperfeiçoe o ser eu e aumente a autoestima cultural paraibana – pois, muitos desconhecem nossos bens culturais”, apontou.
Tutela municipal
A prefeita Euda Fabiana, reafirmando a parceria com a UFCG, agradeceu e parabenizou ao CES pela qualidade crescente do festival, que “muito tem contribuído para o crescimento cultural da região”. Disse acreditar no apoio do secretário Chico César e ter a certeza de que Cuité será reconhecida por essa iniciativa de apoio à educação e à cultura, se tornando um referencial no estado.
Do mesmo modo, ratificado as palavras da gestora municipal, Ramilton Marinho acrescentou que o festival consolidará o turismo de conhecimento, por sua programação acadêmica e cultural integrada. “Onde, os ensinos fundamental e médio interagem com o ensino superior e a comunidade se aproxima da universidade”.
O evento, que aconteceu na noite dessa segunda, dia 19, no Teatro Municipal de Cuité, foi aberto pelo reitor Edilson Amorim, que falou da importância para a UFCG e a região do Curimataú de um festival universitário de cultura. Para ele, com a participação da Secretaria Estadual de Cultura e da Prefeitura Municipal de Cuité, o FUI tomará maior dimensão e se consolidará como laboratório e palco para o conhecimento e a cultura na Paraíba.
Dança e teatro
Com um espetáculo contagiante, pausado por aplausos, o Coral do Centro de Desenvolvimento do Semiárido (CDSA), campus de Sumé, da UFCG, apresentou um “musical” que trafegou pela história e cantos paraibanos. “Um espetáculo envolvente que, casualmente, complementou e ilustrou a fala de Chico César, com movimentos e sons das nossas raízes e territorialidade”, observou Edilson Amorim.
Marinilson Braga (Ascom/UFCG)
Professores de Física Rafael (UFCG, campus Cuité) e Vanderlan (diretor da UFCG-campus Sumé) conversam com o reitor Edislson sobre o curso de Física da UAB-UFCG. Edilson falou que a UFCG aderiu a UAB e logo em breve divulgará um comunicado sobre as parcerias com os polos.
Chico César
Professores Rafael e Vanille com reitor Edilson
Secretária Lilian, Pedro II e sua esposa.
Vanderlan (Sumé), Rafael, Pedro II e Ramilton de Cuité Teatro lotado
Professora Vanille com Chico
Após o teatro teve show na praça de Cuité, com o maestro
Erivan da UFCG, campus Cuité.
Veja outras fotos do teatro, registradas pelo blog serra de Cuité:
Marino, Euda, Ramilton, Edilson, Chico César, Justino e Vanderlan Diretor Ramilton
Chico
Nenhum comentário:
Postar um comentário