quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

CDSA forma 77 novos profissionais em Colação de Grau do semestre 2019.2

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande realizou na noite da terça-feira, 18 de fevereiro, no Ginásio de Esportes de Sumé, a solenidade de Colação de Grau do Semestre 2019.2. Colaram grau 77 estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, Interdisciplinar em Educação do Campo, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Produção, Superior de Tecnologia em Agroecologia e Superior de Tecnologia em Gestão Pública.
A mesa solene presidida pelo reitor da UFCG, Vicemário Simões, foi composta pelo pró-reitor de Ensino da UFCG, Alarcon Agra do Ó, o pró-reitor de Pós-Graduação da UFCG, Benemar Alencar, o diretor do CDSA, Hugo Morais de Alcântara; o vice-diretor do CDSA, Franklin Ferreira de Farias Nóbrega; o representante das coordenações do curso e da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais, Valdonilson Barbosa dos Santos; o coordenador do Curso de Engenharia de Biossistemas, Edvaldo Eloy Dantas Júnior; o coordenador do Curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Bruno Rafael Pereira Nunes; a coordenadora do Curso de Engenharia de Produção, Maria Creuza Borges de Araújo; o coordenador do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo, Isaac Alexandre da Silva; a coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Ana Cristina Chacon Lisboa; o coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Gilvan Dias de Lima Filho; a representante da Secretaria de Educação e Prefeitura de Sumé, Jucileide Alves e; o Paraninfo Geral das turmas concluintes do período 2019.2, Jeferson Silva de Andrade .
Proferiram o juramento os seguintes formandos: Paula Wendia da SilvaPaulino (Ciências Sociais), Jenecielma as Silva Nascimento (Engenharia de Biossistemas), Aline Soares Pimentel (Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos), Ariana Candido de Castro (Engenharia de Produção), Valdécio Rodrigues de Sousa (Interdisciplinar em Educação do Campo), César Augusto Queiroz Feitoza Alves (Superior de Tecnologia em Gestão Pública) e Halana Campos Porto (Superior de Tecnologia em Agroecologia), representando os demais concluintes dos seus respectivos cursos.
Leia mais

Receberam grau em nome dos seus colegas de cursos, os formandos Fabiana Farias de Macedo (Ciências Sociais), Larissa Fernanda Sousa Santos (Engenharia de Biossistemas), Eliélson Rafael Barros (Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos), Vitória Roselini dos Santos Barbosa (Engenharia de Produção), Danilo de Souza Farias (Interdisciplinar em Educação do Campo), Vandson Ney de Amorim Brito (Tecnologia em Gestão Pública) e Fábia Shirley Ribeiro Silva (Tecnologia em Agroecologia).
A aluna concluinte Paloma Moreira dos Anjos, do curso de Engenharia de Biossistemas fez o discurso em nome dos demais alunos.
O diretor do CDSA, Hugo Morais de Alcântara, fez a saudação aos alunos concluintes. O vice-diretor do CDSA, Franklin Ferreira de Farias Nóbrega, apresentou o Paraninfo Geral, Jeferson Silva de Andrade, homenageado na ocasião.
Na solenidade, dois músicos, ex-alunos do CDSA, Neto Lino (Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos) e Alysson Ericke (Tecnologia em Gestão Pública), executaram o Hino Nacional.




Discursos
Hugo Morais de Alcântara, diretor do CDSA
“Agradeço a Deus por ter a satisfação de participar deste ato solene com todos os presentes, a minha família que não está presente no dia de hoje, por todo apoio e colaboração, para que eu possa permanecer perseverante em meio a tantas adversidades que temos enfrentado e aos nossos colegas de trabalho, que se empenham para que possamos realizar a colação de grau após o término de cada semestre letivo”, iniciou o diretor do CDSA, Hugo Morais de Alcântara.
“Um cumprimento especial aos formandos, seus familiares e amigos que estão participando deste momento especial na vida de todos nós. Consegui conviver com alguns de vocês, durante o período das disciplinas que lecionei, em orientações de trabalhos de extensão, pesquisa e de monitoria, onde percebi aflição, o enfrentamento de desafios e conflitos, a busca pelo conhecimento, o cumprimento das atividades pertinentes a sua formação acadêmica em nível superior, infelizmente em nosso País, um privilégio para poucos, o companheirismo nos momentos difíceis e o desenvolvimento de habilidades que os tornarão a partir de hoje, detentores de um título de graduação, em um dos sete cursos oferecidos por meio do CDSA/UFCG e, porque não afirmar o amadurecimento na busca da maturidade”, destacou.
“Além do certificado de conclusão do ensino superior, que estão prestes a receber, aprenderam a se relacionar com desconhecidos, com demandas que pareciam impossíveis de atender, mas com a ajuda de alguém e por sua dedicação, conseguiram vencer as adversidades”.
“No Serviço Público Federal estamos enfrentamos adversidades a cada dia, mas temos a ajuda de servidores, que conseguiram ser aprovados em uma seleção, que privilegia o que estão recebendo durante 3, 4, 5 ou 6 anos de sua formação, onde por meio de um concurso público, conseguiram aprovação e se dedicam todos os dias, para servir ao público. Atendem exclusivamente ao interesse público, passando por cima de interesses pessoais, muitas vezes retirando horas de convívio com as suas famílias e de momentos de lazer, para que as ações que são destinadas a vocês possam ser executadas. Garanto a vocês que estes servidores que aqui estão presentes e a grande maioria dos servidores públicos trabalham com afinco e querem manter a prestação de uma educação pública e de qualidade, gratuita”.
“Também afirmo que quem causa o maior prejuízo aos cofres públicos do Brasil não somos nós. E que são, no mínimo, injustas as comparações que têm sido realizadas para os servidores públicos que atuam em instituições de ensino e de pesquisa do País”.
“Vocês também tiveram a oportunidade de perceber que não conseguimos nada sozinhos. Temos sem a ajuda de alguém, de um colega, dos familiares, dos amigos e de desconhecidos. Na Universidade isso também acontece, e para tanto, estamos buscando a realização de parcerias com Instituições Públicas, Privadas, Organizações Governamentais e não Governamentais, incentivando o estabelecimento de convênios, acordos de cooperação técnica, para ampliar as ações do CDSA”.
“Desejo que no desenvolvimento de sua profissão, possam atuar de forma presente, pensando sempre em que pode fazer para ajudar o próximo, independente de opção de credo, política, cor e raça, com respeito a diversidade de todas as formas”.
“As mudanças e transformações em nossas vidas acontecem, mas nem sempre de forma tranquila e fácil. Terão que andar por caminhos tortos e as vezes longos e cansativos, mas não desistam, lutem por seus ideais, por sua profissão sempre com respeito ao próximo, não desistam de seus sonhos e que continuem sendo perseverantes”.
Finalizando, “A UFCG estará sempre de portas abertas para ajudar a todos”.
Jeferson Silva de Andrade, o Paraninfo Geral
Iniciando, disse o orador: “Enquanto servidor técnico administrativo, tenho procurado desenvolver meu trabalho usando sempre o diálogo, buscando soluções em conjunto com os demais, ajudando os professores e alunos naquilo que eles precisam, fico muito feliz e agradecido por essa homenagem. O senhor Paulo Guedes há duas semanas atrás falou uma infeliz frase chamando o servidor público de "parasita", colocando a população contra o servidor público. Isso nos entristece, pois o servidor público, qualquer que seja sua formação ou função desempenhada, é um importante agente na construção social e no desenvolvimento do país. A estabilidade dos servidores se justifica assegurando, de um lado, a continuidade e a eficiência da Administração e, de outro, a legalidade e impessoalidade, princípios básicos na administração pública. A prestação do serviço público é das mais importantes atividades de um corpo social. Nenhum ente da administração direta funciona sem seu quadro de servidores públicos, responsáveis pelos diversos serviços fornecidos ao cidadão. Valorizar o servidor público é também reconhecê-lo como um importante responsável pelo desenvolvimento do país, estado ou município”.
“Aos formandos, alegro-me com vocês nesta noite, com os familiares, amigos que estão aqui hoje para celebrar a vitória. A vitória de tantos dias de luta, de noites mal dormidas, de alegrias, de momentos felizes, enfim, tudo passou. Hoje é o dia de celebrar a vitória. Sei que muitos de vocês não são da cidade, nem conheciam o campus antes de vir estudar aqui. Me identifico com esses formandos, pois também vim para Sumé, para passar um tempo e sei que um dia irei embora, então essa homenagem também torna-se com um cunho de despedida para mim, já que em breve irei trabalhar no campus sede em Campina Grande”.
“Enquanto membro do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, estamos cientes de estarmos formando bons profissionais, que podem e ocuparão, cada vez mais, melhores e maiores espaços no mercado de trabalho. Sabemos o nível de profissionais que estamos devolvendo a sociedade, e sabemos o quanto isso é importante, para um campus que ainda está necessitando de investimentos, mas que consegue se manter levando educação superior pública de qualidade para o Brasil em especial à região do cariri paraibano”.
“Quero falar também da minha unidade acadêmica (UAGESP), a caçula do campus. Com apenas 2 anos e 5 meses de formação, vem contribuindo na formação de tantas pessoas, tornando-os tecnólogos em gestão pública. Estou nessa unidade desde que ela iniciou. Composta por 8 professores e 1 técnico administrativo, a UAGESP vem desempenhando papel importante no campus. Desde o período de sua criação até hoje a UAGESP tem desenvolvido projetos com os alunos, oferecido cursos para a sociedade, temos publicado bastante, tanto professores, como os alunos, em especial os do PET. Isso são exemplos de que a unidade honra com aquilo que ensina sobre gestão pública”.
Dirigindo-se aos formandos, falou: “Queridos formandos, um dia estive aí como vocês. Depois de tantos anos, sacrifícios, lágrimas, vontade de desistir, mas também, de muitas amizades construídas, momentos alegres, de vitórias ao ser aprovado em cada disciplina, chegou o grande dia, a tão esperada e sonhada colação de grau. Vocês estão aqui reunidos hoje nessa solenidade, porque são vencedores. Chegaram aqui hoje porque não desistiram, mas ao contrário, insistiram, por isso hoje vocês são vitoriosos. Entrar na universidade, vocês sabem bem, que diante de tudo que vivemos, foi apenas o início de tudo. Na administração, usamos muito os conceitos de eficiência e eficácia, e posso dizer que vocês foram eficientes para hoje serem eficazes, segundo Chiavenato ‘eficiência é definida como fazer as coisas’, enquanto eficácia trata-se do fim. E eis que chegamos ao fim de um ciclo”.
“Todos vocês [concluintes] a partir de hoje, ao fechar esse ciclo irão traçar novas metas para alcançar novos objetivos. É um ciclo que se fecha, mas outro que se inicia. Uns irão buscar programas de mestrado, outros partirão para os concursos, uns para o mercado de trabalho, e por aí vai. Cada um de vocês tem a partir de hoje uma formação acadêmica que permite buscar um futuro melhor. Não tenham medo dos desafios, pelo contrário se orgulhem, pois vocês estão capacitados para enfrentar os obstáculos que por ventura aparecer. Cada um de nós somos como gotas no oceano”.
“E os senhores pais? Vocês estão cheios de motivo para estarem felizes! Seus filhos, seus frutos, conseguiram! Pelo esforço que vocês fizeram e fazem, eles estão aqui hoje colando grau. Vocês sempre serão o exemplo que eles levarão para a vida. Parabéns por tudo que vocês plantaram no coração desses formandos. Parabéns pelos valores transmitidos e principalmente pela educação, pois a educação começa em casa”.
“Segundo Philip Kotler: ‘Existem três tipos de pessoas. As que fazem as coisas acontecer, as que ficam vendo as coisas acontecer e as que se perguntam: O que aconteceu?’ Que vocês sejam sempre as que fazem as coisas acontecer. A vida passa rápido demais para ficar assistindo ou se perguntando o que aconteceu. Voem, mas voem alto. E saibam reconhecer tudo aquilo que fora transmitido na graduação”.
Paloma Moreira dos Anjos , a oradora
“Estamos hoje, reunidos nesse ambiente, para fechar de forma memorável um ciclo muito importante na vida de cada um de nós estudantes e, da nossa família. Ao fim dessa solenidade, estarão passando por aquele portão, profissionais de cursos que foram escolhidos minuciosamente para dar forma ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, o CDSA”, disse a oradora das turmas, Paloma Moreira dos Anjos .
“Teremos hoje, engenheiras e engenheiros de Biossistemas, de Biotecnologia e Bioprocessos e de Produção, agroecólogos, cientistas sociais, educadores do campo e gestores públicos prontos para explicar a cada esquina o que faz um profissional da sua área, isso porque grande parte dos nossos cursos ainda não são conhecidos por toda a população. Mas, além de explicar a nossa profissão, hoje, estaremos capacitados para exercê-la com toda determinação e amor”.
“A jornada não é fácil e nunca será. Já dizia um certo autor ‘Um passarinho quando aprende a voar, sabe mais sobre coragem que de voo’. Esse momento é sobre coragem e persistência. Ao longo desse percurso nos deparamos com medos, inseguranças e momentos de total vontade de desistência. Saímos de nossas casas, das nossas cidades e Estados para viver uma das maiores experiências de nossas vidas. A graduação não é um caminho retilíneo, é feita de altos e baixos em diferentes intensidades”
“O caminho daqui para frente também não é fácil, vamos encarar mais uma etapa que exige de nós um punhado a mais de coragem e determinação. Nunca esqueça, nós tratamos nosso caminho, encontraremos obstáculos inesperados, pois isso é viver, mas que nunca deixemos nada nem ninguém nos desviar dos nossos princípios e objetivos. Avante, venceremos!”
Vicemário Simões, o reitor da UFCG
“Meus caros colegas de trabalho, servidores docentes e técnico-administrativos, temos uma responsabilidade imensa na formação de cidadãos. Este é um dos papéis do exercício pleno da docência e dos nossos técnicos que nos apoiam, pois assim conseguiremos nos afirmar e cumprirmos com nossa missão. Nossa postura, nosso caráter, nosso comportamento, nossa prática no cotidiano, com certeza, os formandos levarão como exemplo”.
“Por oportuno e por justiça, nossos cumprimentos a todos os servidores técnico-administrativos, que desde o primeiro contato com vocês (no processo de cadastramento) mantiveram todo o profissionalismo que lhes foram propiciados pela Instituição para melhor lhes atendê-los. Se tudo não foi perfeito, nossas desculpas, mas estamos na busca do processo de aperfeiçoamento, para propiciar o melhor. Mas, quem sabe se não retornarão a Universidade, para se capacitarem em cursos de nível de pós-graduação, ou também para o exercício da docência ou ainda de atuar nas atividades de suporte na gestão universitária”.
“Criticar não basta. Cada um de nós, saindo da zona de conforto e da inércia, pode dar alguma contribuição significativa. Crises são oportunidades de crescimento, tempos de tomada de decisão. A sociedade civil pode e deve se apropriar de seu próprio poder, e esta parece ser a mudança mais significativa que estamos vivendo. A cidadania se constrói com a participação de cada indivíduo”.
Falando para os estudantes, pontuou o reitor: “Ser feliz e reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios/incompreensões e períodos de crise. Hoje é mais um dia de felicidade. Para vocês, que alcançaram o objetivo. Outros tantos brasileiros, não terão nem a oportunidade de ingressar no ensino superior. Os pais, familiares e amigos também estão de parabéns pela conquista de vocês. Muitos de vocês irão percorrer o caminho da academia, se propondo a realizar cursos em nível de pós-graduação. Outros ingressarão no mundo do trabalho, para adquirir experiência. Mas, a UFCG vocês não esquecerão, pois esta Instituição de Ensino está incorporada em suas vidas. E, como afirmou Mahatma Gandhi ‘Seja você a mudança que deseja ver o mundo’”.
Por fim, “sucesso na nova caminhada. A UFCG continua aberta para vocês. E, como disse o poeta argentino Jorge Luis Borges, é necessário ‘Não esquecer de contemplar mais amanheceres e mais entardeceres’. Sempre busquem primar pelos princípios e valores, estes gestos/ações são o legado que deixaremos para nossos sucessores”.

Assimp CDSA/UFCG



Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário