quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Parabéns Cajazeiras, neste dia 21 de agosto

A história de um padre que se dedicou ao ensino.
CAJAZEIRAS – TERRA QUERIDA.

Por Marcos Pereira

Cidade nascida de uma história bonitaA história de um padre que se dedicou ao ensino. No lugar onde nasceu, fez nascer uma escola, que depois se transformou num colégio, que formou milhares de conterrâneos e de vizinhos. Fez crescer o lugar, transformar em povoado e depois em cidade, cujo território recebeu o nome de Cajazeiras.

O Padre, que a exemplo do Anchieta fundador de São Paulo, ganhou inúmeros seguidores, por que não chamá-los de discípulos, que sustentados na fé cristã ampliou os horizontes da comunidade local e regional educando e formando homens e mulheres que marcaram a história através dos seus feitos que impulsionaram o desenvolvimento local e regional.

Falar de cada discípulo do Padre Rolim é arriscar a pecar por omissão, porque foram muitos. Dos mais simples aos mais audaciosos. Aqueles que no dia a dia cumpre com o seu dever de filho, trabalhando, educando, buscando incansavelmente o progresso desse torrão.

Esse padre, hoje por todos homenageado, deu nome a inúmeras famílias cujas raízes se espalham Brasil afora. Virou um mito, uma referência, a herança de nossos antepassados. Um legado de fé, de orgulho, de desenvolvimento, especialmente no campo educacional.

A história registra que a Igreja Católica foi e ainda hoje é um grande marco na educação e na cultura de Cajazeiras. Dedicou todo o seu trabalho seguindo os ensinamentos do Padre RolimEm 1915 o Bispo D. Moisés Coelho reabriu o Colégio Padre Rolim e expandiu o ensino na cidade, através dos Bispos que se sucederam no comando da Diocese.

É registro histórico que até os dias de hoje, dos bispos que administraram a Diocese de Cajazeiras a administração de Dom ZACARIAS ROLIM DE MOURA, foi a mais profícua, a mais marcada pela saga de um homem de visão para o futuro. Em todo o território diocesano ficou registrada a sua ação evangelizadora e educacional.

Em Cajazeiras, registramos com alegria e orgulho a obra monumental do Seminário Diocesano dedicado a Nossa Senhora da Assunção, onde são ordenados sacerdotes, aqueles que buscam a vocação religiosa. O destaque maior de sua administração episcopal foi trazer o Ensino Superior para Cajazeiras, fundando a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – FAFIC, da FUNDAÇÃO ENSINO SUPERIOR DE CAJAZEIRAS – FESC, com momento histórico, anos depois, de transferências de seus cursos para a Universidade Federal da Paraíba.


Dom Zacarias contou com a ajuda de muitos discípulos do Padre Rolim. Destaque para dois discípulos representados nas figuras do inesquecível Monsenhor Vicente Freitas e do Cônego Luiz Gualberto. Estes, verdadeiros heróis da nossa história contemporânea, cujas existências foram dedicadas à igreja e a educação de Cajazeiras.

Cajazeiras hoje se apresenta como centro educacional. A cidade representa para uma extensa região nordestina a opção na busca do saber, do conhecimento técnico e científico. Suas inúmeras Instituições de Ensino é o objetivo da população estudantil que transita diariamente pela cidade em busca dos diferentes educandários. Prova inconteste de que a cidade é predestinada à educação, ao ensino.

Muitos são os discípulos de Padre Rolim, protagonistas desta história. Aos que dela hoje fazem parte são credores da gratidão de quantos se saciaram do saber.

Cajazeiras – Terra Querida!… Por mim, por muitos! – Ao homenageá-la nos seus 150 anos de fundação, rendo homenagens também aos protagonistas desta história bonita, edificada pela marca do trabalho árduo e penoso, da abnegação e dedicação à causa da educação pelos frutos produzidos e que hoje atendem a milhares que necessitam estudar, aprender e se graduar ou se profissionalizar.

Francisco Marcos Pereira é Professor de Direito Municipal e Direito Processual Civil do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG.

Blog rafaelrag com o blog sete cadeeiros Cajá

Nenhum comentário:

Postar um comentário