quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Estudantes da UFCG participaram da Entrega de 50 certificados na Olimpíada Brasileira de Astronomia, no Quilombo Caiana dos Crioulos


A 23a. Olimpíada brasileira de Astronomia  (OBA) e Astronáutica acontecerá no dia 15 de maio. As inscrições grátis se encerrarão no próximo dia 15 de março, para escolas públicas e privadas, tendo estudantes regularmente matriculados da primeira série do ensino fundamental e da 1a. a  3a. séries do ensino médio.

Em 2018, o primeiro bolsista quilombola Caiana dos Crioulos Isaias do curso de Ciências da Computação participou da entrega dos certificados da olimpíada brasileira de Astronomia, Ele  falou para os estudantes do ensino fundamental da escola quilombola Firmo Santino da Silva, que é preciso estudar com mais dedicação, para não ter muita dificuldade quando entrar na universidade. Participaram também os estudantes Marcos Rogério do curso de enfermagem da UFCG, campus Cuité e Maria vitória do curso de Engenharia  de Biotecnologia e Bioprocessos da UFCG, campus Sumé.

 

A olimpíada brasileira de astronomia (OBA) possui uma única fase e consiste na realização de uma única prova, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes, na sexta-feira, dia 18/05/18, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. Em hipótese alguma a Escola pode fazer a prova em dia diferente deste.

A MOBFOG também tem uma única fase, ocorre na própria Escola e pode ser realizada ATÉ a sexta-feira, dia 18/05/18 e consiste no lançamento, oblíquo de foguetes, o mais longe possível.

Tanto a OBA quanto a MOBFOG têm quatro diferentes níveis, conforme os anos nos quais os alunos estão estudando.

Veja a definição de “níveis” no Regulamento da OBA ou no Regulamento da MOBFOG Todos os resultados das OBAs e MOBFOGs anteriores podem ser vistos no link Histórico. Para que sua Escola não perca a oportunidade de participar de outras Olimpíadas de conhecimento veja as suas datas de realizações no link Calendário.

Anualmente organizamos em parceria com Secretarias Municipais e ou Estaduais de Educação cerca de meia dúzia de Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREA). Veja como organizar um EREA em nossa página dos EREAs.


Blog rafaelag

Nenhum comentário:

Postar um comentário